Gerontologia: Prevenção e Intervenção
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Conquiste sua formação na Faculdade CENSUPEG, nota máxima (5) no MEC, reconhecida como a referência nos cursos de Pós-Graduação na área da Saúde.
-
Especialize-se na área de Gerontologia e esteja preparado para a crescente demanda de atendimentos de pessoas idosas que representam mais de 15 porcento da população do Brasil.
-
Aprenda estratégias de prevenção, atuação e intervenção em pessoas idosas a partir dos conceitos da Gerontologia.
-
Desenvolva um novo olhar de atenção à saúde física e mental da pessoa idosa.
-
Aulas ao Vivo toda semana com as maiores referências na área do Brasil.
-
Corpo docente composto por mestres, doutores e pós-doutores com larga experiência profissional.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Turma disponível para ingresso:
- Início: 04 de Junho de 2025, encontros às quartas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Gerontologia: definição e campos de atuação. ABG-Associação Brasileira de Gerontologia - https://www.abgeronto.org.br/. Gerontólogo – CBO 1312-20 - Atividades inerentes a ocupação/CBO: planejar, coordenar e avaliar ações de saúde; definir estratégias para unidades de saúde; administra recursos financeiros; gerenciar recursos humanos e coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais. Epidemiologia: definição, conceitos e ferramentas. Envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico, social. Envelhecimento intrínseco e extrínseco. Paradigmas gerontológicos correntes: envelhecimento bem-sucedido, saudável, ativo, produtivo, ideal. Pilares do envelhecimento saudável: boa nutrição, atividade física, manutenção do peso, atitude positiva, convívio social. Natureza interdisciplinar da avaliação e intervenção.
- Conceitos básicos de Anatomia e Fisiologia Humana. Elementos descritivos e funcionais dos sistemas: esquelético, articular, muscular, sistema nervoso, circulatório, respiratório, digestório, genital masculino e feminino, endócrino, linfático. Alterações anátomofisiológicas resultantes do processo do envelhecimento. Fisiologia humana.
- Fisiologia do envelhecimento: normal e patológico. Perdas cognitivas e sensoriais; perda auditiva (presbiacusia) e diminuição da visão (presbiopia). Processos patológicos. Demência senil, doenças neurológicas, neurodegenerativas e neuropsiquiátricas. Envelhecimento biológico, social e psicológico. Consequências sociais e psicológicas do envelhecimento. Dependência/autonomia; vulnerabilidade/fragilidade; velhice inicial/velhice avançada.
- Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento. Normas de Funcionamento de Serviços de Atenção ao Idoso no Brasil. Políticas Públicas de atenção à Saúde ao idoso: marcos legais e regulatórios. Rede de proteção e atendimento. Legislação. Plano de ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Benefício de prestação continuada da Assistência Social. Direito Previdenciário e Assistência Social. Idoso no mercado de trabalho. Interdição do idoso.
- Psicofarmacologia (neuroanatomia, neurotransmissão e receptores). Farmacocinética e farmacodinâmica. Classes de Psicofármacos. Psicofármacos utilizados nas doenças neurodegenerativas. Farmacodependência: tolerância e síndrome de abstinência. Psicofármacos e o paciente idoso.
- Epidemiologia aplicada à Gerontologia. Processo saúde-doença: do sintoma à patologia. Interdisciplinaridade no cuidado em saúde mental. Instrumentos de avaliação do exame do estado mental. Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Rede de Atenção à saúde mental. Emergência e saúde mental. Conceito de ecossistema e sua relação com o binômio saúde-doença. Necessidades humanas básicas e qualidade de vida. Saúde preventiva e promoção de saúde. Ações terapêuticas comuns aos profissionais da Atenção Básica.
- Fisiopatologia da dor. Dor crônica: natureza multifatorial. Impacto da dor crônica nos aspectos orgânicos e psicossociais do idoso. Instrumentos de avaliação. Intervenções nãofarmacológicas para o controle da dor (exercício físico, educação em dor, neuromodulação, Mindfulness, massagem).
- Processamento musical: cérebro musical. Música e Plasticidade cerebral. Música e prazer: reflexo na saúde mental. Música e funções cognitivas. Harmonia musical com idosos. Benefícios da música para as pessoas idosas. Oficina musical: memórias musicais.
- Bases anátomo-fisiológicas da linguagem. Bases neurológicas da linguagem. Distúrbios da linguagem oral e escrita no idoso. Distúrbios fonoaudiológicos com idosos nas doenças neurodegenerativas. Instrumentos não restritos de avaliação da linguagem oral e escrita em idosos. Fonoaudiologia na reabilitação da linguagem.
- Home care: equipe multidisciplinar. Modalidades de home care: atenção domiciliar, atendimento domiciliar, internação domiciliar e visita domiciliar. Home care: SUS e ANS. Pacientes cobertos em atendimento home care: pacientes pós-cirúrgicos, cuidados paliativos, tratamento de doenças crônicas, reabilitação após acidente. Legislação aplicável.
- Neuroplasticidade. Treino de habilidades cognitivas: atenção, memória, etc. Treino de habilidades sociais. Treino de habilidades para trabalhar as emoções.
- Estrutura e natureza interdisciplinar. OMS e os 4 pilares do envelhecimento: cognitivo, social, físico, aprendizagem. Programa de envelhecimento saudável e os 5 pilares (boa nutrição, atividade física, manutenção do peso, atitude positiva e convívio social). Programa de prevenção de quedas. Programa de recreação e lazer. Programa de dança.
- Terapia Cognitivo-Comportamental com Idosos: setting e estrutura da sessão. Psicoeducação. Saúde Mental e Cognição. Saúde, envelhecimento e funcionalidade. TCC para idosos: em grupo e individual. Natureza da avaliação cognitivo-comportamental em idosos: rastreio cognitivo. Instrumentos de avaliação dos Transtornos de Humor em idosos. Depressão e Ansiedade em idosos: tratamento e técnicas da TCC.
- Modelo Multidimensional de Saúde no Idoso. Avaliação Multidimensional do idoso. Escala de Lawton-Brody. Índice de Katz. AVDF – atividade funcional: Questionário de Pfeffer. Índice de Vulnerabilidade clínico-funcional-20 (IVCF-20) em termos de Saúde Pública. Instrumento de reconhecimento do idoso de risco, o VES-13 (Vulnerable Elderly Survey-13). Triagem do comprometimento cognitivo: MMSE-2. Bateria Breve de Rastreio Cognitivo – Nitrini. MoCA - Versão Brasil. Avaliação Cognitiva de Addenbrooke. Escala geriátrica de depressão – GDS 15 e GDS 5. Mini avaliação nutricional (MAN). Escala Ambiental de Risco de Quedas.
- Avaliação do estado nutricional do idoso. Hábitos e cuidados alimentares e nutricionais. Fatores que interferem na qualidade nutricional do idoso. Métodos de recomendações e avaliação nutricional para as pessoas idosas. Suplementação nutricional na promoção da saúde. Suplementação nutricional nas doenças neurodegenerativas. Interface nutrição e fonoaudiologia nas doenças neurodegenerativas. Terapia nutricional enteral e parenteral. Alimentação e medicamentos. Bromatologia e saúde. Dietoterapia.
- Biotécnica em cuidados paliativos. Abordagem interdisciplinar: procedimentos e técnicas aplicadas aos cuidados paliativos. Necessidade de cuidados paliativos à pessoa idosa: doença crônica, doença terminal sem chance de cura, incapacidade mental e física. Ações desenvolvidas em cuidados paliativos: AVD, AVDF, déficit motor e visual, conflitos emocionais, cuidados com higiene pessoal, monitoramento de medicação, estimulação cognitiva, autocuidado em ambiente social e domiciliar, abordagem psicológica à família e/ou cuidadores, suporte social. Aspectos sociais da doença, cuidado e finitude. Assistência a fase 14 final da vida e luto. Exercícios de diferentes formas e abordagem prática: entrevista, acolhimento, visita familiar, grupos terapêuticos e informativos, abordagem familiar.
- Fisiologia e aspectos estruturais do envelhecimento. Envelhecimento humano e suas relações com a atividade física. Protocolos para avaliação física de idosos. Prescrição de atividades e exercícios físicos ao idoso. Programas de atividade física na promoção de saúde dos idosos. Atividade física direcionada ao sistema cardiopulmonar, musculoesquelético e sensorial de idosos. Atividade física: osteoporose e artrite. Treinamento funcional para idosos. Treinamento de condicionamento aeróbico e anaeróbico para idosos.
- Estimulação da linguagem por meio de trovas, quadrinhas e sonetos. Estimulação da linguagem por meio de músicas. Estimulação da linguagem por meio de jogos. Estimulação da linguagem por meio de atividades dirigidas. Softwares, jogos com baralhos linguísticos etc.
- Atitudes do cuidador no manejo com os idosos: habilidades técnicas, éticas e morais. Habilidades emocionais que o cuidador precisa desenvolver no trato com os idosos para não adoecer. Psicoeducação sobre o quadro clínico do idoso quando o cuidador é família. Síndrome do cuidador (Burnout) como identificar e atuar.
- Técnicas de terapia em grupo. Psicoeducação sobre os transtornos de humor. Psicoeducação sobre o envelhecimento saudável. Oficinas de autorretrato: recuperando memórias.
- Estudo de caso. Plano de prevenção interdisciplinar: estrutura. Plano de intervenção interdisciplinar sobre prevenção e/ou intervenção à pessoa idosa.
Embaixadora da Neuropsicopedagogia CENSUPEG no Brasil

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga, Pedagoga, Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.