Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

Você conhece o mundo VUCA? E o mundo MUVUCA?

Prof. Fernando Novais da Silva

Assim como a grande maioria dos adventos tecnológicos e inovadores no mundo, a ideia do mundo V.U.C.A. surgiu do vocabulário do exército americano. Iniciou no final da década de 90, atrelado a ideias voltadas para a área da gestão e da estratégia.

O nome do estudo é apresentado pelo Colégio Militar dos Estados é “Training and education army officers for the 21st Century: Implicacions for the United States” onde VUCA é uma sigla utilizada para descrever a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) no cenário atual. VUCA em inglês, VICA em português.

Trazendo para o ambiente da educação e da evolução das organizações mundialmente, a acrônimo ganhou mais duas letras que descrevem as novas abordagens mundiais que precisam ter significado ( meaningfull ) e impacto global ( universal ). Na intenção de entender essas mudanças, abaixo temos o significado de cada letra para termos a leitura dessa nova leitura.

 – M – meaningfull – significado: as ações do mundo precisam ter significado, precisão ter propósito

– U – universal – global: As ações nesse mundo precisam ter impacto global

– V – volatile – Volátil: caracterizada pelo ritmo acelerado com que ocorrem mudanças impactantes na vida das sociedades desenvolvidas e, concomitantemente, nas suas instituições. O conceito de certo e errado já não existe mais, tudo dependerá da adequação do contexto social, os conceitos se atualizam constantemente

– U – uncertain – Incerto: é uma característica do contexto marcada pela necessidade de assumir que o conhecimento acerca de um determinado cenário é muitas vezes incompleto, potencializando o aparecimento de opiniões divergentes sobre a melhor estratégia a adotar. As realidades são cada vez mais incertas, sem verdades absolutas, tudo é relativo.

– C – complex – Complexo: a palavra complexo, trata-se da junção de duas palavras com: conjunto plexo: tecido, conjunto de tecidos, ou seja , complexo é o tecido de todas as situações ao mesmo tempo, portanto, complexo é uma excelente palavra para definir o momento atual, aliás, muitos dizem que estamos na idade complexa, a idade que retrata interações não lineares, resultados não previsíveis e interdependências não manifestadas. A complexidade aumentou ainda mais com a velocidade e quantidade de informações geradas é impossível acompanhar todas as realidades.

– A – Ambíguo: descreve um tipo específico de incerteza que resulta das diferentes interpretações quando as evidências existentes são insuficientes para esclarecer o significado de um determinado fenômeno. Na prática, no âmbito da gestão das instituições, a consequência deste fato é a possibilidade de se ter diferentes interpretações para o mesmo evento, aumentando significativamente a probabilidade de erros na interpretação dos mesmos. Para reduzir os impactos dessa ambiguidade, torna-se necessário criar condições favoráveis para que os resultados que esperamos aconteçam.

Certamente teremos que nos adaptar a esse novo mundo que tem uma única certeza, que a estabilidade é lidar com as instabilidades. Onde não se para mais de aprender a flexibilidade cognitiva é constante.

Você também vai gostar:

Faculdade Censupeg lança conteúdo de pós-graduação on-line e gratuito

há 2 anos

A Faculdade CENSUPEG recebe selo Jovem Aprendiz.

há 2 anos

Vai escolher a faculdade? Veja 5 vantagens de estudar próximo de casa

há 3 anos

Conheça estratégias de isolamento digital

há 3 anos

Conheça a metodologia que favorece o protagonismo, autonomia e criativ...

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais