Quando você pensa em pedagogia, só vem aquela imagem da professora que ensina crianças no jardim de infância? Então, você precisa muito ler este post para saber o que faz um pedagogo!
O perfil desse profissional tem mudado muito nos últimos anos, e o pedagogo moderno não é só aquele que ensina as crianças a ler. Vamos entender um pouco mais sobre essa profissão?
O que faz um pedagogo, afinal?
A pedagogia é a ciência que estuda a educação e quais as melhores formas de passar conhecimento. Então, em todos os assuntos e campos que envolvem a disseminação de conhecimento, o pedagogo está envolvido — ou deveria estar.
Esse profissional pode não só atuar ativamente no ensino, mas também em atividades de planejamento. Vamos ver as áreas de atuação da profissão em detalhes um pouco mais adiante neste artigo.
Como surgiu a pedagogia?
Apesar de discussões sobre a educação existirem desde a Grécia Antiga, foi somente entre o fim do século XIX e início do XX que a pedagogia surgiu como ciência. A partir de várias pesquisas da psicologia do desenvolvimento e do aprendizado, criou-se um novo campo científico, a pedagogia.
No Brasil, o curso de formação universitária na área começou a ser oferecido em 1939, na já extinta Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), no Rio de Janeiro. De lá para cá, o currículo básico do curso foi atualizado muitas vezes, visando acompanhar as novas descobertas no campo da educação.
Em quais áreas um pedagogo pode atuar?
Até pouco tempo, os pedagogos ficavam restritos ao universo da escola. Mesmo quando não atuavam diretamente ensinando crianças, estavam envolvidos com a parte diretiva e de coordenação das instituições, ou, ainda, com a elaboração de materiais para serem usados no dia a dia escolar.
Mas o campo de atuação da pedagogia vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente porque empresas têm percebido a necessidade de profissionais que saibam como passar conhecimento para seus colaboradores.
Em vista disso, vamos ver algumas das possibilidades de atuação do pedagogo hoje em dia:
gestão escolar: função mais administrativa, focada no gerenciamento escolar como um todo;
Com a descoberta das possibilidades de atuação de pedagogos por parte de diversos setores, as perspectivas de trabalho são muito promissoras. Essa mudança no perfil apresenta uma significativa ampliação profissional para a área de pedagogia.
Qual o salário e os benefícios da profissão?
Segundo dados do Site Nacional de Empregos (Sine), o salário de um pedagogo, no Brasil, varia de aproximadamente R$ 1.143,00, para um trainee, até cerca de R$ 4.700,00, para um profissional em nível sênior.
Trabalhando em empresas, os pedagogos costumam ter acesso a bolsas de especialização e até pós-graduação para continuarem se aperfeiçoando. Também é comum que tenham auxílio-creche ou bolsa de estudos para os filhos frequentarem a escola. Isso, é claro, além dos benefícios comuns a outras categorias, como plano de saúde.
Esses dados, porém, servem somente para apresentar uma média do que é a realidade de salários da profissão. Mas possibilidades como abrir uma consultoria de pedagogia empresarial, ou, então, ter o próprio negócio podem fazer os valores subirem bastante.
Agora que já sabe o que faz um pedagogo, acha que esse é o caminho certo para você?