Engenharia Mecânica

Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo

  • Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Você que deseja conquistar o conhecimento e alcançar o que está por trás da engenharia que impulsiona o mundo; você que almeja criar e inovar em projetos mecânicos e contribuir para o progresso das indústrias, o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica é a escolha perfeita para sua carreira. 

Neste curso, você terá a oportunidade de explorar o funcionamento das máquinas e sistemas mecânicos, mergulhando em experiências que revelarão a excelência da engenharia com foco na inovação. Seu olhar analítico, suas ideias inovadoras e seu comprometimento com a melhoria contínua se tornarão as ferramentas poderosas em sua trajetória profissional. 

Na Faculdade CENSUPEG, valorizamos a inovação, destacando-a como um pilar essencial de todos os cursos. No caso em especial da Engenharia Mecânica, desenvolvemos um currículo que abraça o futuro da tecnologia e da engenharia, moldando profissionais capacitados para liderar e criar soluções inovadoras em um mundo em constante evolução. 

Ao longo do curso, você será imerso em um ambiente de aprendizado dinâmico, onde a teoria se encontra com a prática. Terá acesso às mais recentes tecnologias, ferramentas de simulação e métodos de análise de dados, preparando-se para enfrentar os desafios complexos do mercado de trabalho e contribuir para a eficiência, inovação e crescimento das indústrias. 

Desde o primeiro dia de aula você inicia uma experiência de aprendizagem única por meio do PIPA - Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem, que é uma metodologia de projeto exclusivo da Faculdade CENSUPEG. 

Nesse curso você vai aprender a criar, construir e experimentar os projetos mais inovadores durante toda jornada acadêmica, adquirindo competências fundamentais para o mundo profissional. 

Um curso inovador, com experiências autênticas e com o propósito de revolucionar a educação desse país. Conduzido por professores de referência nacional e por uma equipe focada no sucesso dos acadêmicos. 

Seja estudante do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade CENSUPEG, onde seu conhecimento e sua paixão pela engenharia mecânica moldarão o futuro da indústria e da tecnologia. 

Grau Acadêmico:
Bacharelado 

Oferta:
Unidades CENSUPEG de Araquari/SC, Barra Velha/SC, Campos dos Goytacazes/RJ, Casimiro de Abreu/RJ, Criciúma/SC, Guarapuava/PR, Igrejinha/RS, Irineópolis/SC, Jaraguá do Sul/SC, Joinville/SC, Macaé/RJ, Otacílio Costa/SC, Penha/SC, Ponta Grossa/PR, São Fidélis/RJ.

Mercado de Trabalho:
Projeto e Desenvolvimento de Máquinas e Equipamentos; Indústrias Automobilísticas; Manufatura e Produção Industrial; Energia e Sustentabilidade; Consultoria em Engenharia Mecânica; Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos; Setor Aeroespacial; Indústria Naval e Offshore. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução ao Empreendedorismo na Engenharia. Conceitos básicos de empreendedorismo. Papel do empreendedorismo na engenharia. Identificação de Oportunidades de Negócios. Pesquisa de mercado e análise de tendências. Identificação de lacunas no mercado. Desenvolvimento de Modelos de Negócios. Modelos de negócios para empresas de engenharia. Estratégias de monetização. Processo de Inovação na Engenharia. Design thinking e abordagens criativas. Prototipagem e teste de conceitos. Viabilidade Técnica e Econômica. Avaliação de via
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos huma
  • Apresenta o conceito de Engenharia, abordando as funções e áreas de atuação dos engenheiros, e as competências e habilidades. Trata das atribuições e responsabilidades legais dos engenheiros, ressaltando as questões de ética profissional e o papel do CREA / CONFEA. Explica a abordagem e a resolução de problemas característicos da engenharia. Expõe o conceito de projeto de engenharia e suas diversas etapas. Trata, ainda, das relações humanas do engenheiro na empresa e destaca a importância da gestão do tempo na profissão.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos Elementares, Função do 1º grau, Função do 2º grau, Função Exponencial, Transformação de Unidades, Trigonometria no triângulo retângulo, área e perímetro de figuras planas, porcentagem.
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Expõe os conceitos básicos da geometria descritiva e define o desenho técnico explicando sua origem e formas de elaboração, e ressaltando as questões de padronização e as normas da ABNT. Apresenta regras para o desenho a mão livre e instrumentado. Trata dos tipos de escala e das cotas utilizadas nos desenhos e apresenta as diversas possibilidades e vistas empregadas na representação de formas tridimensionais.
  • Período: 2° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda a geometria analítica no plano e no espaço; definir construções fundamentais como as de retas paralelas e perpendiculares; estuda a circunferência e as cônicas. Estuda a álgebra matricial e suas propriedades, os vetores, sua representação gráfica em R² e R³ e as operações em Rn; definir espaços vetoriais e os conceitos de dependência linear, independência linear, gerador, base e dimensão; apresenta como transformações lineares, os autovalores e autovetores, associando-os com as aplicações da álgebra linear.
  • "Carga Horária: 80 horas | Ementa: Compreensão do desenvolvimento e interpretação de projetos de Engenharia que tenham o desenho como instrumento de execução em conjunto com a fundamentação dos conceitos de geometria, construções geométricas, tangências, concordâncias e normas técnicas. Utilização da escala e da cotagem no dimensionamento dos elementos lineares do desenho. Construção das vistas ortogonais dos volumes nos planos de projeção e perspectivas. Domínio na utilização de software por meio do uso correto e adequado dos comandos desse aplicativo."
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Fundamentos de Segurança no Trabalho; Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho; Acidente de Trabalho; Ergonomia; Doenças ocupacionais; Síndrome de Burnout; Higiene e Qualidade de Vida no Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Programas de saúde e segurança ocupacional; Acidente de trabalho: Papel da CIPA e SESMT; Riscos Ocupacionais; Acidente de trabalho.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
  • "Carga Horária: 80 horas | Ementa: Resolução de problemas computacionais. Manipulação de variáveis. Elaboração de algoritmos utilizando os fluxos sequencial, condicional e repetições. Uso de Vetores e Matrizes no tratamento de conjuntos de dados, bem como registros. Estudo dos conceitos de sub-rotinas e funções."
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Estuda os conceitos de limites e continuidade de funções. Introduz o conceito de derivada de uma função, desenvolvendo competências para tratar de derivadas de funções simples e de funções compostas e contextualizando como aplicações de derivada. Apresenta o conceito de cálculo de integrais imediatas e discute métodos de integração de funções e suas aplicações práticas.
  • Período: 3° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda como propriedades físicas e áreas da matéria, ressaltando a importância das ligações para a compreensão do comportamento dos materiais em Engenharia. Trata da estequiometria, explicando o cálculo dos coeficientes de compostos e as proporções dos reagentes e dos produtos. Apresenta os elementos de superfície em que se tem a transferência de cargas demonstrando a importância da eletroquímica em diversas situações de engenharia.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Apresenta as diferentes famílias de materiais sólidos e sua classificação. Correlaciona o arranjo atômico (estrutura cristalina) com o comportamento e as propriedades macroscópicas dos materiais cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos. Mostra aplicações típicas dos materiais de engenharia em função das suas propriedades.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Desenvolve o conceito de Equações Diferenciais Ordinárias e as técnicas básicas de resolução, por meio da modelagem matemática de hipóteses concretas. Introduz noções de sequências e séries, e dos processos de soma infinita. Aborda o desenvolvimento de funções em séries de Taylor. Descrever os principais elementos e resultados do cálculo integral de funções de duas e três variáveis, incluindo aplicações à teoria de campos vetoriais. Resumo dos conceitos fundamentais das integrais múltiplas, de linha e superfície.
  • "Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos Fundamentais. Distribuição de Frequência. Tabelas e Gráficos. Medidas de Posição e Dispersão. Introdução à Probabilidade. Variáveis Aleatórias Unidimensionais. Esperança Matemática. Distribuições Discretas e Contínuas. Noções Elementares de Amostragem. Estimação Pontual. Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses. Correlação e Regressão."
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceitua os modelos de movimento unidimensional, abordando vantagens e limitações, e estende tais conceitos para o movimento no plano. Descreve os princípios da dinâmica, com o estudo das leis de Newton e suas aplicações. Explica e relaciona os conceitos de trabalho, energia cinética e energia potencial, resolvendo problemas a partir da conservação da energia mecânica. Apresenta os conceitos de colisões através de práticas. Introduz os fundamentos do momento linear e do princípio do impulso, mostrando suas aplicações em hi
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Definição de fluido e propriedades. Classificação de escoamentos: permanente/ transiente, laminar/turbulento, viscoso/não viscoso, incompressível/compressível. Hidrostática. Escoamento de fluidos. Equações básicas de dinâmica de fluidos. Escoamentos viscosos incompressíveis (externos e internos). Perda de carga em tubulações e perdas locais.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Discuta os fios elétricos, eletrostáticos e eletrodinâmicos em situações práticas. Fórmula problemas de quadros eletrostáticos e campos eletrostáticos, usando uma Lei de Coulomb. Definir corrente elétrica e resistência aplicada a circuitos elétricos. Descreve como propriedade e elementos das ondas mecânicas, classificando como de acordo com o tipo de propagação. Discute sobre o movimento ondulatório unidimensional e bidimensional, explicando o princípio da superposição e o surgimento das ondas estacionárias. Defina a temper
  • Período: 5° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda os conceitos fundamentais de força, decomposição de força, cálculo da força resultante, momento binário e condições de equilíbrio. Descreve e estuda diversos tipos de estruturas estáticas usuários em engenharia. Identifica as complicações mecânicas que atuam em elementos função: tração, compressão, cisalhamento, esmagamento e flexão pura e simples. Desenvolve os conceitos de tensões e deformações nas estruturas de carga axiais de tração e compressão e de estruturas de acordo com a flexão e torção. Explora a construção de diagramas de tensões de tração e compressão de esforços de flexão simples em sólidos. Relaciona os conceitos de tensão de cisalhamento, tensão normal, e distribuição de tensões e deformações nos corpos, com a forma micro estrutural do material em questão. Aborda a análise e dimensionamento de estruturas simples em relação à deformação, usando métodos de energia; de estruturas simples submetidas à torção; e de estruturas simples usando os conceitos de flam
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Estuda os conceitos básicos de algoritmos. Aplica diversos tipos de dados, estruturas de controle e de decisão no desenvolvimento de algoritmos e as instruções e símbolos usados. Analisa e aplica estruturas de dados clássicas, listas, filas e pilhas, formas de implementação, árvores e grafos e métodos de ordenação e pesquisa com linguagem Python.
  • "Carga Horária: 80 horas | Ementa: População Humana e Recursos Naturais Renováveis e Não Renováveis; Interação entre o Homem e Ambientes Naturais ou Construídos; Ambientes Brasileiros Terrestres e Aquático; Análise de Ambientes: Diagramas Energéticos e Modelos; O Homem como Modificador do Ambiente; População, Energia, Clima, Ecotoxicologia, Extinção, Biodiversidade e Sustentabilidade; Direito Ecológico e Política Ambiental; Responsabilidade do Profissional com Relação à Sociedade e ao Ambiente."
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução aos conceitos básicos de confiança, ressaltando sua importância no projeto de produtos e sistemas. Exame dos conceitos de disponibilidade, MTBF, MTTR e manutenibilidade. Apresenta os fundamentos da técnica de Análise dos Modos de falha e seus efeitos (FMEA). Defina uma função manutenção. Trata da organização e planejamento da Manutenção. Analisa a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. Retomar as técnicas de manutenção preditiva e monitoramento. Introduz as metodologias de Manutenção Centrada na Confiabi
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Apresenta os principais conceitos, etapas de realização e aplicações industriais dos ensaios mecânicos destrutivos e não-destrutivos. Detalha os cálculos pagos e as análises dos resultados obtidos nos ensaios. Discuta como principais propriedades das ligas metálicas ferrosas e não-ferrosas. Descreve siderurgia e tratamento de componentes de aço, diferenciando os vários tipos de aço existentes.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introduz os mecanismos básicos da transferência de calor, uma lei de conservação da energia e como equações de difusão do calor para configurações geométricas simples. Estabelece uma analogia entre resistência elétrica e resistência térmica e analisa a transferência de calor em paredes simples e compostas. Identifica os métodos analíticos de transferência de calorias em regime transiente para configurações geométricas simples. Analisa casos típicos de engenharia envolvendo escoamento externo, escoamento interno e convecção
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Apresenta como características básicas do processo de fundição, explicando os equipamentos convencionais de uma fundição. Descreve o processo de soldagem caracterizando o arco elétrico da soldagem e medindo suas tensões e correntes. Retomar os fundamentos da metalurgia da soldagem. Identifica e aplica os processos de soldagem e corte a gás, soldagem com eletrodos revestidos, soldagem TIG, MIG / MAG, com arame tubular, e ao arco submerso. Introduz outros processos de soldagem e discute tipos de defeitos em construções soldad
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução aos conceitos e definições básicas da termodinâmica. (Estabelece a lei da conservação da energia em sistemas termodinâmicos, em regime permanente. Interpreta os conceitos e enunciados da segunda lei da termodinâmica científica nos ciclos de geração de potência e nos ciclos de refrigeração / bomba de calor. Emprega os conceitos de entropia e geração de entropia na análise termodinâmica de sistemas ideais e reais. Estrutura como perdas de energia de sistemas fechados e aberta. Analisa termodinamicamente os ciclos d
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introduz os conceitos fundamentais para a estrutura de componentes básicos o estudo do comportamento cinemático de corpos rígidos. Trata do dimensionamento de transmissões por correia, correntes, engrenagens (cilíndricas, helicoidais e cônicas) e mancais (hidrodinâmicos e de rolamentos). Analisa os ajustados em transmissões mecânicas. Examina as funções de parafusos, soldas, chavetas e molas. Estuda os fundamentos de projetos de elementos de união e potência e elementos elásticos, eixos e chavetas. Apresenta os fundamentos
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Apresenta as partes constituintes de uma instalação elétrica industrial, suas definições e simbologia. Trata da localização de cargas elétricas e dos quadros de cargas. Detalha o dimensionamento e a especificação de circuitos e de proteção contra sobrecargas, curtos-circuitos e descargas atmosféricas. Trata do dimensionamento e especificação de subestações, correção de fator de potência, cargas especiais e fontes de emergência. Trata do acionamento de máquinas elétricas e introduz os fundamentos da luminotécnica.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Explica a estrutura e funcionamento básico das máquinas de fluxo e sua operacionalidade. Analisa o mecanismo de fluxo sem rotor objetivo suas aplicações nas máquinas de fluxo e cálculo dos parâmetros associados. Identifica e calcula perdas como e o rendimento das máquinas de fluxo. Trata da altura de colocação de uma máquina de fluxo e da determinação das curvas características para bombas e turbinas. Introduz e analisa dispositivos hidráulicos especiais.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Identifica a evolução de uma empresa industrial, caracterizando as funções de planejamento, programação e controle da produção (PCP). Defina e aplique as técnicas de programação de um sistema produtivo. Discute os níveis tático e operacional do PCP. Aborda os sistemas de ordens de ordens. Estuda a capacidade produtiva de um sistema industrial. Descreve o Planejamento Mestre da Produção. Exame o emprego de técnicas de programação da produção.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Apresenta uma evolução, conceitos e fundamentos associados a um Sistema de Produção, abordando os principais elementos dos sistemas Ford, Toyota e Sociotécnico de Produção. Explica os princípios e especifica como principais ferramentas e métodos e suas interdependências para a gestão de um sistema enxuto.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Descrever o processo e as variáveis ​​da usinagem e conformação mecânica. Estabelece parâmetros de usinagem e define usinabilidade de materiais. Identifica os principais tipos de cavacos e entende como se formam. Analisa os processos de conformação e suas classificações. Diferencia a conformação direta da indireta. Definir os processos de ultrassom, corte por jato d água, e erosão, identificando as máquinas e ferramentas aplicadas. Descreve o processo de laminação a quente e o frio. Categoriza as aplicações dos equipamentos
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Apresenta como características das máquinas térmicas. Relaciona o enunciado de Kelvis-Planck e as máquinas térmicas. Diferencia as formas construtivas dos trocadores de calor. Cálculo do coeficiente global de transferência de calor. Interpreta o ciclo térmico. Analisa a aplicação dos ciclos térmicos na prática. Diferencia a aplicação da turbinas a vapor e gás. Descreve os ciclos de potência e compara em motores de combustão interna nos ciclos Otto e Diesel. Detalha aspectos construtivos dos motores de combustão interna. Rec
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
  • Período: 9° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: Aborda como instruções básicas para criação e controle de processos industriais. Trata do desenvolvimento de programas para integração de sistemas de automatizados. Discuta os diversos tipos de barramento de redes industriais e suas características, avaliando as vantagens e desvantagens de cada barramento. Discuta a implementação e desenvolvimento de sistemas automatizados, com utilização de protocolos de rede, sensores e CLP. Descreve como principais tecnologias de produção: células de fabricação, sistemas flexíveis de fabricação, linhas de transferência, sistemas de manipulação e robôs. Trata dos procuração produto-processo-tecnologias de produção. Exame do conceito de sistemas integrados de manufatura, enfocando o papel desempenhado pelos sistemas computadorizados: CAD, CAPP, CAM e CIM. Engenharia simultânea. Escalonamento da produção.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Apresenta os conceitos básicos de metrologia e sua terminologia através do Vocabulário Internacional de Metrologia. Relaciona as diversas grandezas mensuráveis ​​e suas unidades segundo o Sistema Internacional. Expõe a legislação metrológica brasileira. Aborda a caracterização e operação dos principais instrumentos de medição dimensional, esclarecendo os princípios de funcionamento, leitura, aplicação, atenção, exatidão e calibração. Introdução aos conceitos básicos de confiabilidade metrológica.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Explica os fundamentos de funcionamento dos sensores transdutores e atuadores, desenvolvendo circuitos básicos utilizando os diversos tipos destes elementos de circuito. Descreve os sistemas analógicos e digitais, empregando uma lógica booleana e utilizando as portas lógicas básicas e como operações lógicas correspondentes. Aborda a concepção de CLPs e examina sua utilização no controle de processos. Introduz os instrumentos de pagamento e suas características básicas em processos. Trata de documentos de projetos de engenha
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Apresenta e detalha os elementos de circuitos hidráulicos: bombas, válvulas, atuadores, acumuladores e reservatórios. Examina circuitos hidráulicos diversos. Abordar o dimensionamento de circuitos hidráulicos e discutir os usos de fluidos hidráulicos. Apresenta e detalha os elementos de circuitos pneumáticos: válvulas, atuadores, reservatórios, dentre outros. Examinar circuitos pneumáticos diversos. Aborda o dimensionamento de circuitos pneumáticos. Desenvolve sistemas de comandos sequenciais e sistemas eletro-hidráulicos e
  • Período: 10° Semestre | Carga Horária: 70 horas | Ementa: A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização na área da Educação Física. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo. Produção do Trabalho Final.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Analisa os conceitos básicos do processo de desenvolvimento de projetos. Identifica as principais características e a forma estrutural de um projeto. Discuta uma automação do projeto com o uso de recursos CAE / CAD e simulação. Aborda a seleção e aplicação de materiais convencionais e não convencionais, com o objetivo de otimizar o projeto. Expões a caracterização e aplicação de tolerâncias e ajustes em projetos mecânicos. Desenvolve o planejamento do processo de construção de máquinas através da identificação das principa
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Descreve os princípios da ciência da refrigeração, suas aplicações e processos. Identifica e analisa características, aplicações e manuseio de fluidos refrigerantes. Descreve o sistema de compactação de vapor que identifica as variações que ocorrem no ciclo típico. Explica as características e aplicações dos isolantes térmicos. Examina os processos psicrométricos. Caracteriza os componentes frigoríficos. Caracteriza o dimensionamento de equipamentos e instalações frigoríficas. Conceitua conforto térmico, caracterizando os
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introduz os fundamentos de vibrações. Examina a vibração livre de sistemas com um grau de liberdade. Estuda a vibração excitada harmonicamente e sistemas com dois graus de liberdade. Descreve como vibrações em sistemas contínuos simples: vibração transversal de uma corda ou cabo; vibração longitudinal de uma barra ou pressa; vibração torcional de um eixo ou pressa. Identifica as fontes de vibrações em um ambiente industrial e discute maneiras de especificá-las sob controle. Apresenta diferentes técnicas de medição da ampli