Métodos e Técnicas Receptivas na Musicoterapia Clínica e Hospitalar

Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Faça parte do primeiro curso de especialização para musicoterapeutas do Brasil

  • Seja um Musicoterapeuta referência, eleve sua técnica em Musicoterapia para o próximo nível, especialize-se na área clínica e hospitalar.

  • Excelência na equipe docente: Professores com larga experiência profissional e atuantes na UBAM, AMTs (Associações Estaduais) e CLAM (Comitê Latino Americano de Musicoterapia).

  • Adquira novas experiências: Aulas com professores de diferentes regiões do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de pós-graduação em Métodos e Técnicas Receptivas na Musicoterapia Clínica e Hospitalar  aprofunda fundamentos e metodologias de aplicação de técnicas receptivas de Musicoterapia nas quais o paciente participa em escuta ativa e de ferramentas de avaliação de seus efeitos e de sua aplicabilidade envolvendo critérios de inclusão e de contraindicação para cada participante ou grupo de participantes. De conteúdo teórico-prático, o curso apresenta fundamentos de leitura de conteúdo que emerge das experiências de audição musical, ferramentas para relaxamento induzido, métodos e técnicas musicoterapêuticas de imaginação, sensações, movimento, e música para atendimentos musicoterapêuticos individuais, em grupo em ambientes hospitalares e/ou ambulatoriais.

Objetivos:
* Ofertar conteúdo teórico-prático acerca de métodos e técnicas  musicoterapêuticas.
* Estudar os fundamentos e as metodologias de aplicação de técnicas receptivas de musicoterapia.
* Entender sobre as ferramentas de avaliação e a aplicabilidade da musicoterapia receptiva.
* Conhecer os critérios de inclusão e de contraindicação para os participantes da musicoterapia.

Público-Alvo:
Musicoterapeutas.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
- Encontros às segundas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
- Início das aulas: 20 de Junho de 2022

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Panorama das técnicas receptivas que serão trabalhadas ao longo do curso: Vibroacústica, Música e Imagem, Técnicas da Abordagem Plurimodal de Musicoterapia. Pesquisas sobre Musicoterapia e Dor, Musicoterapia em Hospitais, e o uso de técnicas receptivas. Implementação de serviços de Musicoterapia e o diferencial do uso de técnicas receptivas em clínicas e hospitais.
  • O campo da vibroacústica. Vibroacústica em musicoterapia. Metodologia e Técnicas. Vibroacústica artesanal. Vibroacústica acústica. Vibroacústica eletrônica Aplicações.
  • Definição de Distúrbios da Consciência e diagnósticos relacionados (coma, síndrome do encarceramento). Fundamentos do uso da música com essa população. Descrição de princípios de ferramentas de avaliação em Musicoterapia com essa população. Ênfase em intervenções musicoterapêuticas receptivas com essa população, com enfoque em avaliação: observação comportamental (linha de base), e histórico sonoro-musical. Comparações entre intervenções com públicos adulto e pediátrico. Contraindicações das técnicas musicoterapêuticas para essa população.
  • Comparações entre Musicoterapia e Arteterapia, metodologias e técnicas como auxílio na Musicoterapia, uso de Material Artístico como Recurso na Musicoterapia Receptiva, a Imagem como Auxílio na Musicoterapia, indicações e contraindicações de materiais de acordo com população e objetivos no atendimento.
  • Essa disciplina contempla os Princípios da Psicologia Analítica, a fundamentação teórica para uma maior compreensão, aplicação e análise dos conteúdos que emergem a partir da Musicoterapia Receptiva à luz da abordagem Junguiana. Sabendo que as técnicas da Musicoterapia Receptiva acessam conteúdos profundos do inconsciente, tais como símbolos religiosos, essa disciplina também prepara os alunos para uma maior compreensão desses possíveis símbolos religiosos que possam aparecer como conteúdo nos atendimentos, independentemente da profissão de fé que o paciente pratique. O musicoterapeuta deve estar aberto e preparado para acolher as expressões religiosas do paciente e para permitir as expressões transcendentes que possam surgir, a partir de uma consciência ampliada.
  • Esta disciplina contempla a fundamentação teórica acerca do campo da Psicologia Corporal: Definição de corpo, música, emoção e expressão corporal. Conexões possíveis entre Psicologia Corporal, Musicoterapia e a Neurociência. Como a música acessa as emoções. Ferramentas da leitura corporal.
  • Teorias do imaginário, imaginação e sonhos. Intersemiose música-imagem. Orientações para técnicas de Imagem guiada e música em musicoterapia. Indicações e contraindicações.
  • Esta disciplina contempla fundamentos e técnicas de relaxamento, seus efeitos e sua aplicabilidade na Musicoterapia.
  • Fundamentação e eixos de ação da Abordagem Plurimodal en Musicoterapia (APM). Significado das técnicas receptivas desde a perspectiva da APM. Teoria atual sobre o sentido e significado da dor. Tipos e níveis da dor. A Técnica EISS.Diversas técnicas de audição de música editada. Técnicas de Audição Empática. Indicações e contraindicações de cada técnica.
  • Técnicas receptivas desenvolvidas na Abordagem Plurimodal en Musicoterapia (APM) para o tratamento da dor. Técnicas receptivas desenvolvidas na APM para auxiliar problemas emocionais e comportamentais, tanto individuais quanto em grupo. Técnica de Banho sonoro. Técnica de Reconstrução afetiva musical. Técnica de Imaginação musical dirigida. Indicações e contraindicações no uso das técnicas trabalhadas.
  • Supervisão de aspectos clínicos na aplicação de Métodos e Técnicas Receptivas na Musicoterapia Clínica e Hospitalar. Relações de Transferência, Contratransferência e Resistência em Musicoterapia Receptiva. Acompanhamento da sistematização da Musicoterapia Receptiva. Recursos Auxiliares da Musicoterapia Receptiva. Estudos de Caso. Supervisão em Grupo.
  • Esta disciplina terá sua carga horária destinada para as atividades de aplicação de métodos e técnicas receptivas na musicoterapia clínica e hospitalar e para produção do Relatório de Estágio.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.

Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.
(**) Carga horário destinada a supervisão da prática (encontros ao vivo).
(***) Carga horária do curso destinada para produção do Relatório de Estágio e atividades de campo.

Professora


Profª. Ms. Lilian Monaro Engelmann Coelho

Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), bacharel em Musicoterapia (1992). Coordena a pós-graduação em musicoterapia no Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa(ES), ministra aulas nas pós-graduações em musicoterapia na Faculdade CENSUPEG e no Centro Internacional de Dança Terapia DMT. Supervisora de estágios em musicoterapia. Atua como voluntária em supervisão de estágio na ABRAV - (Ação Covid19)Participou dos projetos da UBAM: CBO, Matriz DACUM e Diretrizes Nacionais de Atendimento Musicoterapêuticos por TICs. No setor privado atua em consultório particular de musicoterapia com atendimentos: crianças (atraso do desenvolvimento global); adultos (ansiedade, estresse e processo de luto) Estuda as etapas sonoras e musicais no ciclo da vida e ministra este conteúdo nas pós-graduações.


Professor


Prof. Phd. Diego Eduardo Schapira

Lic. en Musicoterapia (USAL). PHD en Psicología Social (UJFK). Musicoterapeuta clínico. Supervisor de musicoterapeutas, tanto en instituciones públicas como privadas. Profesor titular de la Universidad del Salvador (USAL, Buenos Aires). Fue diseñador del proyecto, Director y profesor de la Licenciatura de Musicoterapia en Uruguay (CEDIIAP) (2010-2018). Fue diseñador, codirector y profesor de la Maestría de Musicoterapia en el Instituto de las Artes (Cuba). Participó del proyecto y fue profesor de la licenciatura de musicoterapia en la UBA y en la UAIA en Argentina. Es Director del Programa ADIM (Asistencia, Desarrollo e Investigación en Musicoterapia). Creador de la Musicoterapia Plurimodal. Miembro Fundador del Comité Latinoamericano de Musicoterapia (CLAM). Autor de libros sobre musicoterapia. Publicó capítulos de libros y artículos académicos en Argentina, Brasil, Uruguay, Colombia, Cuba, Estados Unidos, España, Alemania, Noruega y Tailandia. Integró la Junta Directiva de la Federación Mundial de Musicoterapia durante dos períodos, donde coordinó la Comisión de Ética e Investigación (1993-1999). Fue miembro del Consejo Editorial (2000-2015) y actual revisor del Foro de Musicoterapia Voices. Es evaluador de la Revista Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Pesquisa em Musicoterapia (InCantare) de UNESPAR. Actualmente, además de su tarea como musicoterapeuta clínico coordina cursos de Musicoterapia Plurimodal en Argentina, Brasil, Uruguay y México. Es Miembro Honorario de la Asociación Española de Musicoterapia Plurimodal, y de la Asociación Mexicana de Musicoterapia.


Professora


Profª. Viviane Barbosa de Magalhães

Violista, regente, professora de musicoterapia e arteterapia na FMU, Censupeg, freedom e Unise, professora de música e regente da camerata e coral no colégio Visconde de Porto Seguro.


Professora


Profa. MSc. Ana Maria Caramujo Pires de Campos

Mestre em Ciências Médicas - FCM Unicamp, Musicoterapeuta, Psicóloga e Arteterapeuta, Coordenadora e Docente do Curso de Musicoterapia da FMU e Magíster no Modelo Benenzon.


Professora


Fabiane Alonso Sakai

Musicoterapeuta formada pela Fap - Faculdade de Artes do Paraná (atual Unespar), Pós-graduada “Latu-Sensu” – Especialização em Consciência Corporal – Dança – FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Especialização em Psicologia Corporal – Categoria Terapeuta Corporal pelo Centro Reichiano, Pós-graduada “Latu-Sensu” – Especialização em Psicologia Biodinâmica – Faculdade Integradas Espírita, Pós-graduada “Latu-Sensu” – Especialização em Neurociência com enfoque em Música – CENSUPEG, Biocoching – Metodologia Ikigai pelo Instituto Próspera- Escola de Negócios, Método Teacch - Introdução pela Clínica Self Center, Analista Biodinâmica – IBPB – Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica/SP, Massagista Biodinâmica – IBPB - Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica/SP, Formação Básica na APM- Abordagem Plurimodal em Musicoterapia - Professor Diego Shapira – Argentina, Curso de Especialização em DM - Deficiência Mental, pelo Instituto de Educação do Paraná, Practicener em PNL Programação Neurolinguística - Instituto Anauê Teiño. Curso de Extensão em Docência do Ensino Superior - Faculdades Itecne Cascavel, Docente na Faculdade de Artes do Paraná - Curso de Musicoterapia, 25 anos de experiência na área clínica.


Professora


Profa. MSc. Camila S. G. Acosta Gonçalves

Musicoterapeuta há 16 anos -- CPMT 197/07 PR. Doutoranda do Programa de Tecnologia em Saúde PPGTS/PUCPR, Mestra em Musicoterapia pela Universidade Concordia, Bacharel em Musicoterapia pela UNESPAR/FAP e com Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPR. Tem experiência clínica nas áreas de Saúde Mental, Desenvolvimento, Neurodiversidade e Reabilitação Neurológica, tendo trabalhado em diversas instituições e atualmente em consultório. É professora do Instituto Estadual Carlos Gomes e das Faculdades CENSUPEG nos curso de pós em Musicoterapia e em Métodos e Técnicas Receptivas na Musicoterapia Clínica e Hospitalar. É supervisora de musicoterapeutas. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia da UNESPAR, parecerista da revista científica ECOS, UNLP, membro da International Association for Music and Medicine e membro do Conselho da Federação Mundial de Musicoterapia como representante regional da América Latina e Caribe.