Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

O que é a Logística e porque essa área está crescendo tanto?

O que é?

Antigamente, a Logística era resumida por muitos apenas como os processos que envolviam transporte e armazenamento de mercadorias, e seus profissionais exerciam atividades operacionais. No entanto com o grande crescimento e evolução das empresas e modelos de negócios hoje em dia a Logística abrange todo o conjunto de ações necessárias para que o produto chegue até o seu consumidor final no menor tempo, a um custo baixo, envolvendo desde o planejamento interno de processos da empresa e negociações, até o transporte de fato.

Para entendermos isso de maneira prática podemos usar uma analogia simples. Você muito provavelmente está lendo esta postagem através de um celular ou computador, certo? Agora tire alguns segundos para refletir em como este dispositivo chegou em suas mãos, desde a aquisição de recursos para produzir os componentes, contato com fornecedores, onde serão produzidas as peças e onde estas serão transformados no produto final, onde isto será armazenado e de que maneira, como distribuir isto até os intermediários ou diretamente até você, quais as etapas a serem seguidas entre cada um desses estágios tanto na área administrativa como operacional. Tudo isto é responsabilidade dos profissionais de Logística, que devem desenhar este processo da maneira mais eficiente e rápida com menos custo para a empresa.

Porque a área está crescendo?

Em um mundo cada vez mais conectado as relações comerciais começaram a ultrapassar as barreiras nacionais e, com isso, cresceu a exigência dos clientes quanto aos prazos e os serviços prestados pelas organizações, fazendo com que a logística ganhasse importância competitiva de forma a impactar nos resultados da empresa.

Além disto, o grande aumento da presença digital das empresas e o surgimento de e-commerce cada vez em maior volume, aliados a um maior acesso digital da população, impulsionaram de maneira muito rápida as compras on-line, tornando ainda mais necessário que as empresas que desejam atender bem os seus clientes tenham processos logísticos muito bem desenhados e aplicados.

E justamente devido a essa constante atualização e necessidades específicas de cada setor produtivo para seus processos, os profissionais de logística são tão cobiçados pelas empresas. Atualmente existe uma carência de profissionais que atendam as exigências do mercado, com formação e habilidades de liderança, resolução de problemas, entre outras, tornando esta uma ótima escolha para quem quer fazer a diferença e ser bem remunerado por isto. Dependendo a área e nível de formação o salário inicial de um analista pode chegar a 4 salários mínimos, e em cargos mais altos com gerentes e diretores pode variar de R$ 15.000,00 até mais de $20.000,00.

Ficou interessado?

Se você ficou interessado em seguir carreira na área de Logística, existem alguns cursos que você pode escolher, como Gestão em Logística, Tecnólogo em Logística, Administração de Empresas, Comércio Exterior, Engenharia, Técnico em Logística, Técnico em Estoques e Armazenagem, Gestão de Estoque.

O curso de Tecnólogo em Logística da Faculdade Censupeg pode ser o ideal para você. Durante o curso você terá matérias como Gestão de Pessoas, Ambientes e Cenário Empresariais Liderança, Coaching e Gestão de Carreiras, Planejamento Estratégico Empreendedorismo Gestão da Inovação e Avanços Tecnológico, entre muitas outras que irão te preparar para atuar em diversos setores.

Você sairá pronto para atuar em diversos setores, dentre eles Distribuidoras e Centros de distribuição, Empresas de encomendas, Empresas em geral (indústria, comércio e serviços), Portos, Aeroportos, Terminais de transporte, Transportadoras, Institutos e Centros de Pesquisa, Instituições de Ensino.

E então, pronto para se tornar um Profissional da Logística? Compartilhe este post com alguém que também esteja interessado na área ou ainda não conheça as oportunidades que esta profissão pode trazer!

Você também vai gostar:

ABA para Transtorno do Espectro Autista (TEA): Sintomas e Diagnóstico

há 3 anos

Tutor ou Professor: qual a diferença?

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – Ep. 3 – Confiança no Processo

há 3 anos

Como fica o ensino superior pós pandemia?

há 3 anos

Robert De Niro vai te mostrar como ter sucesso na vida profissional

há 3 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais