O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – Encceja – que estava previsto para dezembro de 2020 será adiado para 2021. A notícia foi dada pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), Alexandre Lopes, durante uma transmissão do canal “e-docente” em 24 de setembro.
O Encceja é o exame nacional gratuito para jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou Ensino Fundamental. O exame é aberto para todas as pessoas, tendo como requisitos apenas que o candidato tenha no mínimo 15 anos para obter o certificado do Ensino Fundamental, ou 18 anos para obter o certificado do Ensino Médio.
O adiamento do exame deste ano se deve à pandemia de COVID-19. “Para você ter uma ideia, ano passado a gente aplicou a prova para mais de três milhões de pessoas, é muita gente. Então, por uma questão de saúde, para a gente não ter de novo uma discussão, nós resolvemos adiar a aplicação da prova do Encceja“, disse Alexandre Lopes.
Com a impossibilidade de garantir a segurança de todos os candidatos durante a aplicação das provas, não apenas o Encceja será adiado: “A gente vai aplicar o Encceja em abril de 2021, já que em janeiro e fevereiro nós estamos tomados pela aplicação do Enem“, explicou. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) também foram adiados para 2021.
O edital ainda não foi divulgado, mas estará disponível no site do Inep em breve. Além disso, estão disponíveis no site materiais de estudo e provas com gabaritos para quem planeja fazer o exame e quer se preparar.
Veja abaixo o vídeo completo do webinar onde foi feito o anúncio.