Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Saiba por que o EAD tem conquistado cada vez mais adeptos

Movidos pela vontade de dar continuidade nos estudos, falta de tempo para faculdades tradicionais, e desejo de crescimento profissional, o ensino a distância tem atraído cada vez mais alunos. De acordo com o Censo de Educação Superior 2018, divulgado pelo MEC, as vagas oferecidas pelo de ensino superior a distância já superam as do ensino superior presencial.

Vamos entender um pouco mais?

Mercado de Trabalho

A aceitação dos profissionais formados pelo ensino à distância também vem crescendo gradualmente, e o mercado já não apresenta mais a mesma resistência que anteriormente.

O aluno do EAD desenvolve uma série de características que podem ser vistas como diferenciais na hora da contratação. Para se realizar um curso à distância é preciso desenvolver disciplina, proatividade, independência, planejamento, gestão de tempo, entre outros aspectos que são valorizados em candidatos a vagas de emprego.

Otimização do tempo

O ensino à distância também é preferido por alguns por possibilitar que o aluno faça seu próprio horário de estudo, se adaptando melhor à rotina de quem trabalha, tem horários diferenciados e não conseguiria realizar a carga horária diária de um curso presencial.

Essa flexibilidade de horário permite também que se tenha uma melhor qualidade de vida, evitando também o custo e tempo de deslocamento que muitos teriam se precisassem ir diariamente até um local de aula distante.

Qualidade do ensino

Muitos possuem a noção equivocada de que o ensino à distância tem qualidade inferior ao presencial. No entanto, o órgão responsável pela regulamentação e controle do ensino no país é o mesmo para o ensino a distância e para o ensino presencial, o Ministério da Educação (MEC).

Os critérios avaliativos utilizados pelo MEC para dar o seu aval a um curso são os mesmos para qualquer instituição de ensino, independente da modalidade, sendo avaliados e rigorosamente controlados critérios como: qualificação dos docentes, recursos pedagógicos utilizados, cumprimento de legislação e infraestrutura.

O diploma de um curso à distância, portanto, também tem o mesmo valor que o de um curso presencial. Para garantir que seja mantida a qualidade do ensino e evitar diferença de tratamento para alunos EAD no mercado de trabalho, o MEC opta por não incluir a modalidade do curso no diploma.

Inovação

De maneira geral, as instituições que possuem a modalidade EAD tendem a ter um comportamento inovador e disponibilizar ferramentas e conteúdos atuais para seus alunos. Por não possuírem um contato tão direto com os professores, os alunos se utilizam de espaços de discussão e pesquisa para aprender também, desenvolvendo um olhar diferenciado sobre diversos aspectos.

E você, já virou fã do EAD também?

Você também vai gostar:

Palestra na Faculdade CENSUPEG – Enfermagem em UTI adulto, pediátrico...

há 3 anos

Conheça 4 áreas de atuação da profissão de nutrição

há 3 anos

15 Vagas para Neuropsicopedagogos com Salário de R$ 13.675,28

há 1 ano

Como construir um projeto de Metodologias Ativas para o ensino

há 3 anos

5 estratégias infalíveis para se destacar em uma entrevista de emprego

há 4 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais