Filosofia e Sociologia: Ensino de Práticas e Metodologias

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Objetivos:
O curso tem como objetivo trazer uma reflexão e proporcionar discussões sobre o estudo da filosofia e sociologia em sala de aula, além de subsidiar o entendimento de temas, tais como ética, religião, conhecimento, violência, mundo do trabalho, movimentos sociais, existência, verdade, moral e diversidade cultural, entre outros da área.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Noções gerais sobre teoria do conhecimento. Condições para o conhecimento. Teorias epistemológicas. Especificidades das ciências sociais. Ciências sociais e ciências naturais. Determinismo e indeterminismo. Relação entre indivíduos e sociedade. Ciência e realidade. Objetividade e subjetividade. Organização da sociedade. Contribuição de Lakatos.
  • Sociologia e educação; Sociologia da educação no Brasil; Educação e família; infância e juventude; Escola; Estratificação social; Movimentos sociais; Estado; Profissão docente.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Interfaces e mútua dependência das partes que compõem a sociedade. A sociedade agrícola, industrial e pós-industrial. Sociedade agrícola (civilizações grega e romana, cristianismo e ordem feudal) e industrial (sistemas de produção, social e político, capitalismo e socialismo, crise e ruptura). Surgimento e desenvolvimento da globalização. Impacto da Revolução Industrial sobre a economia mundial. Surgimento do capital financeiro. Ordem internacional estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial. Revolução tecnológica e novo ciclo de expansão do capitalismo. Características da sociedade pós-industrial (sentido e rumo das mudanças, conhecimento e velocidade, empreender na nova economia). Crise nas identidades individual e coletiva da humanidade. Sistemas de poder e suas representações. Sociedade brasileira como sistema, sua realidade e suas perspectivas democráticas.
  • Principais correntes e debates na atualidade: natureza e/ou cultura(s), socialização e/ou sociabilidade(s), diferença, diversidade e/ou alteridade. Etnocentrismo, relativismo cultural e educação. O trabalho de campo do pesquisador. Cultura(s) escolar(es), cultura(s) midiática(s), cultura(s) da infância e cultura(s) jovem(ns). Relações étnico-raciais e preconceito. Temas transversais na visão da antropologia da educação. Formação docente na perspectiva da antropologia.
  • Conceito de filosofia; origens da filosofia; história da filosofia ocidental; principais filósofos ocidentais (Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Plotino, René Descartes, Francis Bacon, Espinosa, John Locke, Kant, Hegel, Marx, Schopenhauer, Comte, Nietzsche, Heidegger, Adorno, Habermas, Horkheimer, Marcuse Pierce, Kierkegaard, Sartre e outros); relações entre filosofia e educação; ética; ética na educação; filosofia clínica e educação.
  • Estudo da história da Sociologia. O pensamento sociológico: referências dos teóricos clássicos para o estudo da sociedade. Socialização, valores sociais e individuais.
  • Compreensão do cotidiano e do processo didático; didática como prática educativa na sociedade; ensinar e aprender; a aula como um ato interativo; prática educativa, pedagógica e didática; planejamento de ensino; a prática pedagógica e a avaliação diagnóstica e transformadora; pressupostos e características da didática; o contexto da prática pedagógica; a dinâmica da sala de aula; construção da proposta pedagógica.