Bacharel em Educação Física
Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Seja aluno do curso de Educação Física CENSUPEG e conheça tudo o que há de mais moderno em Educação.
-
Aprenda sobre Neurociências, Metodologias Ativas, Educação 5.0 e Gamificação na Educação.
-
Curso com realidade virtual: Aprenda anatomia, biologia, estudos antropométricos e muito mais na prática no Laboratório de Realidade Virtual da Faculdade CENSUPEG.
-
Seja formado pela CENSUPEG, a maior e melhor Instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil
-
Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.
-
Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Faça parte da nova era da Educação e descubra as melhores estratégias de aprendizagem para a nova geração.
-
Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho
-
A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso
-
Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional
-
Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial
-
No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo
-
Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O Curso de Educação Física da Faculdade Censupeg foi preparado para você que estava buscando um curso atualizado e inovador.
O curso atende as novas demandas de uma Educação Física 5.0, ou seja, você sairá preparado para atuar através de práticas corporais visando a melhoria da qualidade de vida da população, a redução dos agravos e dos danos decorrentes das doenças não-transmissíveis, ou seja, você sairá preparado para enfrentar os maiores desafios da Educação Física no século XXI, que é contribuir para redução do consumo de medicamentos, contribuindo assim para a melhora que favoreçam a formação de redes de suporte social e que possibilitem a participação ativa dos usuários na elaboração de diferentes projetos de saúde.
Esse curso é um dos melhores cursos do Brasil porque busca incorporar sempre as novas tendências da área, contemplando diversos conhecimentos produzidos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, para manter você aluno sempre muito bem informado e atualizado com o que há de melhor para a qualidade de vida de seus alunos. Isto ocorrerá através de uma ampla programação de eventos, bate-papos e palestras extracurriculares
O curso de Bacharel em Educação Física da CENSUPEG teve sua matriz estruturada através de uma análise para um perfil profissional diferenciado para o mercado de trabalho.
Ao final do curso nosso aluno será capaz de atuar nas perspectivas da formação cultural, da educação e da reeducação motora; da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde; do rendimento físico-esportivo; do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas.
Isso só será possível porque nosso curso tem seu corpo docente composto por professores referências nacional e internacionalmente na área da Educação Física.
Grau Acadêmico:
Bacharel.
Oferta:
Todas unidades CENSUPEG do Brasil.
Mercado de Trabalho:
Treinamento, Condicionamento Físico, Reabilitação Motora, Recreação, Turismo e Atendimento de Grupos Especiais.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- A Biologia: O estudo da Vida; Organização celular: célula procariótica e eucariótica; Componentes químicos das células; Divisão celular: mitose e meiose; Controle do ciclo celular; Morte celular: apoptose e necrose; Estrutura da membrana plasmática; Dinâmica das membranas; Estrutura nuclear: DNA, genes e cromossomos; Bases citológicas e cromossômicas da hereditariedade: cromossomos humanos; Doenças genéticas; Herança multifatorial.
- Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
- História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
- Ciência e conhecimento científico. Introdução ao Método de Pesquisa. Apresentação de pesquisa. A natureza do conhecimento. Ética na pesquisa. Tipos de pesquisa. Técnicas de pesquisa. Planejamento e projeto de pesquisa. Contextualização de pesquisa. Análise de Dados e Métodos de Coleta. Hipóteses de pesquisa. Normas da ABNT.
- Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perscpectivas pessoais e profissionais; Convivência Social.Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade.Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- Introdução à anatomia: Terminologia anatômica e níveis de organização; Sistema nervoso: Estrutura anatômica e tecido nervoso; Aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso; Tecido ósseo e estrutura do esqueleto; Sistema articular: articulações axias e apendiculares; Sistema muscular: Musculatura apendicular; Sistema muscular: Musculatura axial; Anatomia cardiovascular e respiratória; Sistema digestório: estruturas e órgãos acessórios; Sistema urinário: Trato urinário; Sistema Endócrino: Tireóide, timo, paratireóides e supra renais; Anatomofisiologia do sistema reprodutor.
- Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão. Conhecendo as práticas de: Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica; Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo.
- Concepções da Educação Física e do Esporte; A Importância da Educação Física; Abordagens pedagógicas da Educação física no Brasil; Tendências pedagógicas: higienista e militarista; Tendências pedagógicas: pedagogicista, competitivista, popular e crítico-social; Esportes Ginásticos: teorias, objetivos e prática; Movimento: sistemas, domínios e fatores; A importância da ginástica no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes; Movimentos rítmicos da dança e expressão corporal; O trabalho com artes, esportes, danças como mecanismos de ensino-aprendizagem; Ludicidade e desenvolvimento da pessoa; A linguagem corporal expressa em movimentos e brincadeiras das crianças; Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física.
- Características da iniciação nos esportes coletivos; Características e fundamentos do basquete; Metodologia de ensino do basquete; Características e fundamentos do voleibol; Metodologia de ensino do voleibol; O minivoleibol como um método de ensino do voleibol; Abordagem histórico-evolutiva do futebol e do futsal; Tática e técnica: aspectos relevantes na iniciação e na formação; Métodos de ensino aplicados ao futebol e ao futsal; Contexto histórico, social e educacional do handebol; Relações e funções dos fundamentos do handebol; Biossegurança e esportes.
- Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perscpectivas pessoais e profissionais; Convivência Social.Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade.Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão. Conhecendo as práticas de: Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica; Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo.
- Controle do movimento corporal; Curva do Crescimento Humano: elaboração e utilização; Desenvolvimento motor: fases, características e comportamentos; Ampulheta de Gallahue; Definições de habilidade, classificação de habilidades motoras, fases de aprendizagem, análise de tarefas; Processo de aquisição, retenção e transferência de uma habilidade motora; Aprendizagem Motora: teorias e conceitos; Conceitos e estimulação dos elementos psicomotores; Programas de intervenção por meio da Aprendizagem Motora; Andragogia e aprendizagem motora; idoso: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial; Avaliação da marcha
- Introdução a Cinesiologia; Mecânica articular e muscular e sistema nervoso; Cinesiologia da coluna vertebral; Exercícios em cadeia cinética aberta e fechada; Cinesiologia dos membros superiores e inferiores; Avaliação funcional; Composição corporal; Planejamento de avaliações; Avaliação da aptidão física; Ergometria/calorimetria; Exame Físico da Massa Muscular; Avaliação física para o idoso.
- Introdução à Fisiologia; Fundamentos da fisiologia humana; Neurofisiologia; Função motora; O Coração e o Ciclo Cardíaco; Regulação da Pressão Sanguínea; Funções e processos digestórios; O sistema respiratório; Fisiologia do sistema tegumentar; Fisiologia renal; Fisiologia da reprodução; Conceitos introdutórios em fisiologia do exercício.
- Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas História de Educação de Surdos. Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção. LIBRAS Comunidade, Cultura e identidade surda. Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
- Identidade pessoas e social; Memórias; Perscpectivas pessoais e profissionais; Convivência Social.Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade.Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores
- Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão. Conhecendo as práticas de: Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica; Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo.
- Contexto histórico e social das deficiências; Política pública de inclusão; Características da pessoa com deficiência física ou motora e o benefício do esporte e atividade física; Deficiência Motora; Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Intelectual; Fatores que interferem no crescimento, desenvolvimento motor e envelhecimento em pessoas com deficiência (motora, intelectual, auditiva e visual); Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física; Jogos Olímpicos e Paralímpicos; Dança Adaptada; Basquete adaptado.
- Exercício, homeostase e metabolismo; Proteínas; Água; Vitaminas; Lipídeos; Transferência de Energia anaeróbica; Transferência de Energia Aeróbica; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema respiratório; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema digestório; Efeitos da atividade motora no sistema neuromuscular; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular; Ação muscular: concêntrica, excêntrica e isométrica.
- Introdução ao Atletismo; Treinamento e desenvolvimento técnico voltado ao atletismo; Provas de Corrida de Pista; Provas de Corrida de Campo; Provas de Arremessos e Lançamentos; Classificação das artes marciais; Potencial pedagógico das lutas; Natação; Esportes; Exercícios educativos para corrida; Esportes Ginásticos: teorias, objetivos e prática; Ginástica circense: teoria, objetivos e práticas.
- Conceito de Primeiros Socorros; Montagem de caixa de Primeiros Socorros; Funções, Sinais Vitais e Sinais de Apoio; Lesões traumáticas I: ferimentos, hemorragias, queimaduras, afogamento; Lesões traumáticas II: traumas, entorses, luxações, fraturas, distensão, estiramento; Lesões clínicas: vertigens, desmaios, convulsão, infarto, parada cardiorrespiratória, acidente vascular encefálico; Avaliação primária; Emergências e urgências coletivas; Obrigatoriedade do profissional da saúde de prestar socorro; Noções de imobilização e transporte; Órgãos internacionais e importância da padronização; Conceito; legislação e papel do profissional de educação física.
- Identidade pessoas e social; Memórias; Perscpectivas pessoais e profissionais; Convivência Social.Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade.Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores
- A partir de atividades integradas de ensino em Recreação e Lazer: gerar e socializar conhecimento; elaborar conceitos; formar opinião; promover eventos de integração entre atividades de ensino/pesquisa de alcance e abrangência comunitária; promover parcerias na relação universidade/comunidade. Conhecimento dos elementos técnicos que envolvem a recreação e o lazer na área de Educação Física
- Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão. Conhecendo as práticas de: Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica; Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; Participação em grupos de estudos sob a coordenação do tutor do pólo.
- : Estudo da composição química e fiísica das substâncias fundamentais da matéria viva, incluindo características, propriedades e funçoes, além do estudo dos aspéctos bioquímicos e físicos dos processos de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes.
- O que é Estatística?; Organização de Dados: Tabelas e Gráficos; Medidas de Posição: Média, Mediana e Moda; Distribuições de Probabilidade: Esperança Matemática, Variância e Desvio-Padrão; Distribuições Discretas de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de Amostragem; Estimação de Parâmetros ;Propriedades dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes Relativos à Média e a Proporções (Grandes e Pequenas Amostras)
- Disciplina teórica-prática de caráter especifica que trata sobre o desenvolvimento de uma visão geral de diagnóstico, planejamento e aplicação da Ginástica Laboral pelo profissional de Educação Física, suas particularidades e adequação ao funcionamento das empresas. Fundamentos e conteúdos da Ginástica Laboral para saúde e segurança do trabalhador. Metodologia e técnicas de um Programa de Atividade Física na Empresa. Ergonomia. Avaliações. Princípios do Treinamento Físico, Fisiológico e Biomecânico relacionados às atividades laborais. LER/DORT. Legislação. Programas e pesquisas em Atividade Física na Empresa.
- Procedimentos e fundamentos técnicos, científicos, metodológicos e pedagógicos que conduzam à elaboração e prescrição de programas de treinamento de força visando o desenvolvimento da aptidão física, estética corporal, saúde e qualidade de vida. análise da evolução do treinamento contra resistência ou treinamento resistido até o contexto atual, com intuito de descrever os fatores que compõem a sua prescrição, assim como, verificar a influência do desenvolvimento da força muscular nas demandas que o universo da educação física pode interferir.
- Princípios gerais quanto ao ensino e a prescrição das atividades aquáticas: hidroginástica, hidroginástica para grupos especiais, deep runner, ciclismo aquático, natação para bebês, crianças, adolescentes.
- Levantamento e análise das características da EntidadeCampo: clubes, academias e empresas relacionadas à recreação e ao lazer. Plano de trabalho: planejamento, organização, execução e avaliação. Relatório. Intervenção Supervisionada e/ou Orientada. visualização do atual mercado de trabalho no segmento da recreação e do lazer.
- Considerações histórico e adaptações fisiológicas do Ciclismo de Academia e Ginástica Localizada. Estrutura de aulas de atividades coletivas relacionadas a saude e a qualidade de vida; Atividades neuromusculares e atividades cardiorespiratorias: Biomecanica, Fisiologia e Treinamento Desportivo aplicados as atividades coletivas.
- Saúde, sociedade, condições de vida, quadro sanitário brasileiro, transição demográfica. Processo saúde-doença, prevenção e promoção de saúde. Evolução histórica da saúde pública e saúde coletiva; modelos assistenciais de saúde no Brasil. Vigilância em Saúde. Políticas públicas de atenção à saúde, vulnerabilidade social; grupos minoritários, populações negra e indígena, pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. Estratégias de organização das ações do sistema de saúde e implantação de programas de saúde nos municípios. Gestão política do sistema de saúde e participação popular.
- Atividade física nas condições crônico-degenerativas; Hipertensão; Cardiopatias; Diabetes mellitus; Obesidade; Doenças respiratórias. Exercício físico nas condições crônicas não transmissíveis; Prescrição de exercícios para individuos com Transtornos de neurodesenvolvimento; Saúde Mental; Idosos e Gestantes.
- Atividades de estágio que propiciem ao professor/profissional em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional referente a organização e desenvolvimento de exercícios físicos no ambiente de academias ou studios de personal trainer.
- Conceitos de nutrição integrados à prática da principal abordagem o estudo dos nutrientes, suas funções e fontes relacionando estes à prática de esportes. A Integração do metabolismo energético e as repercussões da alimentação sobre a prática de atividade física. o estudo da relação do alimentação com o controle do peso, os transtornos alimentares, a influência da Nutrigenômica e Programação Metabólica; e os recursos ergogênicos utilizados para praticantes de esportes.
- O processo de formação de treinadores esportivos, desde as categorias de iniciação à especialização de uma determinada modalidade esportiva. identificar as estruturas responsáveis para a atuação efetiva do treinador num ambiente complexo e dinâmico de treinamentos e competições, evolução do treinamento esportivo e conhecimento das escolas modernas, bem como estudo e análise dos fatores que intervêm no desenho e organização dos programas de rendimento, levando ao aluno a utilizar meios de diagnosticar, desenvolver, controlar e avaliar um programa. no qual requer várias competências profissionais.
- Identificação e análise das teorias, da saúde e da organização do trabalho do profisisonal de Educação Física; . Investigação de problemáticas significativas da organização geral de instituições públicas e/ou privadas articuladas com a educação física nas áreas ligadas à saúde. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos desenvolvidos nos campos de intervenção do profissional de Educação Física direcionados à saúde concepções teórico-metodológicas de saúde em educação física e esporte dentro de uma análise histórico-epistemológica, refletindo os papeis da educação física na Atenção Básica a partir do Nucleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
- Observação, Avaliação e prescrição de exercícios nos diferentes ciclos de vida, considerando sujeitos em diferentes contextos e condições de saúde.
- A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização na área da Educação Física. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo. Produção do Trabalho Final.
Supervisor Técnico

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.