Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

6 dicas para quem quer voltar a estudar!

Trabalho, falta de oportunidade ou de tempo, escolhas, entre outros motivos pessoais, são algumas das razões que podem levar alguns a não darem continuidade aos estudos. E depois de uma pausa, que pode ser de meses ou muitos anos, é comum sentir-se desanimado, achar que o tempo de estudar já passou, ou achar que perdeu a capacidade de aprender.

No entanto não se desanime se você ficou um tempo sem estudar, saiba que é possível continuar com o sonho de se graduar, e muitos já estão fazendo isso. De 1998 até 2015, o número de estudantes com mais de 35 anos no ensino superior dobrou, e hoje são mais de 2 milhões de alunos com mais de 30 anos nas instituições de ensino superior, de acordo com dados da SEMESP.

Se você decidiu voltar a estudar, já está dando o primeiro passo para o seu futuro. Isso não significa que é uma decisão ou uma jornada fácil. Por isso, trouxemos 6 dicas para quem quer voltar a estudar:

1 – Prepare-se

Se você parou de estudar no nível superior o caminho é um pouco mais curto, mas existem opções se você interrompeu os estudos no ensino fundamental ou médio: EJA – Educação de Jovens Adultos; Supletivo, ideal para quem quer concluir os estudos de nível fundamental e médio em tempo menor do que o habitual; e as provas do ENCCEJA, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, realizadas pelo INEP todos os anos.

Além disso, se você já está pronto para começar a faculdade, precisa também se planejar para organizar o seu tempo e sua vida financeira. Converse com as pessoas que moram com você sobre reorganizar as tarefas e horários de cada um, e se preciso até mesmo com seu chefe ou empregador sobre ajustes de horário.

2 – Pense nos seus motivos para voltar a estudar

Qual foi a razão que te fez querer voltar a estudar? Você está mudando de carreira, quer fazer uma pós-graduação, quer recuperar o tempo perdido, busca satisfazer um desejo pessoal? Pensar no que te levou a tomar esta decisão e quais os seus objetivos durante e após a graduação vão te ajudar a trilhar melhor o seu caminho de acordo com o destino final e escolher não apenas a instituição e a modalidade, mas também o curso certo para você.

Hoje são diversas opções de curso e modalidade, não temos apenas o bacharelado presencial de 4 anos como antigamente, existem também os cursos de tecnólogo, com duração de apenas 2 ou 3 anos dependendo da área. Além disso, é importante que você escolha um curso que se encaixe no seu tempo e maneira de estudar. Se você prefere um horário flexível e prefere montar seu próprio cronograma de estudos, por exemplo, a modalidade EAD seria ideal.

3 – Não deixe a falta de confiança te atrapalhar

Muitas pessoas acabam desistindo por duvidarem de sua capacidade, principalmente no início do curso, mas o estudo é um hábito que podemos (e devemos) exercitar em qualquer período da vida. É normal que depois de muito tempo sem estudar estejamos um pouco enferrujados, mas assim como qualquer outro órgão ou músculo do corpo, o cérebro vai se adaptando e evoluindo conforme o exercitamos. Não se preocupe, você com certeza está se saindo melhor do que pensa e logo será como se nunca tivesse parado de estudar.

A diferença de idade com os colegas de classe também pode afetar a confiança de quem voltou a estudar agora. Lembre-se sempre que você não está sozinho: ainda de acordo com dados da SEMESP, os estudantes com mais de 30 anos já ocupam 29,5% dos cursos de Enfermagem, e 35,6% dos cursos de Pedagogia. Esta pode ser também uma ótima oportunidade de fazer contatos e amizades, pois os colegas mais novos podem te ensinar muito e também aprender muito com você, além de serem possíveis futuros colegas de trabalho.

4 – Busque apoio na Faculdade

As instituições de ensino estão cada vez mais atentas e receptivas aos novos alunos que estão retomando os estudos agora. Muitas faculdades possuem programas de desconto para quem está voltando a estudar ou concluiu recentemente algum programa de incentivo ao estudo como o ENCCEJA.

Além disso, é importante para a Faculdade que você não apenas termine seu curso, mas que também tenha um bom aproveitamento. Se encontrar alguma dificuldade para acompanhar a turma ou o conteúdo, procure seus colegas e professores para pedir ajuda, e fique sempre de olho em plantões de dúvidas ou outros programas de reforço oferecidos.

5 – Busque apoio também fora da Faculdade

Ter alguém torcendo por você é sempre um incentivo. Conte a novidade para sua família e amigos, eles irão te apoiar, te admirar e com certeza entenderão se você não puder ir naquele churrasco pois precisa estudar.

Converse também com seus superiores no trabalho. A decisão de voltar a estudar é um grande sinal de proatividade e uma indicação clara do seu potencial. Muitas empresas também oferecem programas de auxílio financeiro para funcionários que estão buscando qualificação. Argumente sobre os benefícios que você poderá trazer para a empresa, trazendo aprendizagens da faculdade para suas atividades no trabalho. Dependendo do seu desempenho, fazer uma graduação pode te render aumentos de salário e promoções antes mesmo do fim do curso.

6 – Aproveite!

A nossa última dica é: curta a experiência de estar na faculdade. Independente da sua idade, a troca de experiências que este novo mundo de aprendizados e pessoas diferentes pode te oferecer é gigante! Embarque de cabeça nessa jornada pelo conhecimento formal e pelo autoconhecimento!

Fora isto, poder continuar aprendendo e expandindo os seus horizontes, e realizar o que para muitos é um sonho de longa data, trará um sentimento de autorrealização que, juntamente com o aprendizado, você levará para a vida toda.

Agora que você já está preparado para tirar de letra a sua volta às aulas, compartilhe este post com alguém que está pensando em retomar os estudos, e compartilhe conosco nos comentários se tiver mais dicas! Fique sempre de olho no nosso blog para dicas atualizadas sobre cursos, aprendizado e carreira.

Você também vai gostar:

Precisa trabalhar e estudar? Confira estas 5 dicas para se organizar.

há 3 anos

Orgulho CENSUPEG: Ex-aluna e Neuropsicopedagoga conquista o 1º LUGAR e...

há 11 meses

Veja como conquistar um salário maior no trabalho

há 3 anos

Conheça o segredo que fundamenta a adoção de metodologias ativas.

A Faculdade Censupeg tem inovação constante em seu DNA, e o termo Metodologias ativas de a...

há 2 anos

Você conhece a estratégia Booktubers?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais