Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Neuropsicopedagogia

O Neuropsicopedagogo Clínico pode atuar com TEA?

Tempo estimado de leitura: 4min e 32sec

O Neuropsicopedagogo Clínico, na sua formação, habilita-se para avaliar crianças e adolescentes com queixa escolar, apontando suas habilidades, competências e dificuldades. Faz a intervenção nas áreas relacionadas à aprendizagem e encaminha a outros profissionais casos que não façam parte de sua atuação profissional.

Durante a avaliação neuropsicopedagógica com criança e/ou adolescente, se forem observados comportamentos sugestivos de TEA, o neuropsicopedagogo clínico poderá acrescentar ao seu protocolo de avaliação neuropsicopedagógica instrumentos abertos e validados na população brasileira, como o instrumento de triagem M-Chat e a escala CARS Childhood Autism Rating Scale.

Escalas de desenvolvimento e comportamento adaptativo, também poderão compor a avaliação, pois auxiliam na investigação das habilidades e competências do avaliando, bem como das dificuldades cognitivas, adaptativas e socioemocionais.

O M-Chat é uma escala construída com o objetivo de identificar, aos 18 meses, se uma criança apresenta risco de ter TEA; e a Escala CARS Childhood Autism Rating Scale é uma das escalas mais utilizadas como instrumento para avaliar a gravidade do autismo.

Para investigar o desenvolvimento, o neuropsicopedagogo clínico poderá fazer uso do Manual do Inventário Portage Operacionalizado – Avaliação de Desenvolvimento de Crianças de 0 a 6 (Williams e Aielo, 2018), que abrange cinco áreas de desenvolvimento: motricidade, cognição, linguagem, socialização e autocuidados, distribuídos por faixa etária de 0 a 6 anos, e uma sexta área – estimulação infantil – específica para bebês.

Como instrumentos de triagem de desenvolvimento, A Escala Bayley III avalia o funcionamento do desenvolvimento de bebês e crianças pequenas de 1 a 42 meses de idade. O Denver II avalia crianças do nascimento aos 6 anos nas áreas pessoal social, motor-fino adaptativo, linguagem e motor grosso. Para fazer uso desses instrumentos é oportuno ressaltar a necessidade de fazer o curso de aplicação, que normalmente é disponibilizado pelas editoras.

O Protea-R – Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista, destina-se a crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeitas de TEA e outros transtornos da comunicação.

A escala adaptativa Vineland-3 avalia o comportamento adaptativo de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta, com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, Transtorno de Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), lesão cerebral pós-traumática, deficiência auditiva e visual e doença de Alzheimer.

Por outro lado, o neuropsicopedagogo clínico com formação ou especialização em TEA poderá fazer uso desses instrumentos com um olhar mais apurado (teórico e prático) e acrescentar ao seu protocolo de avaliação mais instrumentos específicos para avaliar e intervir nos quadros de Transtornos do Espectro Autista (TEA).

A natureza do atendimento de crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista é multiprofissional e geralmente faz parte dessa equipe, além do neuropediatra ou psiquiatra infantil, no mínimo, o neuropsicólogo, o fonoaudiólogo, o terapeuta ocupacional, o fisioterapeuta, o educador físico, o psicomotricista, o neuropsicopedagogo e o pedagogo, que com suas expertises atuam tanto na avaliação quanto no planejamento de intervenção, discutindo as técnicas, os métodos e as estratégias a serem utilizadas caso a caso.. A inserção dos pais e professores nos atendimentos faz parte do acompanhamento pois, por meio da psicoeducação, recebem orientações da equipe, auxiliando seus filhos e alunos na consolidação de comportamentos aprendidos, contribuindo para aprendizagens e melhoria da qualidade de vida.

Quer aprender mais sobre a Neuropsicopedagogia em um curso de Pós- Graduação? Conheça os cursos de Pós Graduação em Neuropsicopedagogia em diversas modalidades: https://www.censupeg.com.br/neuropsicopedagogia

Autora:
Profa. Dra. Rita Russo

Você também vai gostar:

A importância do autoconhecimento para a empregabilidade e o desenvolv...

há 6 meses

Faculdade CENSUPEG São Fidélis, fecha parceria com o Grande Oriente do...

há 2 anos

Imersão empreendedora para os alunos Censupeguianos

há 1 ano

3 dicas infalíveis para você decidir fazer faculdade mesmo com a pande...

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – Ep. 5 – Trust The Process na Pele!

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais