Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

Saiba por que o EAD deve ser estendido

Prof. Fernando Novais da Silva

Fala –se muito no novo normal, mas já faz tempo que eu digo que o EAD é o novo “normal”. Os encontros presenciais serão os “eventos”, e é provável que a aprendizagem online comece a fazer parte da rotina diária da maioria das pessoas no mundo. Vamos ver o que está sendo feito para entender por que o EAD deve ser extendido.

Quando estive na Finlândia em 2018 conversei com Mark Curcher, que foi diretor da Open University, a primeira universidade online do mundo, e hoje é diretor da TAMK – Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere. Perguntei sobre o assunto e ele me disse que o futuro é híbrido, ou seja, uma grande parte da mistura – em período integral ou como complemento da educação presencial – durante o ano letivo. Já é o que dizem também os líderes das instituições de ensino.

Para os estados que obtiverem bons resultados com sua abordagem do ensino híbrido, haverá demanda para torná-lo uma parte mais integrada do currículo durante o ano todo, essa é uma prática que já está acontecendo nos Estados Unidos.

Para acontecer com eficiência e abrangência, os líderes das escolas estaduais estão se concentrando no fortalecimento das capacidades de aprendizagem remota do estado.

“Não temos certeza de que as escolas no formato presencial voltarão, não é algo que vamos voltar em breve” disse Karen B. Salmon, superintendente estadual de educação de Maryland (EUA), aos legisladores estaduais, de acordo com The Baltimore Sun . 

“Estou realmente concentrando muitos de nossos recursos na expansão e prestação de contas envolvidas no aprendizado online e no ensino à distância”, disse Chris Reykdal, superintendente de instrução pública do estado de Washington (EUA). Ele complementa, “As capacitações de professores estão aumentando pois com a falta de uma vacina, que as pessoas continuam a nos dizer daqui a 12 a 18 meses, precisamos descobrir se é seguro voltar mesmo”.

De acordo com o MyNorthwest . “Temos muitos cientistas trabalhando duro para descobrir os formatos ideais, mas eu já tenho que começar a pensar em como continuar a fortalecer nosso modelo online, que ficou exponencialmente melhor nas últimas duas semanas, mas ainda há muito trabalho pela frente. ”

No Brasil a abordagem está bem próxima dos outros países. O que falta realmente é a infraestrutura e velocidade de implementação de projetos públicos de formação de professores e preparo das escolas para atender a essa nova realidade mundial.

Essa é só uma breve realidade do que os líderes dos estados, no Brasil, estavam falando em junho de 2020. Hoje, mais do que nunca, o EAD é uma realidade na casa das pessoas.

Então, por que o EAD deve ser extendido? O comportamento de consumo das pessoas mudou. As pessoas aprenderam a fazer compras online, fazer entregas online, trabalhar online e o primeiro passo foi na educação.

O mundo online é o presente e não mais o futuro, mas o primeiro passo é estar preparado mentalmente para todos esses novos formatos, pois nada é mais como era antes. Assim como o telefone com fio, o DVD, a fita cassette e outros artefatos e práticas que evoluíram.

Você também vai gostar:

Uma noite de fomento à arte e cultura de Barra Velha – SC.

há 1 ano

Entenda 3 formas de aumentar a autogestão no ensino à distância.

há 2 anos

Colação de Grau das Acadêmicas da Faculdade Censupeg de Santa Cruz do...

há 2 anos

Tutor ou Professor: qual a diferença?

há 3 anos

É LEI: Aumento do Piso Salarial Para os Enfermeiros

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais