Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Como o curso de RH pode mudar a sua vida

Para responder à pergunta de como o curso de RH pode mudar a sua vida, vou falar literalmente do curso e você entenderá!

Primeiramente, é um curso para a geração de hoje, que quer um curso rápido que os coloque rapidamente no mercado, ou seja, um curso de Tecnologia em RH!

Exatamente isso. Sei que antigamente muitos profissionais da área de Recursos Humanos estudavam Administração de Empresas ou Psicologia. São dois cursos incríveis, entretanto nenhum deles foca em gestão de pessoas, recursos humanos ou seus subsistemas.

Quando surgiram os CST – Cursos Superiores de Tecnologia, o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ou apenas Tecnólogo em RH foi para o topo das buscas como curso de tecnologia mais solicitado.

A carreira de RH é tão abrangente e ao mesmo tempo necessária que ela varia constantemente se atualizando de acordo com a evolução da percepção da importância das pessoas pelas empresas.

Muitas empresas acabam adaptando o nome desse departamento que deixou de ser chamado apenas de departamento pessoal, departamento de pessoal, ou simplesmente DP.

Atualmente empresas como:

A marca Reserva possui o departamento de “fontes Humanas”;

A RD – Resultados Digitais tem o departamento de People;

Na Flex Jobs Pessoas e culturas;

Ainda existem muitos outros exemplos de nomes de departamentos de Gente e Gestão, etc. Mas não adianta mudar o nome e não seguir valores que realmente tem as pessoas no centro, valores humanos.

Quando você estuda RH de verdade, você estuda antes de mais nada sobre Gestão e posteriormente sobre os subsistemas de RH. Mas o mais importante é você entender:

A inteligência das relações humanas;

O desenvolvimento das competências de cada cargo, os cargos e respectivas remunerações;

O desenvolvimento das culturas organizacionais e como isso acontece nas empresas;

Como a gestão do conhecimento da empresa é tratada;

E as políticas de saúde, medicina e segurança do trabalhador.

Quando você entender esses subsistemas, você entenderá a preocupação da empresa com as pessoas e a partir daí quais estratégias deverão ser implementadas ou desenvolvidas de acordo com o cenário, e é nesse momento que saberá a importância do profissional de RH dentro da Organização.

Mas todo esse entendimento leva tempo e uma das características do departamento que cuida das pessoas, independente do nome, é ter a paciência e resiliência de ativar cada projeto.

Atualmente existe o RH – Ágil, é uma tendência que surgiu a partir de 2000, a partir do manifesto ágil, e vem se adaptando a todos os setores, inclusive ao RH, mas é mais aplicada quando tudo que já foi dito aqui, já acontece! Talvez possa ser o tema para a sua pós-graduação!

Você também vai gostar:

Como fica o ensino superior pós pandemia?

há 3 anos

6 estratégias de sucesso para a educação a distância

há 3 anos

Preparem-se para a queda nos níveis de aprendizagem

há 3 anos

PIPA em Ação: O altruísmo como pilar de um lindo projeto acadêmico

há 1 ano

Confira 4 dicas poderosas para conseguir seu primeiro estágio

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais