Enfermagem em Urgência e Emergência

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com simulações realísticas em sala de aula.

  • Corpo docente composto por Mestres e Doutores em sua maioria que são referências em suas respectivas áreas no Brasil.

  • O curso segue as recomendações da Resolução COFEN Nº 655/2020 do Cofen referente à atuação dos profissionais de enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar (APH) móvel Terrestre e Aquaviário, quer seja na assistência direta, no gerenciamento e/ou na Central de Regulação das Urgências (CRU).

  • Titulação de Enfermeiro (a) Emergêncista conforme Resolução 625/20 do Cofen, após envio de documentação para o órgão.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o Enfermeiro (a) Emergencista, buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral no ambiente pré-hospitalar, sala de emergência ou pronto-socorro com pacientes graves, baseado nas evidências científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.

Em 2002, o Ministério da Saúde publicou a Portaria n.º 2048, onde estabelece os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência no país, juntamente com as devidas atribuições do Enfermeiro (a) Emergencista, deste então, muitos outros conhecimentos e funções foram atribuídas ao enfermeiro (a), seja no ambiente pré-hospitalar ou intra-hospitalar.

Durante a formação o (a) enfermeiro (a) irá realizar práticas em sala de aula como restrição de movimento de coluna, manutenção de vias aéreas, transporte de pacientes, retirada de vítima de veículo, passagem de máscara laríngea, interpretação de exames laboratoriais, entre outras práticas, todos em simuladores realísticos.

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Urgência e Emergência oferecido pela Faculdade CENSUPEG, tem mais de 50 (cinquenta) turmas formadas e diversas turmas em andamento por todo território nacional, oportunizando a diversos Enfermeiros e Enfermeiras o desenvolvimento das competências necessárias para exercer com qualidade e segurança, a função de Enfermeiro (a) Emergencista em serviço pré-hospitalar e intra-hospitalar.

Objetivos do Curso:
* Discutir o cuidado de enfermagem nas situações de urgência e emergência, propondo alternativas que visem a qualidade da assistência emergencial, ampliando a produção científica relacionada à assistência prestada ao paciente envolvido em situações de urgência e emergência;
* Desenvolver saberes para o gerenciamento de unidades de emergência intra e pré-hospitalar;
* Promover conhecimento buscando capacitar os enfermeiros para o atendimento à Urgência e Emergência em ambientes pré-hospitalares (terrestre, aéreo e aquático) e intra-hospitalar, enfatizando ações de direção, organização, delegação, supervisão e execução de ações assistenciais de modo técnico e científico, visando a melhoria do atendimento ao paciente crítico (adulto e pediátrico).

Público-Alvo:
Graduados em Enfermagem.

Formato do curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Patrícia Machado dos Santos

Aluna de Urgência e Emergência

A CENSUPEG é diferente pois possui os melhores professores e profissionais, o conteúdo é excelente e as aulas são muito práticas, recomendo para todas as pessoas que queiram aprofundar seus conhecidos na área.

Ramon Mattos Mendes

Aluno de Urgência e Emergência

Sinto-me seguro em recomendar a Faculdade CENSUPEG pois é uma instituição séria, comprometida e que valoriza o aluno. Além de ser reconhecida por todo mercado de trabalho, os professores são capacitados e possuem vivência na área, o que auxilia a obtenção do conhecimento, pois o professor sabe exatamente como direcionar a aula e matéria, focando naquilo que se utiliza no ambiente de trabalho.

Sheila Rigo da Silva

Aluna de Urgência e Emergência

A Faculdade CENSUPEG é a melhor instituição por ter os melhores professores, todos muito experientes nas suas áreas de atuação, sempre sai satisfeita das aulas.

Disciplinas

  • Estudo sobre as devidas atribuições do profissional da enfermagem em um departamento de urgência e emergência, visando o código de ética profissional.
  • Compreensão dos padrões de qualidade que tem o objetivo de promover melhorias específicas e ações que busquem garantir a segurança do paciente na prestação do cuidado, destacando as áreas mais sensíveis da assistência à saúde e apresentando soluções seguras para essas questões.
  • Caracterização de um atendimento adequado a um paciente politraumatizado em estado grave, e sua estabilização e tratamento adequado, visando um transporte seguro até uma unidade fixa de urgência ou mesmo, ao um centro de trauma.
  • Compreensão sobre a coleta do histórico clínico de um paciente com emergências clínicas, bem como, a abordagem primária e estabilização desse paciente em ambiente pré-hospitalar.
  • Estudo sobre o reconhecimento da gravidade de um paciente politraumatizado e em emergências clínicas dentro da sala de emergência, e a sua estabilização com práticas em simuladores.
  • O atendimento de pacientes com doenças cardíacas tais como o tamponamento cardíaco, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, HAS e PCR, e sua estabilização e tratamento pré e intra-hospitalar.
  • Compreensão e interpretações rápidas de gasometria arterial e de eletrocardiograma em situações de emergência e suas devidas alterações.
  • As alterações fisiológicas da gestante, as etapas do parto natural e como auxiliar no parto. O primeiro atendimento ao recém-nascido e a puérpera.
  • O atendimento de pacientes com as principais emergências pediátricas e neonatal e como realizar um transporte neonatal mais seguro.
  • A identificação e atendimento de um paciente em surto psicótico, tal como em intoxicação exógena.
  • O reconhecimento e estabilização de vítimas com trauma de tórax e o atendimento de pacientes com emergências respiratórias graves.
  • Reconhecimento e estabilização de vítimas com trauma abdominal e o atendimento de pacientes com emergências abdominais aguda.
  • Reconhecimento e estabilização de vítimas com traumatismo cranioencefálico (TCE) e o atendimento de pacientes com emergências neurológicas clínicas.
  • Compreensão das alterações metabólicas no organismo, a forma como os tipos de choques podem afetar os sistemas do corpo humano e como realizar atendimento adequado a esse tipo de emergência.
  • O atendimento a múltiplas vítimas utilizado o método STAR - Simple Triage and Rapid Treatment, dentro de ambiente pré-hospitalar, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h), tendas ou ainda, em hospitais.
  • Como realizar a restrição de movimento espinhal (coluna) do paciente e as diversas técnicas e materiais para realizar um transporte adequado até um centro de trauma, minimizando assim, lesões maiores.
  • Compreensão de como atuar em um serviço aeromédico e as possíveis alterações fisiológicas de um paciente em estado grave na altitude.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Gestão de equipes nos serviços de saúde. Gestão de unidades assistenciais em saúde. Conceito de saúde. Organização dos serviços de saúde. Liderança e gestão. Liderança em contextos organizacionais. Desenvolvimento de líderes. A questão da liderança.

Observação: É possível haver alterações nessa Matriz Curricular, visando à otimização do curso.

(*) Essas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial. 

Coordenador Técnico


Prof. Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial, Especialista por Notório Saber em Enfermagem Aeroespacial pela ABRAERO, Mestrando em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Coordenador do SAMU da Região Metropolitana de Curitiba, Professor de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.


Professor


Enfº Jefferson Rank

- Enfermeiro IESC (Instituto Educacional de Santa Catarina); - Especialista em Terapia Intensiva UNIASSELVI; - Operador Aerotatico do Batalhão de Aviação da Policia Militar de SC; - Fire Instructor Texas A&M University Pro-Board NFPA 1041; - Incident Safety Officer (FEMA-USA); - Medical Team Specialist (TEEX - USA); - Operador em Medicina Tática (CIEMTED - Colômbia); - Instrutor na Escola para Bombeiros em Espanhol da TEEX Fire School USA; - Autor do livro "Resgate com cordas - nível Operações"


Professora


Profa. MSc. Dayanne Granetto

Com larga experiência na assistência e gestão de Enfermagem no pré-natal, parto, nascimento e puerpério na Atenção Primária à Saúde e na área Hospitalar. Realiza consultoria e capacitação na área do pré-natal na Rede de Saúde Pública em parceria com a Rede Cegonha. É professora universitária há 12 anos, portanto conhece, vivencia, pesquisa e estuda constantemente as ações e práticas nos diferentes setores de Saúde, relacionados a atenção à mulher e recém-nascido no período gravídico-puerperal. Seu Stricto Sensu, em Mestrado, deu-se pelo programa de Produção/construção de conhecimento, Educação, processos socioculturais e Saúde da UNIPLAC. É Especialista em Obstetrícia e Ginecológica pelo SENAC. Graduada em Enfermagem com Licenciatura e Bacharelado pela UNIPLAC. Presta atendimento domiciliar ao pré-natal, pré-parto e puerpério. É coordenadora, professora e supervisora dos estágios obrigatórios do curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da Faculdade CENSUPEG, desde sua implantação em 2012.


Professora


Profa. Ladyanne Kessin Flores

Doutoranda em Gestão do Cuidado em Saúde e Enfermagem pela UFSC; Mestre profissional em Enfermagem pela UFSC (2023) - com desenvolvimento do primeiro protocolo e primeiro algoritmo de ultrassom à beira leito no exame físico do enfermeiro a nível mundial. Esp. em Controle de Infecção (SBIAE); Esp. em Saúde da Família; Esp. em Unidade de Terapia Intensiva; MBA em Gestão Hospitalar (UniBF); Esp. em Enfermagem em Cardiologia e Urgência e Emergência (Censupeg). Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Unifacvest (2015). Atualmente enfermeira gestora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em um hospital de grande porte da serra catarinense, atuou por dez anos em Unidade de Terapia Intensiva, docente da UNIFACVEST, pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein, professora titular da Faculdade Censupeg dos cursos de Pós-graduação em Enfermagem.


Professora


Profa. Vanessa Cruz Corrêa Weissenberg

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem com ênfase em Simulação Clínica - UFSC, Especialista em Urgência e Emergência - CENSUPEG, Especialista em Enfermagem em Saúde da Família –UNIBF. Mais de 10 anos de vivencia pratica na enfermagem assistência em um hospital de grande porte da serra catarinense. Atualmente Docente do Curso de Enfermagem e de Odontologia do Planalto Catarinense - UNIPLAC, disciplina de Anatomia, Farmacologia, Pesquisa em Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica. Supervisora de estágios de Semiologia do curso de graduação de enfermagem da Uniplac. Colunista na área da saúde no portal scc10.


Professora


Profa. Tatiana Melissa Lanski Cavazotti

Coordenadora de Enfermagem nas Unidades Críticas do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba - PR, Docente de Graduação de Enfermagem pela Faculdades Pequeno Príncipe, Docente de Pós Graduação de Enfermagem pela Faculdade Censupeg, Especialista em Gestão Hospitalar pela Pontifica Universidade Católica do Paraná, Enfermagem em UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal pela FAVENI, Enfermagem em cardiologia e Hemodinâmica pela CENSUPEG, Enfermagem em radiologia e imaginologia pela UNYLEYA, especializanda em Enfermagem em Gestão de Pessoas e Marketing pela faculdade ProMinas.


Professor


Prof. Carlos Martins

Enfermeiro (UNIFACVEST), especialista em Urgência e Emergência (Censupeg). Pós-graduado em Gestão Pública (IFSC), Pós-graduado em Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família e Saúde Mental (DNA). Mestre em Neurociências (UFSC), e doutorando em Neurociências (UFSC). Prêmio Juarez Aranha Ricardo pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Título de Junior Scientist pela The American Society of Chemistry e RECONHECIDO como jovem talento pelo Departamento de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP). Intitulado "Lenda SOLACYT" pela Sociedad Latinoamericana de Ciências y Tecnologia Aplicada. Finalista da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF 2021 - Phoenix, Arizona e 2023 - Dallas, Texas) e do Edinburgh International Science Festival (Escócia). Premiado pela UNESCO e pela Genius Olympiad em Nova York. Atualmente, enfermeiro emergencista no Centro de Pesquisas Oncológicas. Professor Universitário e presidente do Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos - INFOMATRIX BRASIL - membro da Sociedad Latinoamericana de Ciências y Tecnologia Aplicada (SOLACYT). Linha de pesquisa neurobiologia das doenças neurológicas imunomediadas, com foco em dor crônica (Fibromialgia), Transtorno do Estresse Pós-Traumático, depressão e doenças autonômicas.


Professor


Enfº Jair Wanderlei Arruda Pereira

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia - UNIVALI Especialista em Administração com ênfase em Saúde Pública - INBRAPE ( UNC ) Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde – CENSUPEG Vasto conhecimento em área de Dependência Química, Saúde Mental, Urgência e Emergência, UTI e Docência.


Professora


Enfª Francislene de Fátima Cordeiro Petz

Graduada em Enfermagem - Universidade Tuiuti do Paraná Pós-Graduação em Auditoria e Gestão em Saúde Doutora em Enfermagem - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná-UFPR Mestrado em Enfermagem - Universidade Federal do Paraná Docente do Departamento de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Possui uma Vasta experiência nas áreas de Terapia Intensiva, Cuidado a Pacientes Críticos, Centro Cirúrgico, Transplante de Medula, Saúde do Adulto e Idoso e Docência Universitária. Membro do grupo de pesquisa “Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Saúde e Enfermagem” da UFPR. Desenvolve pesquisas de revisão sistemática, com referencial da Pratica Baseada em Evidências (PBE), para subsidiar a prática clínica.


Professora


Enfª Giovana Fratin

Graduada em Enfermagem – PUCPR Especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem – PUCPR Especialista em Auditoria e Saúde do Trabalhador Mestrado em Enfermagem – UFPR Enfermeira Intervensionista SAMU Curitiba Operadora de Suporte Médico do SAMU Curitiba Diretora de Ensino no Instituto Vechi & Fratin Gerente de Atenção as Urgências do Estado do Paraná. Membra da Foça Nacional do SUS Profissional com ampla vivência em cargos de gestão pública, com atuação em serviços de atenção primária, unidades de urgência, central de regulação de leitos e de urgência, e hospitalar.


Professora


Profa. Dra. Eleine Maestri

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), título obtido em 2016. Mestre em Enfermagem - área de concentração: Filosofia, Sociedade e Saúde pela UFSC (2008). Graduada em Enfermagem pela UFSC (1998). Especialização em Enfermagem Obstétrica na UFSC (2000), Especialização em Formação Pedagógica na Área da Saúde: Enfermagem na FioCruz (2003), Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva e Emergência na UNISUL (2007). Possui experiência em Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Unidade Coronariana, Hemodinâmica e Unidade de Terapia Intensiva. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, desenvolvendo suas atividades docentes de ensino, pesquisa e extensão com ênfase no Cuidado ao Adulto, Educação e Formação Profissional na Saúde, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Segurança do Paciente, Humanização e Acolhimento, Processo de Morte e Morrer. Desenvolveu cargo de gestão na coordenação do curso de Enfermagem de julho de 2017 a maio de 2019.