Bacharel em Educação Física
Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Seja aluno do curso de Educação Física CENSUPEG e conheça tudo o que há de mais moderno em Educação.
-
Aprenda sobre Neurociências, Metodologias Ativas, Educação 5.0 e Gamificação na Educação.
-
Laboratório virtual com tecnologia de última geração, tudo para você aprender cada detalhe do corpo humano em uma experiência imersiva com muita realidade aumentada e virtual.
-
Seja formado pela CENSUPEG, a maior e melhor Instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil
-
Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.
-
Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Faça parte da nova era da Educação e descubra as melhores estratégias de aprendizagem para a nova geração.
-
Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho
-
A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso
-
Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional
-
Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial
-
No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo
-
Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O Curso de Educação Física da Faculdade Censupeg foi preparado para você que estava buscando um curso atualizado e inovador.
O curso atende as novas demandas de uma Educação Física 5.0, ou seja, você sairá preparado para atuar através de práticas corporais visando a melhoria da qualidade de vida da população, a redução dos agravos e dos danos decorrentes das doenças não-transmissíveis, ou seja, você sairá preparado para enfrentar os maiores desafios da Educação Física no século XXI, que é contribuir para redução do consumo de medicamentos, contribuindo assim para a melhora que favoreçam a formação de redes de suporte social e que possibilitem a participação ativa dos usuários na elaboração de diferentes projetos de saúde.
Esse curso é um dos melhores cursos do Brasil porque busca incorporar sempre as novas tendências da área, contemplando diversos conhecimentos produzidos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, para manter você aluno sempre muito bem informado e atualizado com o que há de melhor para a qualidade de vida de seus alunos. Isto ocorrerá através de uma ampla programação de eventos, bate-papos e palestras extracurriculares
O curso de Bacharel em Educação Física da CENSUPEG teve sua matriz estruturada através de uma análise para um perfil profissional diferenciado para o mercado de trabalho.
Ao final do curso nosso aluno será capaz de atuar nas perspectivas da formação cultural, da educação e da reeducação motora; da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde; do rendimento físico-esportivo; do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas.
Isso só será possível porque nosso curso tem seu corpo docente composto por professores referências nacional e internacionalmente na área da Educação Física.
Grau Acadêmico:
Bacharel.
Oferta:
Todas unidades CENSUPEG do Brasil.
Mercado de Trabalho:
Treinamento, Condicionamento Físico, Reabilitação Motora, Recreação, Turismo e Atendimento de Grupos Especiais.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Planejar, executar e analisar pesquisas, promovendo inovação no campo da Educação Física, aplicando técnicas de pesquisa e conhecimentos de estatística com postura ética e desenvolvendo soluções criativas baseadas em evidências científicas e integrando novas tecnologias em todos os campos de intervenção.
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar conceitos éticos na prática profissional, refletindo sobre responsabilidade social e ambiental, desenvolvendo consciência crítica sobre desigualdades sociais, direitos humanos e sustentabilidade, promovendo práticas éticas e sustentáveis que contribuem para o bem-estar coletivo e a preservação ambiental.
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar técnicas de primeiros socorros em situações de emergência, realizando a avaliação da cena e da vítima, executando o suporte básico de vida (SBV), manejando lesões e ferimentos, identificando condições de emergência, e garantindo a segurança do ambiente, enquanto se respeitam aspectos legais e éticos do atendimento pré-hospitalar.
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da biologia humana nas práticas relacionadas à saúde, diagnóstico e intervenções biológicas, integrando conhecimentos sobre estrutura e função celular, mecanismos de hereditariedade e dinâmicas celulares na prática profissional.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Aplicar os conhecimentos de anatomia humana na prática profissional, identificando estruturas anatômicas e correlacionando-as com aspectos funcionais e práticos em situações clínicas e esportivas.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Compreender os fundamentos da fisiologia humana e aplicá-los no desenvolvimento de programas de saúde e performance física, analisando as respostas fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico e o impacto dos nutrientes e do metabolismo no desempenho físico.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral de indivíduos em todas as fases da vida, aplicando conhecimentos das bases epistemológicas e axiológicas da Educação Física, em especial sobre a história da Educação Física e sobre as concepções e abordagens pedagógicas da Educação Física e das teorias do desenvolvimento humano, considerando os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais de cada etapa do desenvolvimento, da infância à velhice, e adaptando estratégias para atender às necessidades específicas de diferentes grupos.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar avaliações funcionais e desenvolver programas de reabilitação e performance física, aplicando princípios de cineantropometria e cinesiologia na análise do movimento humano, com base na biomecânica e nos movimentos articulares e musculares.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar o planejamento e condução de aulas de esportes coletivos e individuais, aplicando metodologias eficazes de ensino com base nos princípios pedagógicos e técnicos, promovendo o desenvolvimento técnico e tático de forma inclusiva e segura.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução a Cinesiologia; Mecânica articular e muscular e sistema nervoso; Cinesiologia da coluna vertebral; Conhecimentos Práticos sobre Movimentos da Coluna Cervical; Exercícios em cadeia cinética aberta e fechada; Cinesiologia dos membros superiores e inferiores; Conhecimentos práticos sobre os movimentos da Articulação Glenoumeral e do Quadril; Avaliação funcional; Composição corporal; Conhecimentos práticos sobre Avaliação da Composição Corporal (Antropometria) Planejamento de avaliações; Avaliação da aptidão física.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceito de Primeiros Socorros; Montagem de caixa de Primeiros Socorros; Funções, Sinais Vitais e Sinais de Apoio; Lesões traumáticas I: ferimentos, hemorragias, queimaduras, afogamento; Lesões traumáticas II: traumas, entorses, luxações, fraturas, distensão, estiramento; Lesões clínicas: vertigens, desmaios, convulsão, infarto, parada cardiorrespiratória, acidente vascular encefálico; Avaliação primária; Emergências e urgências coletivas; Obrigatoriedade do profissional da saúde de prestar socorro; Noções de imobilização.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Promover a inclusão em diferentes contextos de pessoas com deficiências físicas, motoras, intelectuais e sensoriais nas práticas de Educação Física, desenvolvendo estratégias adaptadas, inclusive de comunicação, que garantam a participação plena e respeitem as características e necessidades individuais em atividades esportivas.
- Carga Horária: 130 horas | Ementa: Desenvolver estratégias de treinamento esportivo baseadas no conhecimento dos processos bioquímicos e biofísicos envolvidos no metabolismo energético, aplicando conceitos como osmose, transporte celular, e metabolismo energético para otimizar o desempenho físico e a recuperação de atletas.
- Carga Horária: 130 horas | Ementa: Desenvolver programas de treinamento físico, utilizando metodologias que promovem aptidão física, força, resistência, flexibilidade e outras qualidades físicas, adaptando os planos de treino para diferentes públicos e garantindo a segurança e eficácia dos resultados.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
- Carga Horária: 130 horas | Ementa: Planejar e implementar programas de atividade física adaptada para promover a saúde e a inclusão social de grupos especiais, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiências, visando à melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar dessas populações, tendo em vista os níveis de atenção básica, secundária e terciária de saúde, integrando ensino, serviço, comunidade e Sistema Único de Saúde.
- Carga Horária: 130 horas | Ementa: Desenvolver e implementar atividades recreativas e de lazer que promovam o bem-estar físico e mental, incluindo a ginástica laboral e ações de saúde ocupacional, visando à melhoria da qualidade de vida em ambientes corporativos e públicos.
- Carga Horária: 130 horas | Ementa: Planejar e conduzir atividades físicas em meio aquático, utilizando conhecimentos de biomecânica, fisiologia e segurança para promover o condicionamento físico e a saúde, considerando as particularidades do meio aquático, como resistência e flutuabilidade, para maximizar o desempenho dos praticantes.
- Carga Horária: 130 horas | Ementa: Compreender os conceitos de nutrição esportiva utilizada para otimizar o desempenho físico e a recuperação de atletas, compreendendo os princípios de macronutrientes, hidratação e suplementação, e colaborando com nutricionistas para adaptar a alimentação às necessidades específicas de cada fase de treinamento.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Desenvolver e aplicar práticas de organização e execução de exercícios físicos em academias e studios de personal trainer, integrando experiências e conhecimentos específicos do campo profissional para planejar e conduzir atividades de treinamento esportivo de forma eficaz e realizar a gestão de projetos esportivos, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Planejar, organizar e executar atividades recreativas e de lazer em clubes, academias e empresas, analisando o contexto da entidade campo e avaliando as intervenções realizadas, além de identificar oportunidades no mercado de trabalho do segmento, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Prescrever e adaptar programas de exercícios físicos para diferentes ciclos de vida e condições de saúde, avaliando as necessidades dos indivíduos e ajustando as práticas conforme as especificidades de cada grupo, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Procedimentos e fundamentos técnicos, científicos, metodológicos e pedagógicos que conduzam à elaboração e prescrição de programas de treinamento de força visando o desenvolvimento da aptidão física, estética corporal, saúde e qualidade de vida. Análise da evolução do treinamento contra resistência ou treinamento resistido até o contexto atual, com intuito de descrever os fatores que compõem a sua prescrição, assim como, verificar a influência do desenvolvimento da força muscular nas demandas que o universo da educação física.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas para a educação de jovens e adultos, aplicando as orientações curriculares de EJA e andragogia, compreendendo as especificidades do ensino para esse público, incluindo modalidades a distância e semipresencial, e abordando temas como desigualdade social e o mundo do trabalho para promover a cidadania e a produção do saber escolar.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Assumir o protagonismo da sua carreira profissional demonstrando capacidade de expressar emoções, construir relacionamentos saudáveis nos ambientes sociais e profissionais, refletido na qualidade de suas relações interpessoais.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Desenvolver habilidades em inglês instrumental para leitura e compreensão de textos técnicos na área da saúde, aplicando noções gramaticais, como verbos, tempos verbais e pronomes, aprimorando a pronúncia e a escrita formal por meio de redação de parágrafos e e-mails, utilizando estratégias de leitura, como deduzir significados, identificar palavras cognatas e aplicar técnicas de scanning, além de diferenciar entre linguagem formal e informal.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Interpretar e aplicar a legislação e as políticas públicas de educação inclusiva, compreendendo a evolução histórica do direito à inclusão e as diretrizes legais vigentes no Brasil, garantindo o acesso à educação para pessoas com deficiência por meio de práticas de atendimento educacional especializado e uso de tecnologias assistivas.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Promover a inclusão e acessibilidade da comunidade surda através do domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), compreendendo sua importância histórica, cultural e educacional, além de implementar propostas educacionais e sociais que atendam às necessidades e direitos das pessoas surdas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Implementar e gerenciar programas de saúde e segurança no trabalho, com base nos fundamentos de segurança, normas regulamentadoras e práticas de ergonomia, para prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e a síndrome de Burnout, promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de colaborar com a atuação da CIPA e SESMT na gestão dos riscos ocupacionais.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Compreender os princípios da neurociência relacionados à educação, analisando os processos de aprendizagem, desenvolvimento do sistema nervoso, e fatores como motivação e linguagem, aplicando esses conhecimentos para adaptar práticas pedagógicas que atendam às necessidades de acadêmicos com diferentes habilidades, incluindo altas habilidades e síndromes neurológicas.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Avaliar, selecionar e utilizar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto da tecnologia da informação, solucionar problemas complexos, analisar gráficos, tabelas e diagramas, equacionar soluções por meio do pensamento sistêmico, da atuação preventiva, da criatividade, da generalização de conhecimentos com consciência ética.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Planejar, organizar e coordenar o planejamento estratégico, com foco na inovação e no desenvolvimento das organizações, considerando as demandas e oportunidades do mercado.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Analisar e promover a educação multicultural, com foco na compreensão das questões étnico-raciais e na formação sociocultural do Brasil, combatendo o racismo e a discriminação, e integrando princípios éticos e diretrizes legais para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Coordenador Técnico
Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.