Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

O envolvimento dos pais na aprendizagem invertida

Prof. Fernando Novais da Silva

O envolvimento dos pais na aprendizagem dos filhos acontece diretamente, os pais querendo ou não, pois antes de pais eles são o reflexo de comportamento social que mais estimula os filhos.

Os pais sempre serão o primeiro exemplo de um comportamento até que os filhos tenham condições de se espelharem em outras pessoas, criando novas referências.

A falta de consciência dessa ação é muito comum nas famílias pois a maioria das famílias nacionais possuem rotinas árduas que envolvem o trabalho dos pais onde a condição de ensino fica voltada tão somente aos professores nas escolas.

Entretanto, muitos pais e escolas estão tomando consciência sobre o que acontece em sala de aula, à medida que o tempo passa o envolvimento dos pais vêm tomando proporções significativas, muitas vezes estimuladas pelas próprias instituições de ensino.

Pensando nesse perfil familiar que acompanha a aprendizagem do filho, é comum escutar em casa que o professor parou de ensinar, ou ouvir o filho dizer que agora só assistimos vídeos. Por conta disso, é imprescindível que os gestores de escolas e professores, informem os pais que estão aplicando modelos invertidos, pois ele vai gerar benefícios para todos, tornando o momento de aprendizagem em sala de aula mais eficiente.

Essa participação dos pais pode e deve acontecer de várias formas, abaixo alguns exemplos:

Professores encaminham cartas ou e-mails para casa de alunos;

As escolas encaminham as explicações por e-mail para os pais;

As escolas realizam reuniões formativas e informativas em um cronograma organizado com os pais;

Os professores e escolas organizam um evento de recepção de voltas as aulas invertidas, onde os pais recebem um vídeo prévio sobre o assunto que será abordado no evento, invertendo a recepção;

Por meio de aplicativos de comunicação direta que as instituições podem ter para manter a relação de rotinas de atividades do estudante.

Em uma última análise, essa é realmente uma situação simples de comunicação. Assim como qualquer outra iniciativa da escola deve ser informada aos pais, a comunicação sobre a metodologia usada na estratégia de ensino e aprendizagem funciona melhor quando é de conhecimento dos pais.

Você também vai gostar:

Aprenda a gerenciar o seu tempo.

há 3 anos

Confira nosso Glossário da Diversidade!

há 3 anos

Neuropsicopedagogo Integra Equipe TEAcolhe.

há 2 anos

Curso de pedagogia: tire aqui todas as suas dúvidas

há 3 anos

Como usar a técnica pomodoro para estudar?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais