Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (Tgd) e Altas Habilidades
Pós-Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.
-
Material digital disponível para download.
-
Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.
-
Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Curse em 6 ou 12 meses.
-
Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O Programa de Especialização Docente de
Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e
Altas Habilidades busca aperfeiçoar a formação de docentes para desenvolver o
atendimento especializado, instrumentalizando-o para atuar como articulador no
processo de inclusão escolar de alunos com Transtornos Globais de
Desenvolvimento e Altas Habilidades.
Objetivos:
Discutir a aprofundar os conhecimentos e
instrumentos teóricos e práticos necessários ao trabalho do docente com alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas
Habilidades.
Público-alvo:
Educadores das redes
pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem
interesse pelo tema.
Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua
matrícula
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
- Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação; características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD; encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger; possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas; o papel da equipe pedagógica e a relação da escola com os pais/responsáveis; inclusão de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação.
- A acessibilidade. O objetivo da Tecnologia Assistiva. A Tecnologia Assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.
- Deficiência intelectual: Abordagens psicanalíticas e a epistemologia; Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais, escola e o papel dos educadores no processo de inclusão; Prática pedagógica em deficiência intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e alterações psicomotoras; Mediação na aprendizagem.
- Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
- A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncionais, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados. A educação a distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.
- Histórico do sistema Braille no Brasil. O Código Braille na grafia: alfabeto, letras, acento, sinais, pontuação e outros. Disposição do texto braille. Reflexão sobre a Neurociências e abordagem cognitiva da aprendizagem. A estimulação essencial e visual. História do Soroban. Conceitos teóricos e metodológicos sobre o Soroban. Técnicas de cálculos no Soroban. O Ensino da matemática e o Soroban. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM). Aspectos teóricos sobre recursos de Tecnologias Assistivas. Software de acessibilidade e programas de ensino.
- Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.