Formatação de trabalhos acadêmicos: como não errar?
A formatação de trabalhos acadêmicos envolve uma série de normas e técnicas que costumam deixar muitos alunos de cabelo em pé.
Seja para trabalhos, teses de conclusão de curso ou monografias, as normas técnicas são usadas no mundo todo e, no Brasil, são regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elas têm a finalidade de uniformizar a maneira como os trabalhos são escritos e apresentados, criando um padrão de interpretação que pode ser compreendido por pesquisadores.
Você já domina a formatação dos seus trabalhos? Não se preocupe, pois no post de hoje trouxemos uma série de dicas que lhe ajudarão (e muito) nessa empreitada! Fique conosco e confira!
Quais são as principais regras da ABNT?
Apresentaremos agora quais elementos devem conter em seu trabalho seguindo as normas da ABNT:
1. Elementos pré-textuais:
- Capa: contém o nome da instituição de ensino, curso, autor do trabalho, título, cidade e o ano;
- Folha de Rosto: apresenta o nome do autor, título, cidade, ano, objetivo do trabalho e nome do professor orientador;
- Dedicatória: espaço para a prestação de homenagens;
- Agradecimento: espaço dedicado ao agradecimento daqueles que contribuíram para a realização do trabalho;
- Epígrafe: citação ou frase curta que serve para introduzir o tema;
- Resumo: síntese de todas as ideias do trabalho, desde a introdução até a conclusão;
- Resumo em língua estrangeira: idem do resumo em português, mas em língua estrangeira;
- Sumário: indica as partes do trabalho, enumerando suas divisões e suas seções;
2. Elementos textuais
- Introdução: as primeiras páginas devem ser utilizadas para introduzir a temática ao leitor;
- Desenvolvimento: corpo do trabalho propriamente dito;
- Conclusão: os últimos parágrafos são destinados a fazer um fechamento, retomando as ideias principais e entrelaçando-as de forma a fazer sentido.
3. Elementos pós-textuais
- Referências Bibliográficas: relação de todos os documentos que foram citados ao longo da pesquisa;
- Bibliografia: relação de todos os documentos que foram consultados, porém não foram citados no decorrer do trabalho;
- Apêndice(s): elaborado pelo próprio autor, ele serve para fundamentar ou exemplificar uma determinada ideia;
- Anexo(s): documento que não foi elaborado pelo autor e que também tem a função de fundamentação e/ou exemplificação;
Qual é a formatação que deve ser utilizada?
Em relação à formatação, acompanhe abaixo o que você deve levar em consideração quando estiver escrevendo o seu trabalho.
- Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm), necessariamente na vertical;
- Margens: 3 cm na superior e na esquerda, 2 cm na inferior e na direita.
- Fonte: Times New Roman ou Arial;
- Cor da fonte: preta em todo o trabalho;
- Tamanho da fonte: 12 pts;
- Tamanho da fonte de 10 pts para:
- Citações maiores de 3 linhas (é aceitável a utilização de fonte 11pt);
- Notas de rodapé;
- Legendas;
- Paginação.
- Espaçamento entre linhas: 1,5;
- Espaçamento simples (1,0) para:
- Citações diretas maiores de 3 linhas;
- Notas de rodapé;
- Legendas dos elementos especiais (gráficos, tabelas, quadros e figuras);
- Referências Bibliográficas.
Dicas práticas para formatação de trabalhos acadêmicos
Formatar os trabalhos conforme as normas da ABNT é uma tarefa minuciosa, entretanto, quanto mais você pratica, mais fácil será!
Aliás, separamos algumas dicas que o ajudarão a fazer um trabalho com uma formatação impecável. Veja:
- Aprenda a formatação básica: sabemos que as regras da ABNT são muitas. Logo, estude e conheça aquelas que não são alteradas, independentemente do tipo de produção acadêmica;
- Salve um arquivo modelo: crie um arquivo que contenha toda a formatação correta, de acordo com as normas da ABNT. Dessa forma, você se organiza e não precisará começar do zero toda vez que for produzir um novo trabalho;
- Consulte: em caso de dúvidas, não pense duas vezes em consultar as regras! Afinal, são muitas e você não é obrigado a sabê-las de cor;
- Revise: jamais deixe de revisar e conferir seu trabalho antes de entregar ao professor. Dessa forma, você evita que possíveis erros passem despercebidos!
Gostou do nosso texto? Já sabia como funcionava a formatação de trabalhos acadêmicos? Não deixe de compartilhar nosso texto em suas redes sociais para que os seus colegas também fiquem por dentro do nosso conteúdo!