Enfermagem em UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com simulações realísticas em sala de aula.

  • Corpo docente composto por Mestres e Doutores Enfermeiros que são referências em suas respectivas áreas no Brasil.

  • Seguindo as portarias vigente, permite o Enfermeiro(a) a assumir concursos públicos, onde nos editais solicitando titulação latu-sensu em Enfermeiro Intensivista.

  • O curso qualifica o Enfermeiro (a) para atuar na área gerencial dos serviços de UTI seguindo a RDC 26.

  • Titulação de Enfermeiro (a) Intensivista em sua carteira do Coren conforme Resolução 625/20 do COFEN, após envio de documentação para o órgão.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o Enfermeiro (a) Intensivista, buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral em unidades de terapia intensiva (UTI) adulta, pediátricas e neonatais com pacientes de alto risco baseado nas evidências científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.

A alta complexidade dos pacientes internados dentro de uma UTI, exige que o Enfermeiro (a) para atuar neste setor, tenha uma visão sistêmica do processo de cuidado deste paciente, proporcionando assim uma melhor qualidade de atendimento. Frente a está necessidade, a Faculdade Censupeg elaborou este curso onde o aluno irá desenvolver a habilidade para atuar nos 3 setores de Terapia Intensiva: Adulto, Pediátrica e Neonatal. 

Durante a formação o (a) Enfermeiro (a) irá realizar práticas em sala de aula como intepretação de exames laboratoriais, manutenção de vias aérea, passagem de máscara laríngea, entre outras práticas, todas em simuladores realísticos. 

O curso de terapia intensiva oferecido pela Faculdade CENSUPEG tem mais de 30 (trinta) turmas formadas e diversas em andamento por todo território nacional, oportunizando a diversos Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeiro (a) Intensivista.

Objetivos: 
* Promover o aprofundamento de conhecimentos na Enfermagem em UTI Adulto, neonatal e Pediátrica, favorecendo uma reflexão crítica sobre o papel do Enfermeiro (a) e sua atuação como agente de mudança na equipe multidisciplinar. 
* Qualificar profissionais, proporcionando recursos teóricos e práticos para o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem ao paciente crítico. 
* Instrumentalizar o profissional para a realização de procedimentos de alta complexidade em pacientes críticos, bem como reconhecer as necessidades de atuação. 
* Desenvolver a habilidade de manejo com equipamentos e procedimentos tecnológicos inerentes à terapia do paciente crítico. 
* Propiciar subsídios para a atuação multidisciplinar em Enfermagem.

Público- Alvo:
  
Enfermeiros (as).

Formato do Curso: 
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • As devidas atribuições em um departamento de urgência e emergência, visando o Código de Ética Profissional.
  • A importância das relações interpessoais e as ações psicológicas aplicadas em UTI, tanto no paciente, quanto para os familiares.
  • Exames laboratoriais da execução à interpretação: Bioquímica do Sangue, Hormônios, Provas Sorológicas/Imuno-hematológicas, Imunologia, Urianálise, Parasitologia, Microbiologia, Espermograma, Líquor, Hematologia, Hemostasia. Eritrograma: anemias e transfusões de hemoderivados. Leocograma e infecções virais e bacterianas. Plaquetograma e provas de coagulação. Gasometria distúrbios ácido/base metabólicos e respiratórios. Enfoque em Adulto, Neonatal e Pediátrico. Hemograma e Eletrocardiograma.
  • Fornecer ao profissional de enfermagem fundamentos teóricos básicos sobre fármacos e medicamentos, visando ampliá-los no dia a dia do serviço de terapia intensiva (Adulto, Neonatal e Pediátrico). Aprimorar as bases do conhecimento técnico e científico, com ênfase na correlação farmacocinética-farmacodinâmica, necessário para uma abordagem apropriada e oportuna da farmacoterapia em UTI, além disso, despertar no profissional a necessidade de sua atuação em equipe multidisciplinar para apropriar o uso racional dos medicamentos para pacientes em estado crítico (Adulto, Neonatal e Pediátrico).
  • Os padrões de qualidade que têm por objetivo promover melhorias específicas e ações que garantam a segurança do paciente na prestação do cuidado, destacando as áreas mais sensíveis da assistência à saúde e apresentando soluções seguras para essas questões.
  • A mecânica ventilatória pulmonar. A importância de um ventilador mecânico bem regulado. Os padrões respiratórios e neurológicos de um paciente grave.
  • Fundamentação para elucidação dos cuidados de saúde pelos diversos profissionais intensivistas ao paciente com infecção hospitalar. Medidas de prevenção e controle de infecções aos pacientes de UTI. Monitoramento dos principais parâmetros de gravidade de infecção. Cuidados do paciente numa atenção integral, humanizada e multidisciplinar. Os princípios estabelecidos pela ética e bioética profissional no processo de cuidado e trabalho na UTI.
  • Patologias cardíacas, pediátricas e neonatal. Cardiopáticas congênitas no neonatal. Oxigenação e suas peculiaridades no neonatal. Cirurgias cardíacas. Procedimentos cirúrgicos e seus cuidados no pós-operatório.
  • Reconhecimento e estabilização de vítimas com trauma de tórax, tal como, reconhecimento e estabilização de pacientes com emergências respiratórias.
  • Patologias relacionadas as Síndromes Coronarianas Agudas com o devido reconhecimento, atendimento e cuidados. Atendimento a parada cardiorrespiratória com manejo de vias aéreas.
  • Reconhecimento e estabilização dos principais distúrbios renais e metabólicos, como doenças renais, transplante renais, infecções renais, hemodiálise e dialise peritoneal, juntamente com os distúrbios ácido base.
  • Entendimento sobre os cuidados, prescrição e intervenções de enfermagem no paciente adulto em UTI.
  • Entendimento sobre os cuidados, prescrição e intervenções de enfermagem no paciente pediátrico em UTI.
  • Entendimento sobre os cuidados, prescrição e intervenções de enfermagem no paciente recém-nascido internado em UTI.
  • Estudo das peculiaridades de prontuário eletrônicos e prontuário físico, identificando suas fragilidades.
  • Explicitação da teoria relacionada ao processo da morte e do morrer, tendo em vista um atendimento digno ao paciente e seus familiares.
  • Conhecer os dispositivos de monitorização em UTI, conhecendo as principais tecnologias de monitorização e seus devidos paramentos vitais dos pacientes.
  • Capacidade de se comunicar de forma eficaz. Habilidades de Liderança. Capacidade de gerenciamento do tempo. Habilidades de trabalho em equipe. Gestão de processos de qualidade. Desenvolvimento Profissional. Desenvolvimento de líderes. Conceito de hospital. Tarefas e habilidades do administrador hospitalar. Funções e problemas enfrentados pelo administrador hospitalar.
  • Caracterização sobre os princípios da epidemiologia voltada para os estudos da saúde.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica- pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Coordenador Técnico


Prof. Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial, Especialista por Notório Saber em Enfermagem Aeroespacial pela ABRAERO, Mestrando em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Coordenador do SAMU da Região Metropolitana de Curitiba, Professor de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.


Professora


Profa. Ladyanne Kessin Flores

Doutoranda em Gestão do Cuidado em Saúde e Enfermagem pela UFSC; Mestre profissional em Enfermagem pela UFSC (2023) - com desenvolvimento do primeiro protocolo e primeiro algoritmo de ultrassom à beira leito no exame físico do enfermeiro a nível mundial. Esp. em Controle de Infecção (SBIAE); Esp. em Saúde da Família; Esp. em Unidade de Terapia Intensiva; MBA em Gestão Hospitalar (UniBF); Esp. em Enfermagem em Cardiologia e Urgência e Emergência (Censupeg). Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Unifacvest (2015). Atualmente enfermeira gestora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em um hospital de grande porte da serra catarinense, atuou por dez anos em Unidade de Terapia Intensiva, docente da UNIFACVEST, pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein, professora titular da Faculdade Censupeg dos cursos de Pós-graduação em Enfermagem.


Professora


Profa. Vanessa Cruz Corrêa Weissenberg

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem com ênfase em Simulação Clínica - UFSC, Especialista em Urgência e Emergência - CENSUPEG, Especialista em Enfermagem em Saúde da Família –UNIBF. Mais de 10 anos de vivencia pratica na enfermagem assistência em um hospital de grande porte da serra catarinense. Atualmente Docente do Curso de Enfermagem e de Odontologia do Planalto Catarinense - UNIPLAC, disciplina de Anatomia, Farmacologia, Pesquisa em Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica. Supervisora de estágios de Semiologia do curso de graduação de enfermagem da Uniplac. Colunista na área da saúde no portal scc10.


Professora


Profa. Tatiana Melissa Lanski Cavazotti

Coordenadora de Enfermagem nas Unidades Críticas do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba - PR, Docente de Graduação de Enfermagem pela Faculdades Pequeno Príncipe, Docente de Pós Graduação de Enfermagem pela Faculdade Censupeg, Especialista em Gestão Hospitalar pela Pontifica Universidade Católica do Paraná, Enfermagem em UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal pela FAVENI, Enfermagem em cardiologia e Hemodinâmica pela CENSUPEG, Enfermagem em radiologia e imaginologia pela UNYLEYA, especializanda em Enfermagem em Gestão de Pessoas e Marketing pela faculdade ProMinas.


Professor


Prof. Carlos Martins

Enfermeiro (UNIFACVEST), especialista em Urgência e Emergência (Censupeg). Pós-graduado em Gestão Pública (IFSC), Pós-graduado em Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família e Saúde Mental (DNA). Mestre em Neurociências (UFSC), e doutorando em Neurociências (UFSC). Prêmio Juarez Aranha Ricardo pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Título de Junior Scientist pela The American Society of Chemistry e RECONHECIDO como jovem talento pelo Departamento de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP). Intitulado "Lenda SOLACYT" pela Sociedad Latinoamericana de Ciências y Tecnologia Aplicada. Finalista da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF 2021 - Phoenix, Arizona e 2023 - Dallas, Texas) e do Edinburgh International Science Festival (Escócia). Premiado pela UNESCO e pela Genius Olympiad em Nova York. Atualmente, enfermeiro emergencista no Centro de Pesquisas Oncológicas. Professor Universitário e presidente do Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos - INFOMATRIX BRASIL - membro da Sociedad Latinoamericana de Ciências y Tecnologia Aplicada (SOLACYT). Linha de pesquisa neurobiologia das doenças neurológicas imunomediadas, com foco em dor crônica (Fibromialgia), Transtorno do Estresse Pós-Traumático, depressão e doenças autonômicas.


Professora


Enfª Fabiana Brum Haag

Graduada em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem Doutorado em Ciências da Saúde Vasta experiência em urgência e emergência intra-hospitalar, terapia intensiva, cardiologia e docente de nível superior Pesquisadora clínica com ênfase em distúrbios da função cardiovascular e fatores de risco cardiovascular.


Professora


Enfº Neiva Prestes

Graduada em Bacharel Em Enfermagem UPF Especialista em Terapia Intensiva Especialista em Gestão Hospitalar Formação em Coaching e Líder Coach - Escola de Coaching Express Condor Blanco Internacional Possui vasta experiência em Urgência e Emergência Intra-hospitalar, Terapia Intensiva, Cardiologia, Hemodinâmica e Gestão em Serviços de Saúde sendo diretora de uma grande hospital do Oeste Catarinense por mais de 10 anos.


Professora


Enfª Francislene de Fátima Cordeiro Petz

Graduada em Enfermagem - Universidade Tuiuti do Paraná Pós-Graduação em Auditoria e Gestão em Saúde Doutora em Enfermagem - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná-UFPR Mestrado em Enfermagem - Universidade Federal do Paraná Docente do Departamento de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Possui uma Vasta experiência nas áreas de Terapia Intensiva, Cuidado a Pacientes Críticos, Centro Cirúrgico, Transplante de Medula, Saúde do Adulto e Idoso e Docência Universitária. Membro do grupo de pesquisa “Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Saúde e Enfermagem” da UFPR. Desenvolve pesquisas de revisão sistemática, com referencial da Pratica Baseada em Evidências (PBE), para subsidiar a prática clínica.


Professora


Profa. Dra. Eleine Maestri

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), título obtido em 2016. Mestre em Enfermagem - área de concentração: Filosofia, Sociedade e Saúde pela UFSC (2008). Graduada em Enfermagem pela UFSC (1998). Especialização em Enfermagem Obstétrica na UFSC (2000), Especialização em Formação Pedagógica na Área da Saúde: Enfermagem na FioCruz (2003), Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva e Emergência na UNISUL (2007). Possui experiência em Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Unidade Coronariana, Hemodinâmica e Unidade de Terapia Intensiva. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, desenvolvendo suas atividades docentes de ensino, pesquisa e extensão com ênfase no Cuidado ao Adulto, Educação e Formação Profissional na Saúde, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Segurança do Paciente, Humanização e Acolhimento, Processo de Morte e Morrer. Desenvolveu cargo de gestão na coordenação do curso de Enfermagem de julho de 2017 a maio de 2019.