Gestão e Design em Carnaval: Recife e Olinda
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Certificado emitido pela Faculdade CENSUPEG, que possui nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Principal curso no Brasil na área de Gestão e Design de Carnaval.
-
Aulas presenciais com as maiores referências na área do carnaval brasileiro.
-
Corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores dinâmicos em suas áreas, com vasta experiência no carnaval das principais capitais do Brasil.
-
Matriz curricular inovadora e atualizada, desenvolvida especificamente para os profissionais do carnaval de Recife e Olinda.
-
Aulas práticas realizadas dentro dos barracões, ateliês e centros culturais de Recife e Olinda.
-
Embasamento para produção em outras manifestações artísticas e populares do Brasil.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
A produção do Carnaval de Recife e Olinda enfrenta desafios complexos, desde gestão eficiente até a valorização da diversidade cultural e inovação criativa.
Você deseja se tornar um especialista capaz de preservar e evoluir essa tradição cultural vibrante do Brasil?
O curso de Gestão e Design do Carnaval da Faculdade CENSUPEG prepara profissionais com habilidades em história, cultura popular, design, produção e planejamento estratégico. Eles são capacitados para gerenciar projetos complexos, promover práticas colaborativas e assegurar o desenvolvimento sustentável do Carnaval.
Imagine-se liderando projetos que valorizam a diversidade cultural e garantem o sucesso econômico e cultural do Carnaval de Recife e Olinda.
Transforme sua paixão pelo Carnaval em uma carreira de sucesso. Inscreva-se agora na pós-graduação da Faculdade CENSUPEG e faça parte deste legado cultural. Venha aprender com renomados professores e se destacar no mercado de gestão e design de eventos culturais.
Objetivos do Curso:
Capacitar os alunos para gerenciar e executar projetos complexos no contexto do Carnaval, integrando conhecimentos históricos, culturais e técnicos.
Promover práticas que valorizem a produção coletiva e respeitem a diversidade, assegurando o desenvolvimento sustentável e inovador das festividades carnavalescas.
Preparar profissionais para liderar com criatividade e estratégia, aplicando análise crítica, comunicação eficaz e gestão ética na produção de eventos carnavalescos.
Público-Alvo:
Profissionais da área carnavalesca, pesquisadores das áreas de Dança, Artes Cênicas, Arquitetura, História, Design, Moda, Cultura e áreas afins, e qualquer pessoa interessada em desenvolver aptidões sobre composições carnavalescas, desde que possuam diploma de graduação.
Formato do curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Evolução histórica do carnaval em Olinda e Recife. Principais agremiações carnavalescas. Eventos marcantes do carnaval local. Influências culturais e sociais no carnaval. Transformações contemporâneas e tendências futuras.
- Principais manifestações culturais de Pernambuco. Folclore pernambucano. Contribuição cultural ao carnaval. Inter-relação entre diferentes expressões culturais. Impacto das tradições culturais no carnaval moderno.
- Impacto econômico do carnaval nas comunidades locais. Benefícios sociais do carnaval. Desafios econômicos e sociais associados ao carnaval. Políticas públicas e apoio ao carnaval. Estratégias de sustentabilidade econômica e social.
- Ritmos musicais do carnaval (frevo, maracatu, caboclinho). História e evolução dos ritmos carnavalescos. Importância cultural dos ritmos. Músicos e bandas influentes no carnaval. Papel da música na identidade do carnaval pernambucano.
- Formas de expressão artística no carnaval. Literatura e poesia carnavalesca. Teatro e performance no carnaval. Interseção entre arte, literatura e carnaval. Influência da arte popular no carnaval.
- Técnicas de desenvolvimento da criatividade. Aplicação da criatividade em projetos carnavalescos. Teorias sobre a criatividade. Ferramentas e métodos criativos. Estímulo à inovação em design e produção carnavalesca.
- Papel da comunicação digital no carnaval. Uso de redes sociais para promoção do carnaval. Estratégias de engajamento do público. Casos de sucesso em comunicação carnavalesca. Análise de campanhas de marketing digital no carnaval.
- Evolução das agremiações carnavalescas. Principais agremiações e suas histórias. Técnicas de documentação do carnaval. Preservação da memória carnavalesca. Arquivamento e catalogação de documentos históricos.
- Evolução da moda no carnaval. Influências culturais na indumentária carnavalesca. Estilos de vestimenta ao longo dos anos. Importância da indumentária no carnaval. Tendências atuais e futuras na moda carnavalesca.
- Técnicas de desenho de croquis. Desenvolvimento de figurinos e fantasias. Materiais e ferramentas de design. Processos criativos no design de figurinos. Aplicação de tendências de moda em fantasias.
- Técnicas de estamparia artesanal. Aplicação prática da estamparia em fantasias. História da estamparia artesanal. Materiais e ferramentas para estamparia. Inovação em técnicas de estamparia.
- Tipos de materiais têxteis usados no carnaval. Técnicas de acabamento têxtil. Seleção de materiais para fantasias. Qualidade e durabilidade dos materiais têxteis. Novas tecnologias em materiais têxteis.
- Planejamento estratégico de desfiles. Produção e organização de espetáculos. Logística de eventos carnavalescos. Gestão de equipes e recursos. Coordenação e integração de elementos visuais e sonoros.
- Técnicas de maquiagem carnavalesca. Efeitos especiais para caracterização. Desenvolvimento de personagens visuais. Ferramentas e materiais para caracterização. Técnicas de próteses e efeitos especiais avançados.
- Técnicas de criação de perucas. Materiais e ferramentas para confecção de perucas. Design e estilização de perucas. Adereços para perucas carnavalescas. Personalização e acabamento de perucas.
- Principais materiais usados em fantasias. Técnicas de design de fantasias. Uso de ferragens e acessórios. Integrando diferentes materiais no design. Sustentabilidade na escolha de materiais.
- Desenvolvimento de projetos cenográficos. Criação de alegorias e adereços. Técnicas de construção de cenografia. Importância dos elementos visuais nos desfiles. Inovação em design de cenografia e alegorias.
- Técnicas de iluminação para eventos. Criação de atmosferas com iluminação. Efeitos visuais através da iluminação. Ferramentas e equipamentos de iluminação. Integração da iluminação com outros elementos visuais.
- Teorias de representação gráfica. Uso de formas e cores no carnaval. Estéticas visuais aplicadas ao carnaval. Desenvolvimento de elementos gráficos. Técnicas de ilustração e design gráfico.
- Critérios de julgamento de desfiles. Ética na avaliação carnavalesca. Processos de defesa e justificativa. Casos e exemplos de julgamentos. Procedimentos de apuração e transparência.
- Leis que regem o carnaval. Regulamentos específicos para eventos carnavalescos. Impacto legal na organização do carnaval. Questões jurídicas comuns no carnaval. Direitos autorais e propriedade intelectual.
- Técnicas de gestão de projetos carnavalescos. Elaboração de projetos e propostas. Captação de recursos e financiamento. Economia e sustentabilidade em eventos. Marketing e estratégias de negócio para o carnaval.
- Relação entre turismo e carnaval. Impacto econômico do carnaval no turismo. Estratégias para maximizar benefícios turísticos. Casos de sucesso em turismo carnavalesco. Desenvolvimento de produtos e serviços turísticos relacionados ao carnaval.
Supervisora Técnica

Bióloga e especialista em Neurociências, Comportamento e Psicopatologia pela PUC-PR/ARTMED, com formação em Psicobiologia e Neuropsicanálise Clínica pela UFMU. Especialista em Análise do Comportamento e Transtornos do Espectro Autista (TEA) pela CBI of Miami. Especialista em Psicomotricidade Clínica, Neuropsicopedagogia Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial e Inclusiva, História e Cultura Afro-brasileira e Gestão e Design de Carnaval pela Faculdade CENSUPEG. Desde 2018 tem se destacado na implementação e gestão dos cursos de carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. Atua como gestora e docente dos cursos de Pós-Graduação em Gestão e Design em Carnaval. Dedica-se à inclusão social, racial e cultural de pessoas com deficiência.
Professora

Mestra em Comunicação Social (PPGMC/UFF), Professora, Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Atua com imprensa no Carnaval do Rio há mais de 15 anos, passando por diversas mídias e assessorias. Também realiza projetos que relacionam as escolas de samba com as mais diversas áreas do conhecimento. Com experiência nas áreas de Gestão, Comunicação, Educação e Cultura, e ênfase no trabalho docente e na prática jornalística, possui suas atividades voltadas para a pesquisa e atuação nos espaços do Samba, do Carnaval e das manifestações populares, na relação entre Mídia, Cotidiano e Cidade.
Professor

Doutor e Mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor dos livros "Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos", Editora Carnavalize, 2022, e Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca, Selo Carnavalize, 2018, e coautor de As Matriarcas da Avenida: Quatro Grande Escolas que Revolucionaram o Maior Show da Terra (Org. Fábio Fabato), Novaterra, 2016. Atua como pesquisador de enredos para a Unidos do Viradouro, escola campeã do Carnaval 2024.
Professor

Dirceu Marroquim licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre na mesma área pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 2022). Foi PhD Research Fellow na Universidade de Yale EUA (2020), na Yale Divinity School, atuando na área de História das Religiões e das práticas religiosas. Professor no Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação pela UFPE, já foi Gerente do Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife, na Secretaria de Planejamento Urbano e Gerente Geral de Articulação Institucional da Secretaria de Cultura da capital pernambucana, onde participou da elaboração do dossiê que proporcionou a entrada do Recife na Rede de Cidades Criativas da Unesco.
Professor

Rafael Moura é produtor cultural e pesquisador. Possui graduação em jornalismo, especialização em mediação cultural, além de mestrado e doutorado em Antropologia pela UFPE. Suas pesquisas buscam refletir sobre as políticas públicas de cultura e o Carnaval do Recife. Na área de produção cultural trabalha atualmente com artistas como Banda de Pau e Corda, PC Silva, além do Maestro Spok e a SpokFrevo Orquestra.
Professora

Mestra em design pela UFPE, pesquisadora, empreendedora e gestora de projetos culturais. Comissão de Projetos Ministério da Cultura (MINC). Analista técnica de Projetos Culturais nas áreas da Economia Criativa a nível nacional. Mentora da Rede de Mentores do Hub Goiás| Porto Digital. Fundadora do movimento "Que Padrão é Esse?". Com um trabalho que se encontra no espaço entre o design e as linguagens criativas e culturais, lidera projetos que incentivam profundas transformações sociais no setor cultural e no mercado.
Professor

Álamo Bandeira atua em áreas complementares como produtor de moda e figurino há mais de uma década no mercado local, além de ser professor universitário e pesquisador. Iniciou sua carreira em 2013. Desde 2018, como figurinista chefe, prestou Consultoria de moda para o jornalismo e entretenimento da TV Jornal/SBT (Recife e Caruaru), sendo responsável pela atualização do perfil de moda do canal. Também trabalhou como figurinista em filmes como Caranguejo Rei (2019) e A Dama do Parque (2017), além de assistente de figurino em Big Jato (2019) e 1819 (2019). No campo da publicidade, Álamo contribuiu para mais de 50 filmes, incluindo projetos institucionais para EMPETUR, SEBRAE e a Prefeitura do Recife, além de comerciais para Moura Dubeux, Shopping Rio Mar, Shopping Recife e Broomer. Sua dissertação de mestrado em Design (2018) pela UFPE mapeou as principais figurinistas pernambucanas de cinema e suas metodologias, resultando no capítulo de livro Breve guia de figurino: conceitos, cotidiano e ferramentas da profissão, lançado em 2021. Em 2023, Álamo defendeu sua tese de doutorado em Design sobre Moda Masculina, com resultados publicados na Revista Dobras (Qualis A3) em 2022 e em um capítulo de livro a ser lançado pela editora Bluscher em 2024. Entre 2017 e 2019, foi docente de Moda na UNIBRA e, de 2019 a 2021, professor substituto no Departamento de Design da UFPE. Atualmente, é professor convidado da Especialização em Moda e Styling da Faculdade SENAC-Recife, onde leciona História do Design e da Moda: Cultura da Aparência e Comunicação de Moda e Figurino. Além disso, já ministrou cursos livres de moda no Marco Pernambucano da Moda e desenvolveu pesquisas como coolhunter e instrutor para marcas como C&A.
Professor

Paulo Fonseca Medeiros Filho é doutorando em Design (início em 2024), mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2020 e graduado em Design pela Faculdade Boa Viagem (FBV) em 2016. Além disso, está se graduando em Pedagogia pela UniFBV Wyden (2024) e possui formação técnica em Design de Moda pelo SENAI (2011). Atualmente, atua como professor e coordenador dos cursos de economia criativa da UniFBV Wyden, abrangendo áreas como Pedagogia, Design, Design de Moda, Publicidade e Propaganda, Gastronomia, Jornalismo e Design Gráfico. Também é Professor Substituto no curso de Bacharelado em Design da UFPE e leciona nos cursos de ensino médio-técnico de Design Gráfico e Design de Interiores na Escola Técnica Estadual Miguel Batista. Entre 2020 e 2023, Paulo foi professor de Design e Design de Moda no Centro Universitário Brasileiro Unibra. Com experiência em figurino e consultoria de imagem, trabalhou como figurinista na Globo Pernambuco (2021-2022) e organizou desfiles na Passarela Fenearte entre 2012 e 2024, tanto desfiles próprios quanto orientações para alunos. Ele também ministrou palestras, cursos e oficinas nas áreas de moda, design, gestão e educação. Como pesquisador, foca em tecnologia e moda colaborativa, tendo apresentado suas pesquisas em eventos nacionais e internacionais em cidades como João Pessoa (PB), Curitiba (PR) e Porto (Portugal), além de participar de congressos online. Sua pesquisa "Estudo antropológico sobre o consumo na Feira da Sulanca em Santa Cruz do Capibaribe" foi premiada pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.
Professora

Isabella Morais é Doutoranda em Design (UFPE), mestra em História Social da Cultura Regional (UFRPE), Bacharela em Design (UFPE), está em Formação Pedagógica em Artes (Ipemig); é voluntária no Movimento Fashion Revolution, pela sua atuação como professora universitária em cursos de Moda, participando anualmente da Semana Fashion Revolution e tendo ensaios publicados no Fórum Fashion Revolution. Na área de História, tem competência em pesquisas que versam sobre Cultura, Patrimônio e Memória, nos temas: moda e cultura popular; narrativas sobre a prática do bordado e história social da moda no Estado de Pernambuco. Em 2022 foi homenageada pela Comissão de Direito da Moda da OAB-PE, com o Prêmio Moda Legal, na categoria acadêmica de moda. Foi pesquisadora do projeto "Alinhavo: A História da Moda Pernambucana-Estilistas", financiado pelo FUNCULTURA-PE, que resultou no livro homônimo, do qual foi co-autora.
Professora

Jacque Tamboo é doutoranda e mestra em Design formada pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e professora de cursos na área como Produção de Moda e Styling, Personal Stylist e Figurino no Senac/PE. Em 2016 criou otamboo.cc, comunidade criativa, estúdio de moda e imagem que atua no desenvolvimento de campanhas de moda das maiores empresas de confecção do estado e no desenvolvimento de figurino para comerciais publicitários, TV e cinema, e também desenvolve projetos na área de fashion branding e cursos livres de moda e comunicação. Fez parte da Coordenação de Projetos do Marco Pernambucano da Moda e foi Chefe do Setor de Design e Moda da Fundação de Cultura da Cidade do Recife onde desenvolve e gerenciou os projetos da área. Foi ainda responsável pelo traje do Homem da Meia-Noite, no Carnaval de 2023. Fez parte do Programa de Estímulo à Inovação na Moda do SEBRAE, onde atuou como pesquisadora no agreste do estado de Pernambuco e hoje é analista de inovação no Parque Tecnológico e Científico da UFPE e pesquisa sobre semiótica, imagem de moda, branding e marketing do futuro.
Professora

Aléa Andrade tem Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2015), a pesquisa se concentrou na relação entre agentes que utilizam o design de moda como diferencial competitivo. Este estudo foi focado nas empresas de confecção de vestuário de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (2020) pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT. Durante este período, estudou as relações interpessoais, ética e cidadania na prática docente. A formação acadêmica também inclui uma graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto pela UFPE (2008). Possui experiência profissional, com mais de dez anos na área acadêmica. Atuando como docente em cursos técnicos de Design de moda, Produção de moda e Vestuário, pelo SENAI PE e, em ensino superior para o curso de Design de moda, pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL. Também trabalhou na qualificação em Modelagem básica pelo SENAC Caruaru, e na especialização em Modelagem e criação pelo SENAC Recife. Além disso, atuou como treinadora da modalidade Tecnologia do Vestuário para a Olimpíada do Conhecimento do SENAI Pernambuco. Atualmente, trabalha como Analista de Educação no Núcleo de Tecnologias Educacionais do SENAI Pernambuco, focado em inovação e competições educacionais, e no ensino superior em EAD, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharias, pelo Grupo SerEducacional. A experiência profissional também inclui ênfase em mobiliário, fashion design, gestão de projetos educacionais e de inovação. Já atuou como consultora em design de moda em confecções do polo do Agreste de Pernambuco, desenvolvendo produtos de moda. Também trabalhou como designer de produtos no desenvolvimento de produtos médicos cirúrgicos hospitalares para a Medical Brasil, e designer de mobiliário para a Oficina de Móveis da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.
Professora

Rosana Maria dos Santos é doutoranda e mestra em história pelo Programa de Pós-graduação em História, na linha de pesquisa cultura, patrimônio e memória, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É especialista em história do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em turismo e patrimônio pela Faculdade Frassinetti do Recife, com pesquisas inseridas no campo dos estudos culturais. Graduada em história (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco e graduada em gestão de turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Têm experiências nas áreas de história, políticas públicas culturais e educacionais, estudos culturais, história do Nordeste do Brasil, patrimônios materiais e imaterial.
Professor

Hugo Cavalcanti é um acadêmico e pesquisador, Doutor e Mestre em Design pelo PPGDesign da Universidade Federal de Pernambuco, onde também concluiu sua graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto. Pesquisador nas áreas de Design e Antropologia, Design Social e Cultura Material, com ênfase em relações identitárias intermediadas por artefatos. Em seus trabalhos de mestrado e doutorado, explorou a construção social do carnaval de Pernambuco através de seus artefatos e iconografia, destacando a "expressão visual do frevo". Além de sua atuação na pesquisa, trabalhou como consultor na área de design e artesanato, tendo colaborado com o Centro Pernambucano de Design e o projeto Imaginário Pernambucano da UFPE. Ele também é pesquisador (CNPq) do grupo de pesquisa Design, Consumo, Artefatos e Relações de Gênero - UFPE. Com 14 anos de experiência como docente, Hugo Cavalcanti lecionou em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições, incluindo a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Centro Universitário Boa Viagem (UNIFBV), a Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) e o SENAC Recife, entre outras. Atuando nas áreas de Design de Produto, Interiores, Iluminação, Gráfico e Moda. Além de ter contribuído para a literatura acadêmica com trabalhos publicados, incluindo um capítulo no livro Imaginários Sociales Y Memorias publicado em toda América Latina.
Professor

PAULISTANO, CARNAVALESCO E DIRETOR ARTÍSTICO, graduado em Economia (Universidade Mackenzie) e em graduando em História (Universidade Paulista). Cursos livres de História da Arte, Desenho Artístico, Desenho Arquitetônico e Produção Cultural. Autoria dos enredos de carnaval (enredista) do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2005 a 2016). Diretor Cultural responsável pelo resgate e manutenção dos valores históricos do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2006 a 2016). Responsável pela pesquisa, argumentação, criação textual, concepção visual e direção artística (carnavalesco) dos desfiles de carnaval do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2009 a 2016), do G.R.C.S.E.S. Unidos de Vila Maria (2017), do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida (2018 e 2019) e do G.R.C.S.E.S. Águia de Ouro (2020 e 2021). Vencedor do Troféu Nota 10 do Diário de São Paulo na categoria Melhor Carnavalesco (2011, 2012 e 2013). Realizou a Direção Artística do Projeto Canto Livro de Literatura e Música, sobre a valorização da leitura e do saber através da musicalidade (2013 a 2017). Fez a curadoria da exposição Será Que El_ É? do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, sobre gêneros no Carnaval e a questão da orientação sexual na folia brasileira (2017). Ministra palestras sobre Carnaval em diversas Secretarias de Cultura do Estado de São Paulo e realiza workshops sobre a cultura do samba e do carnaval (2010 a 2020).
Professor

É mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle - Niterói (2010). Desde o carnaval de 2020, assina como carnavalesco, em parceria com Leonardo Bora, o projeto artístico do GRES Acadêmicos do Grande Rio. Além disso, trabalhou como assistente para diversos carnavalescos em escolas do Rio de Janeiro e São Paulo, como Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Grande Rio, Gaviões da Fiel, Unidos de Vila Maria, Vai-Vai, dentre outras. Como carnavalesco, atuou nas escolas Mocidade Unidade do Santa Marta, Acadêmicos do Sossego e Acadêmicos do Cubango, sagrando-se três vezes campeão dos carnavais da Intendente Magalhães (Santa Marta 2013 e 2014; Sossego 2016), duas vezes ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Escola da Série A (Cubango 2018 e 2019) e uma vez ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Escola do Grupo Especial (Grande Rio 2020). Durante o mestrado estudou as relações entre cultura popular, arte contemporânea e carnaval através do processo criativo do desfile de 2019 da Acadêmicos do Cubango. No Observatório de Carnaval - OBCAR/UFRJ está credenciado nas linhas de a) artes da cena, artes visuais, arte da narrativa e história da arte e b) texto, imagem, discurso e arte da narrativa.