Censupeg há 9 meses
Tempo de leitura: 07min e 45sec #Neuropsicopedagogia

9 HOLE PEG TEST: Novo instrumento de Avaliação Neuropsicopedagógica


Gostaríamos de anunciar e celebrar o lançamento do mais novo instrumento validado pelo LIEENp - Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG, para crianças e adolescentes, com autoria de Nanci Rebouças Souza, Neuropsicopedagoga Clínica egressa da Faculdade CENSUPEG, Paulo Ricardo Peres Lala, Empreendedor e Gestor de Projetos e Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso – Neurocientista no CENSUPEG e Líder do LIEENp: O 9 HOLE PEG TEST, um teste padronizado de avaliação de habilidade visuomotora de 4 a 14 anos. 

A novidade lançada pelo LIEENP reforça o compromisso da Faculdade CENSUPEG com a ciência e o pioneirismo da instituição em relação a neuropsicopedagogia, visto que, para esse processo de validação, 2.765 indivíduos com idade entre 04 e 14 anos foram avaliados.  

Considerando que neuropsicopedagogo é o cientista da aprendizagem, estudos têm mostrado que ter uma baixa habilidade visuomotora pode levar ao surgimento de dificuldades na organização espaço-temporal, o que pode afetar a aquisição da leitura e da escrita e desenvolvimento de habilidades matemáticas. Assim, é de vital importância que o neuropsicopedagogo disponha de um instrumento que avalie os aspectos visuomotores, no sentido de uma identificação precoce.  

O que é o 9 HOLE PEG TEST? 
Por meio de um tabuleiro com nove furos e um container com nove pinos, o 9 HOLE PEG TEST é um teste padronizado, quantitativo, validado para a população brasileira de 4 a 14 anos, que avalia de forma objetiva a integração visuomotora, utilizado para medir destreza dos membros superiores (braço e mão) por meio de uma tarefa que envolve processos motores, perceptivos, cognitivos e sensoriais, enfatizando a velocidade de execução. Este teste oferece maior confiabilidade para profissionais que avaliam crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem em tarefas que exijam coordenação óculo-manual e integração visuomotora durante o processo de aprendizagem.  
A ferramenta busca estimular a coordenação motora fina, a precisão dos movimentos e a capacidade de concentração dos indivíduos. 

Como é a aplicação do 9 HOLE PEG TEST? 
O tabuleiro deve estar sobre uma mesa, centralizado, imediatamente à frente do indivíduo, e este deve receber a orientação para que coloque todos os pinos nos orifícios e em seguida retire-os e devolva-os no contêiner. Dessa forma, é cronometrado o tempo de desempenho. Inicialmente são realizados dois ensaios com a mão preferencial e, posteriormente, dois ensaios com a mão não preferencial. Os escores correspondem à média para os dois ensaios com cada uma das mãos. Todo o procedimento de avaliação deve ser explicado, cuidadosamente, só devendo ser iniciado quando não houver qualquer dúvida.  

Os autores do 9 HOLE PEG TEST ressaltam a importância desse instrumento no atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem e seguem entusiasmados com o impacto positivo que essa ferramenta pode ter na vida dessas pessoas e de suas famílias.  

O produto já está disponível e pode ser adquirido no site oficial da Amazon, oferecendo uma solução prática e acessível para pais, educadores e profissionais da área.  

E, aí? Está pronto para incluir essa nova ferramenta em sua prática clínica? O 9 HOLE PEG TEST está disponível para apoiar crianças e adolescentes em suas jornadas acadêmicas e garantir que todas elas tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial.  

Acesse o link abaixo, e adquira logo o seu: 
https://www.amazon.com.br/Hole-Peg-Test-padronizado-visuomotora/dp/6500652401/ref=sr_1_1?keywords=9+hole+peg+test&qid=1689615691&sr=8-1

Autora: 
Isabela Villaça 
Analista de Marketing 

Curso Censupeg

NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Você também vai gostar:

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de educação física

há 3 anos

Doutor Fabrício Bruno Cardoso e sua jornada de sucesso na Neuropsicope...

há 2 semanas

Cuidador de idosos: saiba tudo sobre essa profissão promissora!

há 3 anos

Conheça os níveis de projetos de metodologias ativas.

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais