Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Como uma pós-graduação vai ajudar minha vida profissional?

A situação econômica do país está complicada, a concorrências pelas vagas de emprego está acirrada e conseguir a tão sonhada estabilidade financeira parece distante para muita gente. Nesse cenário, uma mais das mais sábias decisões que você pode tomar é investir na sua carreira e focar cada vez mais nos seus estudos.

Pesquisas têm mostrado que o seu grau de escolaridade afeta diretamente o seu salário. Em alguns casos, um profissional de uma mesma área pode chegar a ganhar três vezes mais do que outro que não tem pós-graduação. De forma geral, quanto mais anos de estudo você possui, mais vai ganhar!

Confira como um curso de pós-graduação vai ajudar sua vida profissional:

Como uma maior escolaridade diferencia você no mercado de trabalho?

Você conhece a lei da oferta e da procura elaborada pelo filósofo Adam Smith, um dos intelectuais fundadores da teoria econômica contemporânea? A teoria afirma que quanto maior a oferta de um produto, menor é o seu valor no mercado. O contrário também é válido, ou seja, quanto menor a oferta do produto, maior será o seu valor.

O interessante é que essa famosa lei não se aplica só a produtos materiais. Aplica-se também a serviços e salários. Isso significa que o mercado de trabalho valoriza habilidades específicas e difíceis de encontrar. E quem você acha que possui essas qualidades? Justamente os profissionais mais qualificados, com uma maior escolaridade, que levaram anos de aprendizado para dominar seus campos de estudo.

Em que medida sua escolaridade afeta o seu salário?

As pesquisas são evidentes: quanto mais anos você estudou, maior é a sua chance de ter um salário melhor. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para cada ano de estudo adicional, há um acréscimo de 15% nos rendimentos financeiros do trabalhador brasileiro.

De acordo com o Panorama da Educação publicado em 2018 pela OCDE, no Brasil, um diploma de graduação pode elevar sua média salarial em 150%. E quem continua os estudos e conquista uma pós-graduação tem um salário 53,7% maior do que quem não possui esse título. Já os títulos de Mestrado e Doutorado podem representar um acréscimo de até 137,51% e 48,33% mais que aqueles com graduação e pós-graduação, respectivamente.

Por que o mercado de trabalho valoriza o pós-graduado?

Antigamente, quem conseguia concluir o ensino médio e fazer um curso técnico já tinha vantagem sobre os demais. Seria muito fácil acreditar que você tem tudo que precisa para se destacar após concluir a Graduação, não é mesmo? Mas a verdade é que o ensino superior passou a ser requisito básico nos dias de hoje, sobretudo em grandes corporações onde o número de pós-graduados costuma ser bastante expressivo. A era da informação possibilitou novas formas de acesso ao conhecimento, o que tem facilitado esse processo.

Além disso, mestres e doutores ainda representam uma quantidade relativamente pequena dentro das empresas. Portanto, se você tiver disposição para encarar a vida acadêmica, pode atingir salários em média de R$13.804,00.

Agora que você já sabe como um curso de pós-graduação vai ajudar sua vida profissional e as razões para investir no seu futuro, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para que outras pessoas também entendam a importância dos estudos em suas carreiras!

Você também vai gostar:

Qual a importância de fazer uma faculdade?

há 3 anos

Uma década de vitórias CENSUPEG em Ponta Grossa.

há 1 ano

O que é networking e qual a sua relevância para a empregabilidade?

há 2 meses

Você sabe o que cultivamos na Faculdade CENSUPEG?

há 10 meses

Monte seu ambiente de estudos ideal

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais