Educação Política e Sociedade

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Educação, Política e Sociedade fundamenta o conhecimento acerca dos fenômenos sociopolíticos, apresentando as relações entre ciência política, acontecimentos históricos, forças sociais e aspectos econômicos dos eventos histórico-sociais.

Objetivos:
O curso tem como objetivo proporcionar subsídios para uma compreensão ampla do funcionamento da sociedade e também mostrar a interface desses conteúdos com o trabalho educativo, fornecendo a metodologia do ensino das ciências sociais e as bases para a atuação docente com tais conteúdos teóricos e práticos.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estado, capitalismo e luta de classes; Estado, liberalismo e bem comum; formas de governo e regimes políticos – democracia, ditadura, presidencialismo, parlamentarismo, república e monarquia; ideologia: trabalho e dominação; burocracia – controle, poder e alienação; globalização, neoliberalismo e imperialismo.
  • De acordo com a ONU Brasil: “Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.” Incluem-se “o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.” Este material traz uma noção geral dos direitos humanos, instrumentalizando e conscientizando o aluno como aluno, profissional, cidadão e ser humano.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Compreensão do desenvolvimento das políticas públicas como ação governamental e como objeto de análise das ciências sociais. Políticas públicas nos regimes democráticos. Noções de Estado, Governo e cidadania. O papel do Estado frente às demandas do cidadão e a concepção e implementação de políticas públicas.
  • A transversalidade e a legislação educacional. Relação entre transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Discussão dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Conceitos, objetivos, tratamento didático e contextualização dos temas transversais inseridos no currículo. Projetos de atuação pedagógica tendo como ênfase os temas transversais. Temas contemporâneos transversais na BNCC na prática pedagógica.
  • Interfaces e mútua dependência das partes que compõem a sociedade. A sociedade agrícola, industrial e pós-industrial. Sociedade agrícola (civilizações grega e romana, cristianismo e ordem feudal) e industrial (sistemas de produção, social e político, capitalismo e socialismo, crise e ruptura). Surgimento e desenvolvimento da globalização. Impacto da Revolução Industrial sobre a economia mundial. Surgimento do capital financeiro. Ordem internacional estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial. Revolução tecnológica e novo ciclo de expansão do capitalismo. Características da sociedade pós-industrial (sentido e rumo das mudanças, conhecimento e velocidade, empreender na nova economia). Crise nas identidades individual e coletiva da humanidade. Sistemas de poder e suas representações. Sociedade brasileira como sistema, sua realidade e suas perspectivas democráticas.
  • Conceituação de sociedade e de comunidade. O homem e vida coletiva. A escola como espaço de viver junto e aprender junto. Comunidade, escola e o papel do entorno. A violência contra a escola e no seu interior. Indisciplina na escola.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.