Essas 5 dicas para transformar suas aulas presenciais em cursos à distância baseados em metodologias ativas de aprendizagem foram as mesmas utilizadas para a formação de mais de cem professores do Grupo Censupeg, para que a qualidade das aulas continue em constante alinhamento com a proposta de transformação que o Grupo Educacional Censupeg exige e promove.
O uso de ferramentas para que a aprendizagem esteja constantemente centrada no aluno vem sendo desenvolvida desde 2015, quando o Censupeg enviou professores e coordenadores pedagógicos para participarem de fóruns e congressos voltados para inovação acadêmica e aprendizagem.
Desde então o Grupo Censupeg vem trazendo novas abordagens para a sala de aula, mas foi em 2020 que elas se tornaram essenciais para a revolução na educação. A partir daí iniciou-se a apresentação de modelos de interação invertida, a princípio na Faculdade Censupeg em São Fidélis – RJ e mais tardar em todo o Brasil.
O uso de princípios da sala de aula invertida com o apoio de tecnologias que favorecem tanto a comunicação entre os participantes quanto o estudo individual mostrou aos estudantes novas formas de interagir, desenvolvendo autonomia e modernidade na aplicação da educação.
Em todos os encontros presenciais da pós-graduação os materiais são disponibilizados anteriormente aos alunos no intuito de deixá-los preparados durante os encontros, modificando o papel do professor, para um papel mais de facilitador e curador do conhecimento, uma vez que esse mesmo professor planejou juntamente com a coordenação pedagógica essa abordagem mais prática. Favorecendo o raciocínio crítico e o desenvolvimento de inteligência colaborativa, orientando os estudantes a serem autônomos nessa jornada. O conteúdo, neste caso, se torna o pano de fundo da experiência, que fica muito mais dinâmica.
Abaixo estão cinco abordagens que revolucionam a sala de aula nos encontros presenciais virtualizados, que desenvolvem autonomia e protagonismo nos alunos:
Foque em como promover interação entre os alunos (ex.: fórum, mural de turma, atividades em grupo, uma boa ferramenta para esse momento é o mentímeter e poollev);
Gaste energia com a construção de conteúdos em formato de e–books, por exemplo, que poderão servir de guia para a abordagem do curso, resumindo o material, tornando o e-book como principal fonte de estudo. Uma boa ferramenta para isso é o Canva.
Use e abuse dos vídeos (YouTube, TED Talks), podcasts (Spotify, Soundcloud) e webartigos (artigos do LinkedIn, Google Acadêmico) que temos na internet (Slideshare), imprescindivelmente citando a fonte;
Organização e planejamento são competências de sucesso de um bom gestor, nada mais que a atividade do professor exige como gestor de sua sala de aula: usar versão grátis do Google Classroom e montar conteúdo de forma organizada para facilitar a vida do aluno, pode ser também uma opção. O mesmo pode ser feito no moodle ou canvas;
Faça live! Muitos estão cansados de tantas lives, mas o clichê, só é clichê porque dá certo e é simples, ou seja, use e abuse desse instrumento que é gratuito e você como professor já tem seguidores. Certifique –se de que sua instituição está de acordo. Faça com que esse momento seja descontraído, lembre-se que você está ao vivo, estabeleça um cronograma com temáticas, instigue alunos a participarem ativamente.
Existem muitas outras abordagens que podem e devem ser usadas, continue lendo diariamente os conteúdos desse blog que vai entender a riqueza da aprendizagem adquirida, além de links para ferramentas e outros textos esclarecedores que vão te ajudar em suas práticas em sala de aula.
Prof. Fernando Novais da Silva