Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

Tutor ou Professor: qual a diferença?

Se você já procurou saber sobre cursos à distância, com certeza já ouviu falar sobre os tutores. Mas afinal, qual o papel dos tutores e qual a diferença entre um tutor e um professor?

No modelo de ensino presencial tradicional o professor é quem toma a frente do processo de aprendizagem. É o professor quem é responsável pela produção do conteúdo pedagógico e pelo processo de aprendizagem deste conteúdo, passando a informação aos alunos durante as aulas. Neste formato de aprendizagem, os alunos tem contato pessoal com o professor, estudam através do material feito por ele e tem seu ritmo de estudo ditado pelo andamento das aulas e dos atendimentos dados pelo professor.

Este é um modelo a qual estamos acostumados. No entanto, quando passamos para a modalidade EAD, temos uma série de mudanças nas metodologias e processo de aprendizagem. Na modalidade de Ensino à Distância, o foco do processo de aprendizagem passa para o aluno. É o aluno que passa a ditar o ritmo de aprendizagem. É aí que entra o papel executado pelo tutor.

O tutor é a pessoa que ficará responsável por acompanhar este processo junto do aluno para agir como a ponte entre o aluno e o conhecimento. O tutor é quem irá tirar as dúvidas dos alunos, se baseando no conteúdo didático produzido por um professor e orientações dadas por ele. Avaliações e correções também são feitas pelos tutores neste formato de aprendizagem. É ainda um papel fundamental do tutor incentivar e empoderar o aluno a ter cada vez mais autonomia em seu aprendizado.

Uma outra diferença importante é na variedade de recursos que o tutor tem disponível para transmitir o conteúdo. Na modalidade EAD, o conteúdo pode ser passado através de muitas outras fontes além da aula exposta pelo professor. Podem ser utilizados webinars, fóruns, podcasts, vídeos, textos, entre muitos outros meios. Além disso, existe a flexibilidade de horários, já que o contato com o tutor não depende do momento da aula.

Cada um dos modelos tem suas vantagens. Nós, da Faculdade Censupeg por exemplo decidimos unir o melhor das duas modalidades. Além de produzirem aulas e conteúdos, são os nossos professores que acompanham os alunos durante sua jornada dos cursos à distância. Os alunos podem aproveitar a flexibilidade que um curso EAD oferece, com a qualidade de serem acompanhados por um professor que produz seu conteúdo diretamente adaptado em diversos meios.

E então, tirou a sua dúvida? Compartilhe com alguém que ainda não sabe!

Você também vai gostar:

Você sabe o que cultivamos na Faculdade CENSUPEG?

há 11 meses

Censupeg na Itália

há 3 anos

Como uma pós-graduação vai ajudar minha vida profissional?

há 3 anos

Aluna da Faculdade CENSUPEG vai participar de Congresso Mundial em Foz...

há 3 anos

Procrastinação: 5 dicas para não perder o foco

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais