Engenharia de Software

Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo

  • Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O profissional do curso de graduação em Engenharia de Software terá uma concreta formação técnico-científica e profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, ponderando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em observação às demandas da sociedade.

Além de possuir sólida formação em desenvolvimento de software, deve possuir sólida formação em Ciência da Computação, visando a criação de sistemas de software de alta qualidade de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente, que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas. O bacharel em Engenharia de Software deve estar apto a desenvolver software, de forma qualificada, que colaborem à resolução de problemas do mundo contemporâneo. Necessita compreender os procedimentos de desenvolvimento e de manutenção de software, operar explicitamente em sua definição e melhoria com vistas a produzir software para os mais diferentes domínios e finalidades, analisando a especificidade de cada projeto, com metodologias, técnicas e instrumentos adequados. Desse modo é importante que ele apresente domínio de metodologias e de técnicas de desenvolvimento de software, disposição para trabalhar em equipe nas mais diferentes atividades envolvidas no desenvolvimento de software.

Grau Acadêmico:
Bacharel.

Oferta:
Unidades CENSUPEG de Araquari/SC, Barra Velha/SC, Campos dos Goytacazes/RJ, Casimiro de Abreu/RJ, Criciúma/SC, Guarapuava/PR, Igrejinha/RS, Irineópolis/SC, Jaraguá do Sul/SC, Joinville/SC, Macaé/RJ, Otacílio Costa/SC, Penha/SC, Ponta Grossa/PR, São Fidélis/RJ.

Mercado de Trabalho:
Desenvolvedor de Softwares e APPs, Desenvolvedor de Sistemas de Gerenciamento para Empresas, Suporte e Manutenção de Sistemas, Desenvolvedor de Jogos, Empreendedorismo na Tecnologia, Consultoria, Pesquisa e Desenvolvimento.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução ao Empreendedorismo na Engenharia. Conceitos básicos de empreendedorismo. Papel do empreendedorismo na engenharia. Identificação de Oportunidades de Negócios. Pesquisa de mercado e análise de tendências. Identificação de lacunas no mercado. Desenvolvimento de Modelos de Negócios. Modelos de negócios para empresas de engenharia. Estratégias de monetização. Processo de Inovação na Engenharia. Design thinking e abordagens criativas. Prototipagem e teste de conceitos. Viabilidade Técnica e Econômica. Avaliação de via
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos huma
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Apresenta o conceito de Engenharia, abordando as funções e áreas de atuação dos engenheiros, e as competências e habilidades. Trata das atribuições e responsabilidades legais dos engenheiros, ressaltando as questões de ética profissional e o papel do CREA / CONFEA. Explica a abordagem e a resolução de problemas característicos da engenharia. Expõe o conceito de projeto de engenharia e suas diversas etapas. Trata, ainda, das relações humanas do engenheiro na empresa e destaca a importância da gestão do tempo na profissão.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Ciência e conhecimento científico; Introdução ao Método de Pesquisa; Apresentação de pesquisa; A natureza do conhecimento; Ética na pesquisa; Tipos de pesquisa; Técnicas de pesquisa; Planejamento e projeto de pesquisa; Contextualização de pesquisa; Análise de Dados e Métodos de Coleta; Hipóteses de pesquisa; Normas da ABNT.
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Teoria dos conjuntos. Contagem. Relações. Funções. Cálculo proposicional. Cálculo de predicados e métodos de demonstração.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Computadores: histórico, componentes, tecnologias, famílias. Conceituação de sistemas numéricos e mudança de base. Introdução aos circuitos digitais: portas lógicas AND, OR, OT, XOR. Unidade lógico-aritmética. Unidade de controle. Hierarquia de memória. Sistemas e interfaces de entrada e saída. Caracterização da organização de sistemas de computação e detalhamento de subsistemas: memória, processador, dispositivos de entrada e saída de dados e barramentos. Caracterização das interfaces paralela e serial. Caracterização de a
  • Período: 2° Semestre | Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aborda a geometria analítica no plano e no espaço; definir construções fundamentais como as de retas paralelas e perpendiculares; estuda a circunferência e as cônicas. Estuda a álgebra matricial e suas propriedades, os vetores, sua representação gráfica em R² e R³ e as operações em Rn; definir espaços vetoriais e os conceitos de dependência linear, independência linear, gerador, base e dimensão; apresenta como transformações lineares, os autovalores e autovetores, associando-os com as aplicações da álgebra linear.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Fundamentos de Segurança no Trabalho; Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho; Acidente de Trabalho; Ergonomia; Doenças ocupacionais; Síndrome de Burnout; Higiene e Qualidade de Vida no Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Programas de saúde e segurança ocupacional; Acidente de trabalho: Papel da CIPA e SESMT; Riscos Ocupacionais; Acidente de trabalho.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: As organizações. A Administração e suas funções. Liderança. O empreendedor e a atividade empreendedora. Tipos de empreendedorismo. Plano de negócios. Aspectos e formalidades legais na constituição da empresa. O planejamento estratégico do negócio.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Estuda os conceitos de limites e continuidade de funções. Introduz o conceito de derivada de uma função, desenvolvendo competências para tratar de derivadas de funções simples e de funções compostas e contextualizando como aplicações de derivada. Apresenta o conceito de cálculo de integrais imediatas e discute métodos de integração de funções e suas aplicações práticas.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Formas de representação do pensamento lógico através de técnicas de desenvolvimento de algoritmos. Conceituação de algoritmo. Formas de representação de um algoritmo. Desenvolvimento de algoritmo através de refinamentos sucessivos. A técnica de divisão para conquistar. Algoritmos recursivos. Correção e otimização de algoritmos. Implementação de algoritmos em linguagem procedimental. Estruturas básicas de dados. Estruturas algorítmicas em nível de comandos.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos Fundamentais. Distribuição de Frequência. Tabelas e Gráficos. Medidas de Posição e Dispersão. Introdução à Probabilidade. Variáveis Aleatórias Unidimensionais. Esperança Matemática. Distribuições Discretas e Contínuas. Noções Elementares de Amostragem. Estimação Pontual. Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses. Correlação e Regressão.
  • Modelo relacional: conceitos, restrições de integridade, álgebra relacional. Modelagem de banco de dados, diagrama entidade relacionamento, normalização. Linguagens de manipulação e definição de dados, SQL
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Exceções. Computação paralela com Threads. Integração com BD. Interface gráfica.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Tipologias. Sinalização no meio de transmissão. Protocolos e serviços de comunicação. Arquiteturas de protocolos. Interconexão de redes. Planejamento e gerência de redes. Segurança e autenticação. Arquitetura TCP/IP. Evolução do padrão Ethernet. Redes sem fio. Tendências em redes de computadores.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Histórico e funções dos Sistemas Operacionais. Tipos de sistemas operacionais. Serviços dos sistemas operacionais. Estruturação de um sistema operacional: gerência de memória, gerência do processador, gerência de entrada e saída, sistemas de arquivos. Sistemas Operacionais atuais.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos de computação paralela. Paralelização de programas. Algoritmos paralelos. Conceitos de sistemas distribuídos. Comunicação entre processos (IPC). Objetos distribuídos e invocação remota. Algoritmos distribuídos. Sistemas de grids e clusters computacionais. Computação em nuvens.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Representação básica de Dados; Estruturas Lógicas e suas Implementações; Tabelas; Listas Lineares: listas ordenadas, listas encadeadas e suas variações, listas com disciplinas de acesso (pilha e fila). Árvores e suas Generalizações: árvores binárias, árvores de busca, árvores balanceadas; Algoritmos para pesquisa e ordenação interna; Tabelas Hash; Organização de arquivos; Grafos
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Modelos de ciclo de vida de software. Processos de ciclo de vida de software. Métodos ágeis. Notação para definição de processos. Fundamentos de melhoria de processo de software. Métricas de processo. Ferramentas CASE para gerenciamento de processo de software. Fundamentos de teste de software. Níveis de testes. Estratégias de testes. Técnicas de testes. Fases de testes. Planejamento de testes. Processos de testes. Métricas de testes. Ferramentas CASE para testes.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Histórico e cenário atual da POO; Programação estruturada e POO; Paradigma de programação orientada a objetos; Classes, Objetos; Polimorfismo; Sobrecarga de Métodos; Herança; Encapsulamento; Orientação a Objetos com Java; Interface Gráfica; Aplicações WEB Orientadas a Objeto.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Projeto de software, definição da estrutura, arquitetura e componentes de software. Fundamentos de design de software. Modelagem, simulação e otimização em engenharia de software. Requisitos, arquitetura e desenho de software. Avaliação e análise da qualidade da modelagem de software. Notação de design de software. Estratégia e Métodos para design de software.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Modelo relacional: conceitos, restrições de integridade, álgebra relacional. Modelagem de banco de dados, diagrama entidade relacionamento, normalização. Linguagens de manipulação e definição de dados, SQL. Estudo e desenvolvimento de sistemas de banco de dados utilizando a arquitetura cliente servidor. Integridade e Segurança - triggers e stored procedures: como e quando aplicá-las. Técnicas utilizadas pelo SGBD para controle de concorrência entre transações, recuperação de falhas e otimização de consultas. Utilização de f
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução ao modelo NOSQL. Compreender as características dos bancos de dados NOSQL. Entender as diferentes categorias de bancos de dados NOSQL (orientado a documentos, chave-valor, orientado a colunas e em grafo). Aprender os comandos para a definição da estrutura do banco de dados e a sua manipulação. Conhecer os principais sistemas gerenciadores de banco de dados NOSQL.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Programação para dispositivos móveis. Ambientes de desenvolvimento (IDEs, linguagens de programação, etc). Questões de implementação: tamanho da aplicação, fator de forma da tela, compilação para um dispositivo específico ou para dispositivos múltiplos, limitações dos dispositivos. Programas de desenvolvimento de conteúdo e entretenimento digital para dispositivos móveis. Bibliotecas de desenvolvimento de programas gráficos para diversas plataformas. Desenvolvimento de aplicativos multiplataforma.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Interação e Interface Humano-Computador. Conceituação de interação, interface, ergonomia e usabilidade. Análise dos principais modelos para desenvolvimento de interfaces. Identificação das fases do processo de desenvolvimento de interfaces. Identificação e aplicação dos estilos de interfaces. Avaliação da usabilidade de interfaces. Acessibilidade à Web.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Arquitetura de aplicações baseados na Web. Metodologias de desenvolvimento para aplicações Web. Linguagem de programação para Web. Introdução à Internet e Web. Servidores e ambientes Web. Linguagem HTML. Linguagem CSS. Linguagem Javascript. Web Design (responsivo e não-responsivo). Bibliotecas (Ex.:Query). Plug-ins e frameworks de desenvolvimento Web client-side (Ex.: Bootstrap).
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Características e Aspectos Gerais de Padrões de Projetos. Padrões de projetos: criacional, estrutural e comportamental. Desenvolvimento de frameworks. Outros padrões de projeto. Atribuição de Responsabilidades.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Desenvolvimento de APIs com Node.js; Introdução ao Node.js; Análise da arquitetura baseada em eventos do Node.js, com foco nos benefícios de performance e concorrência trazidos por ela. Servidores Stateless vs. Stateful: Análise conceitual de servidores stateless e servidores stateful, incluindo o conceito de sticky session. Desenvolvimento de mecanismo de autenticação totalmente stateless. Usando cache para aumentar a performance da API: Apresentação do uso de cache em diversas camadas da aplicação e análise dos ganhos d
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Princípios e técnicas de teste de software. Verificação e Validação. Planos de teste. Documentação de estratégias de testes e outros artefatos. Revisão de software. Testes de unidade. Técnicas de teste funcional (caixa preta). Técnicas de teste estrutural (caixa branca). Testes de integração. Desenvolvimento de casos de teste. Testes de sistema. Testes de aceitação. Testes de atributos de qualidade. Testes de regressão. Testes automatizados e ferramentas de apoio. Teste em ferramentas de integração contínua. Desenvolvimento
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Fundamentos de manutenção de software; tipos de manutenção de software; Processos de evolução do software; gestão da manutenção de software; migração de sistemas; reengenharia; engenharia reversa; refatoração.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos de arquitetura de software. Padrões de projeto e frameworks de desenvolvimento. Padrões de criação, estrutural e comportamental. Padrões GRASP e padrões MVC. Estilos arquiteturais.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceitos de Engenharia de Requisitos, processos de engenharia de requisitos, identificação de requisitos, técnicas para identificação de requisitos, especificação de requisitos.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos e terminologia. A atividade de gerência de configuração. Identificação de itens de configuração. Atributos a serem registrados para cada item de configuração. Armazenamento. Controle de mudanças. Relatórios de status. Controle de versões e linhas base ou de referência (baselines). Princípios de gerência de configuração e relação com atividades de desenvolvimento de software. Gerência de configuração segundo desenvolvimento ágil. Gerência de configuração para desenvolvimento de software distribuído geograficamente,
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Práticas de gestão de projetos, fundamentação de administração de projetos, técnicas e metodologias administrativas para uma administração horizontal. Projeto, planejamento, organização, gestão e relatórios.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Métricas de processo e de produto de software. Seleção de métricas: abordagem GQM (Goal, Question, Metric).
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
  • Período: 10° Semestre | Carga Horária: 70 horas | Ementa: A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo. Produção do Trabalho Final.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceitos básicos de segurança. Princípios da segurança e o ciclo de vida da informação. Vulnerabilidades de segurança. Ameaças à segurança. Ataques à segurança. Normas de segurança da Informação. Estratégias de proteção para ambientes corporativos.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceitos de qualidade de software. Padrões de qualidade de software. Visão geral de CMMI e MPS-BR.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Histórico e Princípios de IA-Inteligência Artificial. Resolução de problemas. Métodos de busca. Heurísticas. Conhecimento e raciocínio. Tópicos avançados. Aplicações de IA-Inteligência Artificial.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Fundamentos de Ciência de Dados; Big Data e sua importância comercial; Características do big data; Processamento de big data; Ferramentas e técnicas para analisar big data; Implementação de soluções de big data; O ecossistema Hadoop; Arquitetura do Hadoop; Estrutura do MapReduce; Programação com MapReduce; Análise de Dados Utilizando Dashboards

Coordenadora


Profa. MSc. Katiana da Silva Estevam

Mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora dos Cursos de Tecnologia da Faculdade CENSUPEG. Possui 21 anos de experiência na área de TI sendo os últimos 11 anos em contratos de outsourcing tanto no Brasil quanto no exterior. Atuou em equipes de especificação, desenvolvimento, testes e mantenimento de softwares em empresas dos segmentos financeiro e de telecomunicações, incluindo fábricas de software. Liderando equipes multidisciplinares, consolidou sua carreira como Gerente de TI participando de projetos de certificação em distintas empresas do ramo. Por vários anos consecutivos recebeu título de destaque por alta performance. Possui ainda experiência com pesquisa científica e curadoria de disciplinas nos diferentes cursos de tecnologia.