Engenharia de Controle e Automação

Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo

  • Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A Engenharia de Controle e Automação, hoje, traz consigo reflexões sobre as rápidas e contínuas modificações que apresentam o mundo e a sociedade contemporâneos. Estas modificações implicam em tecnologia, desenvolvimento, transformações no próprio modo de vida do homem que necessariamente devem ser incorporadas a formação dos futuros profissionais. Do engenheiro de Controle e Automação são esperadas soluções criativas, pertinentes, significativas, conscientes, competentes, econômicas e confortáveis, que requerem não só criatividade e conhecimento técnico, mas comportamento ético, compromisso social, formação cultural e sensibilidade. Deste modo a multidisciplinaridade e versatilidade são características marcantes deste profissional e de todo seu processo de formação, que compreende uma forte base das ciências exatas (física, matemática, etc.), aplicadas à atividade projetual. 

A preparação para o exercício da cidadania reclama, ainda, a oportunidade de uma formação que possa ser integrada às múltiplas demandas sociais verificadas atualmente. A perspectiva de futuro enuncia uma série de novas demandas: sociais, de sujeitos com novas concepções tecnológicas, éticas, técnicas, de especialização, de novas formas organizativas do exercício profissional, bem como demandas de novos prismas científicos e de atualização de paradigmas.  

A Engenharia de Controle e Automação distingue-se por ser uma engenharia de interação, onde o produto principal é a criação de sistemas de controle e automação que, como mencionado, são necessários para uma ampla quantidade de atividades econômicas. A área de ação abarca também para a automação de serviços, o que reflete um formidável campo de atuação do egresso, que além disso se integra a interesses regionais, tanto em afinidade ao mercado de trabalho como a geração de riqueza.

Grau Acadêmico:
Bacharel.

Oferta:
Unidades CENSUPEG de Araquari/SC, Barra Velha/SC, Campos dos Goytacazes/RJ, Casimiro de Abreu/RJ, Criciúma/SC, Guarapuava/PR, Igrejinha/RS, Irineópolis/SC, Jaraguá do Sul/SC, Joinville/SC, Macaé/RJ, Otacílio Costa/SC, Penha/SC, Ponta Grossa/PR, São Fidélis/RJ.

Mercado de Trabalho:
Gerenciamento de Projetos de Automação em Máquinas e Equipamentos em Metalúrgicas, Indústrias Eletrônicas, Automobilísticas, de Gás e de Petróleo. Automação Residencial, Hospitalar e em Sistemas de Trânsito. Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução ao Empreendedorismo na Engenharia. Conceitos básicos de empreendedorismo. Papel do empreendedorismo na engenharia. Identificação de Oportunidades de Negócios. Pesquisa de mercado e análise de tendências. Identificação de lacunas no mercado. Desenvolvimento de Modelos de Negócios. Modelos de negócios para empresas de engenharia. Estratégias de monetização. Processo de Inovação na Engenharia. Design thinking e abordagens criativas. Prototipagem e teste de conceitos. Viabilidade Técnica e Econômica.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo; Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Apresenta o conceito de Engenharia, abordando as funções e áreas de atuação dos engenheiros, e as competências e habilidades. Trata das atribuições e responsabilidades legais dos engenheiros, ressaltando as questões de ética profissional e o papel do CREA / CONFEA. Explica a abordagem e a resolução de problemas característicos da engenharia. Expõe o conceito de projeto de engenharia e suas diversas etapas. Trata, ainda, das relações humanas do engenheiro na empresa e destaca a importância da gestão do tempo na profissão.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceitos Elementares, Função do 1º grau, Função do 2º grau, Função Exponencial, Transformação de Unidades, Trigonometria no triângulo retângulo, área e perímetro de figuras planas, porcentagem.
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Expõe os conceitos básicos da geometria descritiva e define o desenho técnico explicando sua origem e formas de elaboração, e ressaltando as questões de padronização e as normas da ABNT. Apresenta regras para o desenho a mão livre e instrumentado. Trata dos tipos de escala e das cotas utilizadas nos desenhos e apresenta as diversas possibilidades e vistas empregadas na representação de formas tridimensionais.
  • Período: 2° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda a geometria analítica no plano e no espaço; definir construções fundamentais como as de retas paralelas e perpendiculares; estuda a circunferência e as cônicas. Estuda a álgebra matricial e suas propriedades, os vetores, sua representação gráfica em R² e R³ e as operações em Rn; definir espaços vetoriais e os conceitos de dependência linear, independência linear, gerador, base e dimensão; apresenta como transformações lineares, os autovalores e autovetores, associando-os com as aplicações da álgebra linear.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Compreensão do desenvolvimento e interpretação de projetos de Engenharia que tenham o desenho como instrumento de execução em conjunto com a fundamentação dos conceitos de geometria, construções geométricas, tangências, concordâncias e normas técnicas. Utilização da escala e da cotagem no dimensionamento dos elementos lineares do desenho. Construção das vistas ortogonais dos volumes nos planos de projeção e perspectivas. Domínio na utilização de software por meio do uso correto e adequado dos comandos desse aplicativo.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Fundamentos de Segurança no Trabalho; Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho; Acidente de Trabalho; Ergonomia; Doenças ocupacionais; Síndrome de Burnout; Higiene e Qualidade de Vida no Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Programas de saúde e segurança ocupacional; Acidente de trabalho: Papel da CIPA e SESMT; Riscos Ocupacionais; Acidente de trabalho.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Resolução de problemas computacionais. Manipulação de variáveis. Elaboração de algoritmos utilizando os fluxos sequencial, condicional e repetições. Uso de Vetores e Matrizes no tratamento de conjuntos de dados, bem como registros. Estudo dos conceitos de sub-rotinas e funções.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Estuda os conceitos de limites e continuidade de funções. Introduz o conceito de derivada de uma função, desenvolvendo competências para tratar de derivadas de funções simples e de funções compostas e contextualizando como aplicações de derivada. Apresenta o conceito de cálculo de integrais imediatas e discute métodos de integração de funções e suas aplicações práticas.
  • Período: 3° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda como propriedades físicas e áreas da matéria, ressaltando a importância das ligações para a compreensão do comportamento dos materiais em Engenharia. Trata da estequiometria, explicando o cálculo dos coeficientes de compostos e as proporções dos reagentes e dos produtos. Apresenta os elementos de superfície em que se tem a transferência de cargas demonstrando a importância da eletroquímica em diversas situações de engenharia.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Apresenta as diferentes famílias de materiais sólidos e sua classificação. Correlaciona o arranjo atômico (estrutura cristalina) com o comportamento e as propriedades macroscópicas dos materiais cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos. Mostra aplicações típicas dos materiais de engenharia em função das suas propriedades.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Desenvolve o conceito de Equações Diferenciais Ordinárias e as técnicas básicas de resolução, por meio da modelagem matemática de hipóteses concretas. Introduz noções de sequências e séries, e dos processos de soma infinita. Aborda o desenvolvimento de funções em séries de Taylor. Descrever os principais elementos e resultados do cálculo integral de funções de duas e três variáveis, incluindo aplicações à teoria de campos vetoriais. Resumo dos conceitos fundamentais das integrais múltiplas, de linha e superfície.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos Fundamentais. Distribuição de Frequência. Tabelas e Gráficos. Medidas de Posição e Dispersão. Introdução à Probabilidade. Variáveis Aleatórias Unidimensionais. Esperança Matemática. Distribuições Discretas e Contínuas. Noções Elementares de Amostragem. Estimação Pontual. Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses. Correlação e Regressão.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceitua os modelos de movimento unidimensional, abordando vantagens e limitações, e estende tais conceitos para o movimento no plano. Descreve os princípios da dinâmica, com o estudo das leis de Newton e suas aplicações. Explica e relaciona os conceitos de trabalho, energia cinética e energia potencial, resolvendo problemas a partir da conservação da energia mecânica. Apresenta os conceitos de colisões através de práticas. Introduz os fundamentos do momento linear e do princípio do impulso, mostrando suas aplicações.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Definição de fluido e propriedades. Classificação de escoamentos: permanente/ transiente, laminar/turbulento, viscoso/não viscoso, incompressível/compressível. Hidrostática. Escoamento de fluidos. Equações básicas de dinâmica de fluidos. Escoamentos viscosos incompressíveis (externos e internos). Perda de carga em tubulações e perdas locais.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Discuta os fios elétricos, eletrostáticos e eletrodinâmicos em situações práticas. Fórmula problemas de quadros eletrostáticos e campos eletrostáticos, usando uma Lei de Coulomb. Definir corrente elétrica e resistência aplicada a circuitos elétricos. Descreve como propriedade e elementos das ondas mecânicas, classificando como de acordo com o tipo de propagação. Discute sobre o movimento ondulatório unidimensional e bidimensional, explicando o princípio da superposição e o surgimento das ondas estacionárias.
  • Período: 5° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda os conceitos fundamentais de força, decomposição de força, cálculo da força resultante, momento binário e condições de equilíbrio. Descreve e estuda diversos tipos de estruturas estáticas usuários em engenharia. Identifica as complicações mecânicas que atuam em elementos função: tração, compressão, cisalhamento, esmagamento e flexão pura e simples. Desenvolve os conceitos de tensões e deformações nas estruturas de carga axiais de tração e compressão e de estruturas de acordo com a flexão e torção. Explora a construção de diagramas de tensões de tração e compressão de esforços de flexão simples em sólidos. Relaciona os conceitos de tensão de cisalhamento, tensão normal, e distribuição de tensões e deformações nos corpos, com a forma micro estrutural do material em questão. Aborda a análise e dimensionamento de estruturas simples em relação à deformação, usando métodos de energia; de estruturas simples submetidas à torção; e de estruturas simples usando os conceitos.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Estuda os conceitos básicos de algoritmos. Aplica diversos tipos de dados, estruturas de controle e de decisão no desenvolvimento de algoritmos e as instruções e símbolos usados. Analisa e aplica estruturas de dados clássicas, listas, filas e pilhas, formas de implementação, árvores e grafos e métodos de ordenação e pesquisa com linguagem Python.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: População humana e recursos naturais renováveis e não renováveis. Interação entre o homem e seu ambiente natural ou construído. Análise de ambientes: diagramas energéticos e modelos. O homem e o ambiente: população, energia, clima, ecotoxicologia. Direito ecológico e política ambiental. Responsabilidade do profissional à sociedade e ao ambiente.
  • Período: 6° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda conceitos básicos da eletricidade. Descreve e classifica como fontes e trata a equivalência de resistores. Esclarece o funcionamento dos circuitos elétricos. Estabelece os teoremas de redes à análise de circuitos. Estuda a resposta em tensão ou corrente dos circuitos RL e RC, tanto em estado de transitório, quanto em estado permanente.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Enuncia as leis do Eletromagnetismo. Caracteriza as quadro que agem num campo eletromagnético. Enuncia a Lei de Faraday e utiliza em hipóteses. Aborda as Equações de Maxwell. Relaciona circuitos eletromagnéticos e propriedades dos materiais com as áreas de conversão de energia, transformadores, máquinas elétricas e sistemas de potência.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Teoria dos Conjuntos: definições, representação dos conjuntos, relações e operações. Técnicas de Contagem: métodos de enumeração, teorema binomial e princípio da casa dos pombos. Princípio da Indução Matemática: notação somatória e produtória, definição e método do princípio da indução. Álgebra booleana: simplificação de expressões booleanas. Lógica proposicional. Proposições e conectivos. Operações lógicas sobre proposições. Construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Sistema de controle e formas de representação para análise do comportamento dinâmico. Analisa a resposta e modela matematicamente a dinâmica de sistemas lineares, com suas características de desempenho com projetos de controle, os requisitos de estabilidade e erros estacionários. Exame do conceito de drivers, principais características e funções dos controles por realimentação e PID. Analisa sistemas pelo Método do Lugar das Raízes e o comportamento dinâmico para uma variação de parâmetros de controle.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Fundamentos da engenharia econômica. Fundamentos de matemática financeira: juros, taxas, fluxo de caixa, sistemas de amortização. Estimativas, riscos e incertezas. Retorno de investimento. Avaliação de alternativas econômicas.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Apresenta os tipos de sistemas de aterramento para instalações elétricas de acordo com a norma brasileira. Aborda os critérios de dimensionamento de condutores elétricos usados ​​em instalações de baixa tensão. Aplica uma metodologia de cálculo para projetos luminotécnicos. Desenvolve a representação nos diagramas elétricos, por meio de símbolos e legendas, da ligação dos diversos tipos de acionamentos de lâmpadas e pontos de força. Dimensão os componentes principais usados ​​na proteção de circuitos elétricos de baixa.
  • Período: 7° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda os fundamentos de modelagem matemática e as características dos modelos matemáticos. Introduz conceitos de modelagem e otimização. Descreve problemas de programação linear e aplica o método simplex para elaborar modelos de resolução de problemas. Aplica a análise de sensibilidade, modelos de fluxo em redes e programação linear inteira. Pesquisa operacional e management science. Descreve o processo de modelagem computacional e problemas de otimização. Analisa modelos de otimização lineares, não-lineares, discretos e mistos. Estuda, ainda, conceitos envolvidos nas restrições e aplicação do solver para problemas práticos.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Trata da análise e projeto de sistemas eletrônicos contendo amplificadores operacionais, transistores e diodos. Estabelece os conceitos básicos da análise e projeto de circuitos eletrônicos não lineares e resposta em frequência de amplificadores operacionais e transistorizados. Trata da análise e projeto de filtros ativos para tratamento e amplificação de sinais. Demonstra utilização de instrumentos eletrônicos, montagem e verificação de circuitos eletrônicos.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Examina a caracterização dos sinais e sistemas usados ​​em projetos e aplicações em diversos problemas de engenharia. Desenvolve uma modelagem matemática para sistemas lineares invariantes no tempo, explicando o teorema da convolução e suas aplicações. Descreve os sinais periódicos e não periódicos em frequência através da série e transformada de Fourier, aplicando na análise da resposta em frequência de sistemas lineares. Aborda a descrição de sinais e sistemas por meio da Transformada de Laplace e suas aplicações na modelagem.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Identifica os componentes de potência utilizados nos circuitos, suas características, funcionamento e dimensionamento. Descreve as especificações utilizadas para dimensionamento de circuitos eletrônicos de potência e alguns circuitos de proteção contra surtos de tensão e corrente. Avalia o funcionamento e as tipologias das fontes chaveadas básicas utilizadas no dia a dia, assim como outros tipos de fontes, seus componentes e aplicações. Examina as aplicações e diferenças entre os inversores de tensão e de frequência.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceito amplo de um processo de fabricação no setor metal mecânico. Processos de usinagem, conformação mecânica, fundição, soldagem e tratamento térmico. Noções de processos especiais de fabricação. Descrição dos diversos equipamentos utilizados. Soluções adotadas para automatizar o processo. Noções de interligação com outros setores (projeto, planejamento e montagem etc.).Fundamentos de pneumática e hidráulica: Conceitos básicos; simbologia; produção e distribuição de fluidos pressurizados. Componentes pneumáticos e hidráulica.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Apresenta as vantagens do sistema digital, resolvendo cálculos através da tabela-verdade dos operadores lógicos e mapa de Karnaugh. Explica a importância dos circuitos integrados analógicos e digitais à instrumentação, identificando sinais analógicos, digitais e portas lógicas. Classifica e diferencia os tipos de dispositivos lógicos programáveis. Identifica a diferença entre microprocessador e microcontrolador, relacionando os elementos da arquitetura interna de um microcontrolador e discutindo as aplicações industriais do
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introduz os conceitos de instrumentos de acordo com suas características básicas em processos. Trata de documentos de projetos de engenharia e do desenvolvimento de diagramas de instrumentação. Estabelece os princípios de funcionamento, analisando os sensores de pressão, nível de pressão e vazão. Aborda a medindo de posição, força, conjugado e aceleração. Apresenta os diversos tipos de válvulas automáticas e sistemas de acionamento, como inversores de frequência e servoacionamentos.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Explicação dos conceitos da conversão eletromecânica de energia, calculando o conjugado de relutância e de excitação. Identifica as características da operação de regime permanente do Motor de Indução Trifásica (MIT), permitindo o cálculo do conjugado de partida, conjugado nominal e o rendimento do MIT. Classifica como formas de partida e os controles de velocidade do MIT tratada para a seleção do MIT em aplicações industriais. Explica o princípio de funcionamento dos motores monofásicos. Aborda a especificação do MIT.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Arquiteturas de microprocessadores. Programação de microprocessadores: tipos e formatos de instruções, modos de endereçamento, linguagens assembly ou C. Memória. Entrada/Saída. Dispositivos periféricos, interrupção, acesso direto a memória. Barramentos padrões. Ferramentas para análise, desenvolvimento e depuração. Projetos com microprocessadores. Programação de microcontroladores, uso de ferramentas de análise, desenvolvimento e depuração. Projeto de aplicações com microprocessadores.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
  • Período: 10° Semestre | Carga Horária: 70 horas | Ementa: A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo. Produção do Trabalho Final.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução ao controle discreto de sistemas. Resposta temporal de sistemas discretos. Projeto de compensadores para sistemas amostrados: critérios temporais, controladores de estrutura fixa (PID digital, outros). Relação e mapeamento entre o plano S e o plano Z. Aquisição de dados e componentes de interface. Teorema de Shannon. Estabilidade de modelos discretos. Robustez da estabilidade. Digitalização do projeto contínuo. Efeitos da quantização. Aproximações de Euler e Tustin. Ajuste de Ziegler Nichols.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução à tecnologia de redes industriais. Conceitos de camadas OSI. Topologia física de redes. Meio físico de transmissão. Noções de algoritmos de acesso ao barramento. Protocolos de comunicação de redes industriais. Ferramentas de desenvolvimento de sistemas supervisórios.
  • Período: 10° Semestre | Carga Horária: 70 horas | Ementa: A visão integrada da automação industrial. Os diferentes subsistemas do CIM: comunicação, gestão hierarquizada, interfaces e subsistema físico. O subsistema físico: caracterização de componentes; equipamentos de transporte e manuseio. O Sistema Transporte como elementos de integração. Células e Sistemas Flexíveis de Manufatura: sua situação no CIM, diferentes configurações (leiaute, sistemas de transporte, filosofia de operação). Controle de FMS's: o nível de supervisão/monitoração (métodos e ferramentas). A Automatização Integrada dos Sistemas de Manufatura: métodos e ferramentas.

Coordenadora


Profa. MSc. Katiana da Silva Estevam

Mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora dos Cursos de Tecnologia da Faculdade CENSUPEG. Possui 21 anos de experiência na área de TI sendo os últimos 11 anos em contratos de outsourcing tanto no Brasil quanto no exterior. Atuou em equipes de especificação, desenvolvimento, testes e mantenimento de softwares em empresas dos segmentos financeiro e de telecomunicações, incluindo fábricas de software. Liderando equipes multidisciplinares, consolidou sua carreira como Gerente de TI participando de projetos de certificação em distintas empresas do ramo. Por vários anos consecutivos recebeu título de destaque por alta performance. Possui ainda experiência com pesquisa científica e curadoria de disciplinas nos diferentes cursos de tecnologia.