Neuropsicopedagogia e Autismo (Exclusivo Egressos CENSUPEG)
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
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Especialize-se na área do Autismo e esteja preparado para a crescente demanda de atendimento de pessoas com TEA em escolas e clínicas no Brasil.
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Aprenda novas estratégias de intervenção a partir da relação dos conceitos da Neuropsicopedagogia e da Análise do Comportamento – ABA.
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Desenvolva um novo olhar sobre as pessoas com TEA a partir de uma visão neurocientífica da aprendizagem.
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Conquiste sua formação na Faculdade CENSUPEG, nota máxima (5) no MEC, a maior e melhor instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil, reconhecida como a referência também nas áreas das dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.
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Aulas ao vivo toda semana com as maiores referências na área do Brasil.
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Corpo docente composto na maioria por mestres, doutores e pós-doutores com larga experiência profissional.
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Exclusivo Acadêmicos e Egressos dos cursos de Neuropsicopedagogia CENSUPEG: Receba um código de desconto 60%, é a sua oportunidade para aprofundar sua formação em TEA com parcelas de R$ 129,00. Para mais informações, consulte o Consultor de Carreira mais próximo da sua região.
Protagonismo em Ação
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Apresentação
Objetivos do curso:
* Capacitar profissionais de Neuropsicopedagogia para aplicar intervenções especializadas voltadas para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), baseadas em abordagens respaldadas por evidências científicas e conhecimentos avançados de neurociência aplicada ao TEA.
* Equipar os profissionais de Neuropsicopedagogia com uma sólida base teórica e prática para lidar com uma ampla gama de desafios enfrentados por pessoas com TEA, utilizando estratégias derivadas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e outras abordagens neuropsicopedagógicas eficazes.
* Ao finalizar o curso, os profissionais de Neuropsicopedagogia serão capazes de desenvolver e implementar programas de intervenção personalizados para indivíduos com TEA, considerando suas necessidades específicas e adaptando estratégias com base em avaliações neuropsicopedagógicas e dados individuais coletados ao longo do processo de intervenção.
Público-alvo:
Exclusivo para egressos dos cursos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG.
Formato do curso:
No momento não temos turmas com matrículas abertas, mas você pode preencher o formulário clicando no menu Inscreva-se, que assim que tivermos uma nova turma iremos te avisar e você ainda garante um desconto especial.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
- Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
- Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
- Estudo e definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas principais características, sintomas, prevalência, fatores de risco, avaliação e diagnóstico, abordagens terapêuticas, entre outros aspectos relacionados ao tema. A história do TEA e sua evolução ao longo dos anos, bem como a compreensão e representação social da condição.
- Princípios básicos de intervenção comportamental aplicados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Técnicas de análise do comportamento e de identificação de déficits e excessos comportamentais, e como desenvolver planos de intervenção comportamental eficazes. As consequências manejadas e a avaliação do impacto das intervenções comportamentais na qualidade de vida da pessoa com TEA.
- Fundamentos básicos da análise do comportamento. Identificação de eventos comportamentais, técnicas básicas de observação e registro, métodos para avaliação direta e indireta de comportamentos. Definição de comportamentos-alvo, realização de registros apropriados e escolha de métodos e instrumentos adequados para a coleta de dados. Representação gráfica de dados comportamentais. Visão geral sobre diferentes procedimentos de registro.
- O processo de avaliação de habilidades e repertório funcional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua importância no tratamento do transtorno. Caracterização de como são obtidos resultados da avaliação e posteriormente, como são utilizados para planejar e desenvolver estratégias de intervenção efetivas.
- Como a análise do comportamento atua no ensino de habilidades básicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como são utilizadas estratégias eficazes para o ensino de habilidades para pessoas com TEA.
- As técnicas mais eficazes para intervenção em comportamentos desafiadores na pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), baseadas em evidências.
- Diferentes tipos de tratamento utilizados para auxiliar crianças com autismo, enfocando a necessidade de intervenção precoce e personalizada. Diversas linhas de intervenção disponíveis e adaptação das terapias às necessidades específicas de cada criança autista. Avaliação contínua da eficácia do tratamento com base nos progressos individuais da criança. Como uma intervenção bem-sucedida pode reduzir comportamentos inadequados e mitigar os prejuízos nas áreas do desenvolvimento, visando aumentar a independência e melhorar a qualidade de vida tanto das pessoas com autismo quanto de suas famílias. Fluxo de organização de atendimento após a suspeita de TEA. Principais abordagens clínicas e institucionais do TEA para o desenvolvimento de competências de linguagem, de comunicação, sociais, de memória, acadêmicas e de aprimoramento de foco e atenção e para redução de problemas comportamentais. Elaboração de um plano terapêutico individualizado considerando as possibilidades familiares e educacionais disponíveis na comunidade.
- Principais estratégias de avaliação neuropsicopedagógicas adaptadas para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estratégias para identificar as particularidades cognitivas de indivíduos com TEA, considerando suas características específicas. Testes de rastreio disponíveis, bem como escalas e questionários validados para a avaliação neuropsicopedagógica nesse contexto. Etapas necessárias para a devolutiva de uma avaliação, destacando a importância da interpretação dos resultados e da elaboração de planos de intervenção personalizados.
- Fundamentos teóricos e neuropsicológicos do funcionamento executivo e sua relação com o TEA. Avaliação dos componentes do funcionamento executivo em indivíduos com TEA. Estratégias de intervenção para o desenvolvimento de habilidades de planejamento e organização em pessoas com TEA. Promoção da flexibilidade cognitiva e resolução de problemas em indivíduos com TEA. Intervenção no controle inibitório e na autorregulação emocional em contextos educacionais e sociais. Desenvolvimento de estratégias de autorregulação e gestão do tempo para indivíduos com TEA. Aplicação prática das estratégias de intervenção em situações de aprendizagem e cotidianas de indivíduos com TEA.
- Identificação de barreiras ao aprendizado acadêmico em pessoas com TEA e sua abordagem neuropsicopedagógica. Estratégias de intervenção para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em indivíduos com TEA. Promoção da matemática funcional e compreensão numérica em contextos educacionais inclusivos. Adaptação curricular e individualização do ensino para atender às necessidades específicas de alunos com TEA. Intervenção no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita em crianças e adolescentes com TEA. Utilização de recursos tecnológicos e materiais didáticos adaptados para apoiar o ensino e aprendizagem de alunos com TEA. Estudos de caso e elaboração de planos de intervenção para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas em alunos com TEA.
Coordenador Técnico
Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.
Coordenador Técnico
Neuropsicólogo especialista Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial. Pós-Graduando em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde. Atuou como Acompanhante Terapêutico pelo Núcleo Paradigma (2010 - 2012), Foi monitor em salas de estimulação comportamental (2005 - 2009), Orientador Comportamental (2010 - 2011) e coordenador de Equipe Interdisciplinar na Escola Crerser de Educação Especial (2013 - 2021). Diretor e Fundador do Núcleo de Consultoria Educacional Inclusiva, atua como supervisor técnico da equipe de intervenção comportamental da Associação Integra no TEA - São Sebastião - SP, além da direção técnica do NCEI clínica e consultoria. Ministra cursos e treinamentos em análise do comportamento aplicada desde 2013 com foco em ensino de habilidades e manejo de comportamento problema em crianças com autismo.