Censupeg há 11 meses
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5 estratégias infalíveis para se destacar em uma entrevista de emprego


Quando buscamos um novo emprego, a fase mais importante e decisiva do processo é a entrevista, porque é nesse momento que o recrutador tem a oportunidade de conhecer o candidato e saber se ele tem o perfil ideal para a vaga. E ao mesmo tempo, é a chance que o candidato tem de demonstrar suas qualidades e impressionar o entrevistador. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para te ajudar e aumentar suas chances de conquistar a vaga almejada:

Conheça a empresa!
Um dos primeiros passos após ser selecionado para a entrevista é fazer uma breve pesquisa sobre a empresa que deseja trabalhar. Busque pela história, mídias sociais, notícias e projetos que envolvem a instituição. Desta forma, na hora da conversa, você estará preparado para fazer referências ou até mesmo questionamentos sobre a empresa, demonstrando assim interesse ao entrevistador.

Estude a sua vaga!
Mais importante que conhecer a empresa é estar familiarizado com a vaga para a qual você se candidatou. Portanto, é necessário ter conhecimento sobre os requisitos que estão sendo exigidos. Prepare-se para falar, principalmente, sobre aqueles que você atende e também para responder perguntas técnicas relacionadas à área de interesse, pois isso mostrará que você está apto para o cargo.

Prepare-se para as perguntas!
Falando em responder perguntas, você sabe quais são as mais comuns em entrevistas de emprego? Conhecê-las e estar preparado para elas já te dá uma vantagem durante a seleção. Aqui estão algumas:

  • Cite 3 qualidades e 3 defeitos – Lembre-se de ser sincero e moderado. Quando falar sobre seus defeitos, cite também estratégias que você utiliza para melhorar.
  • Fale um pouco sobre você – Vida pessoal, sua personalidade, experiências de trabalho (mas tome cuidado para não se estender demais).
  • Como você se vê daqui a 5 anos? – Fale sobre seus planos profissionais, cursos que pretende fazer e expectativas de crescimento.

Atente-se à sua imagem!
Uma das primeiras impressões que o recrutador terá sobre você é a sua aparência. Sendo assim, é importante estar vestido de acordo com a ocasião e de forma profissional, evitando roupas rasgadas, bonés, maquiagem pesada ou acessórios que podem desviar a atenção do entrevistador do que realmente interessa: suas habilidades e conhecimentos. Além disso, fique atento, pois o nosso corpo fala e os recrutadores estão aptos para lerem sinais corporais. Ou seja, tente demonstrar confiança e simpatia com todos que estão envolvidos nesse processo.

Não minta!
E por último, mas não menos importante, evite mentiras. Os recrutadores são treinados para identificar quem está mentindo, e fazer isso em uma entrevista de emprego irá causar uma péssima impressão, pois eles saberão que não podem confiar em você. Uma das principais formas de conseguir uma vaga de trabalho é passando credibilidade para o entrevistador. Seja sincero e confiante.

Para finalizar, separamos alguns pontos a serem evitados durante a entrevista:

  • Política
  • Preconceitos
  • Gírias e palavrões
  • Negatividade
  • Mau humor

Seguindo todas essas dicas, você estará pronto para encarar a entrevista e conquistar o seu emprego dos seus sonhos!

Autora:
Paloma Ebert
ConectAtivos – Núcleo de Oportunidades e Carreira

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