Se você já conversou com alguém que concluiu a graduação recentemente, deve ter percebido que ao final desta etapa da jornada acadêmica inicia-se o desafio do ingresso no mercado de trabalho, um momento considerado como divisor de águas na carreira profissional.
Eis que chegam então os desafios do mundo real.
Para muitos a jornada acadêmica termina aí, antes do início da atuação profissional, por diversos motivos que competem à seletividade do mercado de trabalho e ao perfil do profissional, assim se forma a estatística das pessoas graduadas que não atuam em sua área de trabalho no Brasil.
Triste, não é mesmo? Como podemos evitar o crescimento desta estatística?
Sem dúvidas, a escolha por uma instituição de ensino com uma metodologia que ofereça o desenvolvimento de competências adequadas para os desafios profissionais, é um dos caminhos.
As instituições de ensino que fazem uso de uma metodologia baseada em projetos incentivam os acadêmicos com o propósito de integrar diferentes conhecimentos, além do estímulo da solução para problemas reais com protagonismo, autonomia e criatividade.
Uma metodologia onde estudantes não só desenvolvem competências, como constroem seus conhecimentos e trabalham de maneira colaborativa.
Em se tratando de colaboração, o uso de projetos dentro e fora da sala de aula para o desenvolvimento dessa competência é uma das principais estratégias que devem ser aplicadas para o real engajamento dos alunos e ela se desenvolve de maneira muito especial quando trabalhadas em grupo.
A aquisição de competências relacionais, como empatia, habilidade de lidar com o outro, ou seja, altruísmo, solidariedade, paciência, inteligência emocional são resultados de um bom projeto construído em equipe, por isso é fundamental que tais competências sejam desenvolvidas na sala de aula, durante a jornada acadêmica do aluno, na Faculdade.
Sim, é possível criar experiências em sala de aula mais envolventes, duradouras e que geram, de fato, impactos positivos na vida dos estudantes, deixando-os preparados às necessidades do mercado atual.
Portanto, faz sentido afirmar que essa revolução na educação é a essência da metodologia da CENSUPEG, que uma vez aplicada, o estudante vivencia a experiência de deixar o papel de receptor passivo de conteúdo, passando para o de agente ativo de aprendizado, elevando ainda mais sua capacidade emocional e social.
Aqui, na Faculdade CENSUPEG, os acadêmicos entram em ação em diversos projetos desenvolvidos durante o curso, confira:
Projeto Ambiente Jovem Parceria. Unidade São Fidélis/RJ.
Projeto visa fortalecer ações de prevenção e conscientização das estratégias de proteção do ecossistema local da cidade de São Fidélis/RJ.
Conscientização da Saúde Masculina. Unidade São Fidélis/RJ.
Acadêmicos da Unidade São Fidélis no Rio de Janeiro, lançam ação comercial em parceria com os professores da unidade.
PIPA, (Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem) - Unidade Guarapuava/PR
Acadêmicas do curso de Recursos Humanos, iniciando o PIPA - Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem, se desafiam no incentivo à graduação para funcionários do grupo de restaurantes Madero da região de Guarapuava.
Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing