Prof. Fernando Novais da Silva
O envolvimento dos pais na aprendizagem dos filhos acontece diretamente, os pais querendo ou não, pois antes de pais eles são o reflexo de comportamento social que mais estimula os filhos.
Os pais sempre serão o primeiro exemplo de um comportamento até que os filhos tenham condições de se espelharem em outras pessoas, criando novas referências.
A falta de consciência dessa ação é muito comum nas famílias pois a maioria das famílias nacionais possuem rotinas árduas que envolvem o trabalho dos pais onde a condição de ensino fica voltada tão somente aos professores nas escolas.
Entretanto, muitos pais e escolas estão tomando consciência sobre o que acontece em sala de aula, à medida que o tempo passa o envolvimento dos pais vêm tomando proporções significativas, muitas vezes estimuladas pelas próprias instituições de ensino.
Pensando nesse perfil familiar que acompanha a aprendizagem do filho, é comum escutar em casa que o professor parou de ensinar, ou ouvir o filho dizer que agora só assistimos vídeos. Por conta disso, é imprescindível que os gestores de escolas e professores, informem os pais que estão aplicando modelos invertidos, pois ele vai gerar benefícios para todos, tornando o momento de aprendizagem em sala de aula mais eficiente.
Essa participação dos pais pode e deve acontecer de várias formas, abaixo alguns exemplos:
Professores encaminham cartas ou e-mails para casa de alunos;
As escolas encaminham as explicações por e-mail para os pais;
As escolas realizam reuniões formativas e informativas em um cronograma organizado com os pais;
Os professores e escolas organizam um evento de recepção de voltas as aulas invertidas, onde os pais recebem um vídeo prévio sobre o assunto que será abordado no evento, invertendo a recepção;
Por meio de aplicativos de comunicação direta que as instituições podem ter para manter a relação de rotinas de atividades do estudante.
Em uma última análise, essa é realmente uma situação simples de comunicação. Assim como qualquer outra iniciativa da escola deve ser informada aos pais, a comunicação sobre a metodologia usada na estratégia de ensino e aprendizagem funciona melhor quando é de conhecimento dos pais.