Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

6 motivos para você estudar Gestão Financeira

Prof. Fernando Novais da Silva

Sabemos que o setor financeiro no Brasil, principalmente, passou por mudanças dramáticas que apresentaram oportunidades singulares para quem busca a carreira em finanças.

A dependência e adaptabilidade do setor financeiro no Brasil mostra que mais do que nunca o profissional de Gestão Financeira terá oportunidades únicas e todas, absolutamente todas as empresas independentemente do tamanho, precisam desse profissional.

Abaixo estão seis motivos para você adquirir esse conhecimento:

1 – Uma carreira em Gestão Financeira é dinâmica

Conforme mencionado acima, o início da era digital mudou – e continua a mudar o cenário do setor financeiro. 

A velocidade dos avanços tecnológicos em todas as plataformas, além das mudanças nas expectativas dos clientes, terá implicações profundas nas formas de estruturação dos serviços financeiros e como eles são entregues aos clientes.

É o momento perfeito para fazer parte de uma indústria em constante mudança e se juntar à emocionante (e sempre estimulante) revolução financeira.  

O Gestor financeiro é um profissional tão flexível que é solicitado por todos os setores tanto industriais quanto de serviços, não deixando sombra de dúvidas sobre a sustentabilidade dessa função.

2 – Uma carreira em finanças é desafiadora

Embora no Brasil a economia tenha dado uma estagnada, é crucial que haja um estrategista dentro da organização para lidar com as constantes mudanças nas legislações e pensar de que forma as empresas podem atuar para atender suas demandas com eficiência e evitar ao máximo aumentar a carga tributária.

Quando falamos de desafios, podemos citar a recente pandemia do COVID-19 como um excelente exemplo disso. A crise abalou o país de maneiras que ninguém poderia ter previsto.  

Enquanto o país procura reconstruir sua economia, os profissionais de Gestão Financeira precisarão lidar com questões como recrutar e educar seus clientes e buscar novas oportunidades de crescimento. 

Uma carreira em gestão financeira ajudará a:

Refinar seus pontos fortes;

Aumentar sua adaptabilidade;

Reforçar sua ética de trabalho;

Garantir que você seja constantemente estimulado.

Você crescerá como pessoa e profissional, colhendo os benefícios imediatamente e ao longo de sua futura carreira.  

3 – A carreira como Gestor financeiro melhorará suas habilidades interpessoais

Na íntegra, o setor financeiro depende da satisfação do cliente, seja ele, cliente interno, ou seja, os profissionais que trabalham na própria empresa ou clientes externos, ou seja, os consumidores finais dos produtos ou serviços que a empresa fornece.

Essa nova fase tecnológica mundial, mudou o modelo de abordagens aos clientes. De um modo geral, os profissionais financeiros precisam se conectar de forma mais direta aos clientes para atender às expectativas deles agora mais do que nunca. 

As habilidades interpessoais são essenciais no campo financeiro e desempenham um papel crítico na vida cotidiana, independentemente de sua posição ser ou não diretamente voltada para o cliente. 

Os profissionais que interagem com os clientes em qualquer nível devem priorizar a criação de experiências positivas, enquanto mesmo os que estão em segundo plano precisam contar com interações exitosas entre colegas para se destacarem.  

4 – Uma carreira como Gestor Financeiro tem impactos positivos na carreira

O mercado enxerga com muito bons olhos um bom gestor financeiro pois não é engrenagem do negócio mas acaba sendo o motor e o destaque através dos resultados é muitas vezes atribuídos a ele, sendo um dos principais cargos que antecedem os C-Level, ou seja, a grande maioria dos cargos executivos de uma empresa são ocupados por gestores que foram em algum momento Financeiros.

5 – A globalização da carreira

 A incessante busca por profissionais financeiros é global. Embora haja muitas funções que lidam com finanças, o profissional que trabalha com o dinheiro, precisa ter leitura de cenários e acaba se destacando pela sua visão sistêmica e tomada de decisão baseada em fatos, valores e tendências de mercado.

Um profissional que tenha ambições internacionais pode se projetar para esse caminho construindo um currículo direcionado para esse perfil. Buscando experiências em empresas que possuem transações internacionais.

6 – As oportunidades aderentes

Quem se propõe a estudar Gestão Financeira certamente está disposto a conhecer os elementos contábeis e também voltados para economia. Uma grande oportunidade é aproveitar o currículo da Faculdade que escolher e verificar se pode continuar estudando.

Existe uma tendência mundial em que ninguém mais para de aprender, atualmente os profissionais continuam estudando ao longo dos anos. A tendência mundial é chamada de Longlife Learning que significa aprendizagem ao longo da vida.

Baseado nessa tendência, as Faculdades de ponta possuem currículos onde o aluno estuda dois anos e se forma Tecnólogo em Gestão Financeira e estuda mais dois anos e se forma em Contabilidade ou Bacharel em Ciências Contábeis.

Dessa forma, em 4 anos de estudos contínuos, você consegue duas graduações, deixando o seu currículo bem específico e direcionado ao setor financeiro, você se torna um profissional mais completo demostrando esforço, engajamento e coerência linear em sua formação, uma competência muito requerida pelos recrutadores, mas pouco comentada.

Caso você queira uma ajuda relacionada a carreiras específicas procure um dos consultores de carreira da Faculdade Censupeg e eles esclarecerão o que cada profissional faz e que áreas poderá atuar.

Você também vai gostar:

Obesidade: Uma preocupação muito além da estética.

há 2 anos

Que tal aprender aplicar humanidade em tempos de tecnologia?

há 2 anos

Inteligência emocional: como ela ajuda a não desistir dos estudos?

há 3 anos

Doutor Fabrício Bruno Cardoso e sua jornada de sucesso na Neuropsicope...

há 2 semanas

5 dicas para sair da zona de conforto de uma vez por todas

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais