Censupeg há 9 meses
Tempo de leitura: 05min e 40 sec #Notícias

É Lei: Cordão de fita com desenhos de girassóis é símbolo de apoio às pessoas com deficiências ocultas


A partir do dia 17 de julho de 2023, a Lei 14.624 entra em vigor e traz uma importante alteração à Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O destaque da nova legislação é a instituição do cordão de girassol como símbolo oficial de identificação de pessoas com deficiências ocultas. Essa medida tem o intuito de sensibilizar a sociedade para a diversidade de necessidades e fortalecer a inclusão desses indivíduos na vida cotidiana. 

As deficiências ocultas, como Autismo, TDAH, Demência, Doença de Crohn, Paralisia Cerebral, Fibromialgia, Esclerose múltipla, Deficiência intelectual, Síndrome de Tourette, Deficiência Auditiva e Visual, entre muitas outras são condições que podem não ser visíveis à primeira vista. Dessa forma, o uso do cordão de girassol possibilitará que pessoas com essas necessidades especiais sejam identificadas e, consequentemente, recebam a compreensão e o suporte necessários para suas atividades diárias.   

Ao encontrar alguém usando o cordão de girassol é essencial que todos nós estejamos atentos e compreensíveis. Afinal, essas pessoas podem precisar de apoio, preferência em filas e estabelecimentos, ou apenas um tempo diferente do nosso para realizar determinadas ações. 

Um item curioso dessa aprovação foi a escolha da flor amarela, que representa a luz, a esperança e a positividade, características essenciais para a inclusão e o acolhimento de indivíduos com deficiências ocultas.  

A instituição do cordão de girassol também busca ampliar a conscientização de empresas e órgãos públicos sobre a importância de adaptar seus espaços e serviços para atender às necessidades específicas dessas pessoas. 

Além de garantir a acessibilidade e inclusão em todos os espaços físicos e digitais, a Faculdade CENSUPEG busca orientar os profissionais, alunos e comunidade com informações importantes sobre o acolhimento daqueles que precisam de apoio, em especial das pessoas com deficiências ocultas, de maneira que todos possam ser respeitados e ter as mesmas condições para as oportunidades. 

É importante lembrar que a inclusão é responsabilidade de todos nós. Ao oferecer respeito, paciência e empatia, contribuímos para uma sociedade mais justa e acolhedora, na qual todas as pessoas possam se sentir valorizadas e integradas.  

Portanto, a partir de agora, fique atento ao cordão de girassol e seja compreensível ao encontrar alguém usando esse símbolo. Um gesto simples pode fazer a diferença na vida de alguém que enfrenta desafios invisíveis aos olhos, mas que merece todo o nosso apoio e reconhecimento. Juntos, podemos construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária.  

Autora:  
Isabela Villaça 
Analista de Marketing 

Você também vai gostar:

Conheça a importância da formação continuada para profissionais da edu...

há 1 ano

Uma Visão 360º dos 5 cursos tecnólogos mais empregáveis

há 1 mês

As contribuições da Neuropsicopedagogia Institucional para a inclusão...

há 3 anos

Você conhece o mundo VUCA? E o mundo MUVUCA?

há 3 anos

Faculdade CENSUPEG lança o 1° APP para Neuropsicopedagogos no Brasil

há 4 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais