Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Enfermagem do futuro: conheça as principais tendências

Com a modernização do trabalho e dinamização do conhecimento, várias áreas têm apresentado um grande crescimento nos últimos anos. A tecnologia e a interação entre diferentes saberes têm produzido bons resultados no mundo do trabalho.

A enfermagem, uma profissão que têm suas raízes no mundo antigo, é uma das áreas que mais tem acompanhado o desenvolvimento contemporâneo.

Ao ler esse post, você vai perceber que as possibilidades de atuação de um enfermeiro hoje vão muito além do imaginado e nada tem a ver com algumas ideias que tínhamos a uns anos atrás. Continue a leitura e saiba mais sobre a enfermagem do futuro!


Novas especialidades de enfermagem

Aquela velha concepção de que o enfermeiro é apenas um auxiliar do médico, alguém que prepara e complementa os cuidados ao paciente, está cada vez mais ultrapassada.

Hoje em dia, e no futuro ainda mais, os enfermeiros atuam em diversas áreas que vão desde o hospital até consultórios psicológicos, escolas e a própria casa do paciente. As áreas de psiquiatria, educação física, biomedicina e diversas outras têm feito parte da realidade do profissional de enfermagem.

Uma atuação diferenciada que tem servido como exemplo dessa expansão da enfermagem no Brasil é o trabalho como cuidador de idosos. Em um país com uma população cada vez mais envelhecida, o surgimento desse novo campo de trabalho foi uma consequência natural.


Maior qualificação dos profissionais no mercado

Com as novas possibilidades que têm surgido, é natural que as exigências e as demandas por profissionais mais qualificados e especializados também aumente.

Para se ter uma ideia, na região Sul do país, a formação técnica em enfermagem está para ser abolida, não por uma regra do governo, mas pela baixa procura do mercado. O mundo atual exige profissionais mais bem preparados e nessa área não poderia ser diferente.

O número de enfermeiros graduados ainda é muito baixo atualmente, apenas 77%. Porém, sem sombra de dúvidas, a tendência é que os técnicos e assistentes de enfermagem busquem cada vez mais se qualificarem e os futuros enfermeiros já ingressem na profissão como graduados.

Assim como a qualificação, algumas características essenciais também serão exigidas cada vez mais do profissional de enfermagem do futuro:

  • autocontrole para lidar com questões emergenciais;
  • desejo em servir o próximo;
  • dedicação e paciência com o paciente e o trabalho envolvido;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • busca pela atualização e aperfeiçoamento profissional.

Esses atributos fazem parte da formação do profissional, que deve desenvolvê-los na sua busca por aperfeiçoamento.


Aumento do número de homens na profissão

Como dissemos, a enfermagem do futuro será cada vez mais diversa e com inúmeras possibilidades de atuação que envolverão tecnologia e a combinação de diferentes conhecimentos.

Não é novidade que as relações de gênero vem sido bastante debatidas e o que o mundo se torne cada vez mais aberto para diferentes formas de atuação para homens e mulheres. Mais uma vez, a enfermagem não ficará de fora dessas mudanças.


Novos locais de atuação para a enfermagem do futuro

As regiões Norte e Nordeste, ainda possuem uma grande defasagem de profissionais, sobretudo no sistema público. Nesses locais, os profissionais são bastante solicitados e, por isso mesmo, valorizados. Como poucos se dispõem a ir trabalhar em áreas distantes dos principais centros urbanos, isso abre oportunidades para quem encara esse desafio.

Outro local promissor na enfermagem do futuro é o sistema privado de saúde. Esse serviço tem crescido cada vez mais para suprir as defasagens do sistema público e isso também tem aberto novos postos de trabalho.


Se você se interessou por essa possibilidade, gostou do artigo ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário para que se possamos te auxiliar a chegar ainda mais longe na enfermagem do futuro!

Você também vai gostar:

Transferência de curso: o que devo considerar?

há 3 anos

Família Brito Sales: Uma história que desafia o diagnóstico

há 1 ano

Censupeg na Finlândia – Ep. 7 – Aplicando a Confiança Finlan...

há 3 anos

Encceja 2020 será adiado para abril de 2021

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – mergulhe nessa jornada rumo aos segr...

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais