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O novo papel do professor do século XXI

O novo papel do professor do século XXI

Hoje novo papel do professor do século XXI é o de conduzir a uma atividade didática que privilegia as metodologias ativas para o objetivo da aprendizagem e desenvolvimento das habilidades daquele determinado projeto de ensino.

Por exemplo em Stanford uma renomada universidade americana, a promoção da aprendizagem ativa é constante!

"Aprendizado ativo" significa que os alunos se envolvem com o material, participam da aula e colaboram entre si. Não espere que seus alunos simplesmente ouçam e memorizem; em vez disso, peça que ajudem a demonstrar um processo, analisar um argumento ou aplicar um conceito a uma situação do mundo real.

Seja o professor, educador, mediador, tutor, treinador, profissional da educação que quer realmente gerar impacto na vida das pessoas de forma genuína, você precisa se abster da “palestrinha” (aula expositiva e dialogada) e encabeçar uma ação planejada em conexão com os seus alunos, desafiando-os como acontece na vida real.

Esteja você de frente para uma sala de aula com 300 alunos ou uma mesa com 15 alunos, um dos seus principais objetivos para a classe deve ser envolver ativamente os alunos com o conteúdo e o método, na intenção de cumprir sua meta desse dia: impactar a vida dessas pessoas genuinamente de forma ativa para garantir maior qualidade de aprendizagem.

Os alunos aprendem mais quando participam do processo de aprendizagem, seja através de discussão, prática, revisão ou aplicação, sendo assim faça enquetes provocando-os a participarem do formato que irão aprender.

Isso contrasta fortemente com os estilos tradicionais de ensino, onde os alunos normalmente se sentam por horas, ouvindo e, teoricamente, absorvendo as informações apresentadas pelo instrutor. Absorvendo 20% de acordo com o Cone da aprendizagem de William Glasser.

Incorpore estratégias ativas de aprendizado em todos os componentes do design do seu curso. Por exemplo, incentivar breves discussões de parceiros durante as palestras (por exemplo, compartilhar em pares), o americano Eric Mazur em seu livro Peer Instruction, explica detalhadamente como fazer essa aplicação de forma assertiva em momentos presenciais e online.

Adicione projetos de pesquisa baseados em problemas PBL (Project Based Learning – Aprendizagem baseada em projetos) ou estudos de casos e problemáticas PrBL (Problem Based Learning – Aprendizagem baseada em problemas) ao currículo e incorpore tempo para exercícios de análise crítica em pequenos grupos durante os seminários, são ótimas maneiras de ativar e envolver genuinamente os alunos na aprendizagem.

Como pode levar tempo e criatividade para desenvolver exercícios de aprendizado ativos, fornecemos muitos exemplos no site da Faculdade Censupeg, nessa série de artigos com conteúdos riquíssimos com indicação de livros e aplicativos que o ajudarão a ter base para se tronar um professor com as características de um professor do século XXI.

Esses artigos te levarão a novos insights. Continue lendo algumas estratégias para ajudar você a começar.

                                - Prof. Fernando Novais

Referências Mazur, Eric. Peer Instruction: A revolução da aprendizagem ativa. Rio Saddle Superior: Prentice Hall, 1997. Topping, Keith e Ehly Stewart. Peer-assited learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 1998.

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