Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Seja empregado e empreendedor

Luciana Almeida

Bater o cartão, cumprir com toda a tarefa solicitada, bater o cartão novamente e ir embora. Até um tempo atrás, era essa a postura de boa parte dos funcionários dentro de uma empresa. Muitas vezes, o colaborador tinha a primeira oportunidade de emprego e se aposentava fazendo exatamente a mesma coisa, na mesma função e ganhando praticamente o mesmo salário.

Foi-se o tempo. Se você quiser se manter na empresa. Ou melhor, se você quiser ser promovido na empresa ou, por que não, conquistar um emprego melhor, você precisa “se mexer”. Era esse termo que minha mãe muitas vezes usou, quando achava que eu precisava produzir mais, ou fazer de outro jeito. “Vamos, menino, se mexa”.

Certamente, você já deve ter ouvido essa expressão vinda dos seus pais, do professor ou até mesmo do seu chefe. “Vamos lá, gente! Todo mundo se mexendo”. Agora, o “se mexer” deve ter um norte. Não adianta sair fazendo inúmeras ligações, mandar WhatsApp a todos os contatos, agendar reuniões sem foco e sem resultado. Não!

Você precisa de uma estratégia. Para tudo nesta vida, você precisa de estratégia. Você precisa de estratégia para convencer seu filho a sair da cama logo cedo. Estratégia para convencer o marido ou a esposa sobre a necessidade de trocar o jogo de sala. Estratégia dentro da empresa, principalmente, para convencer que seu trabalho é cada vez mais importante, cada vez mais parte do todo.

É essa estratégia que vai te abrir as portas para que você se torne um empreendedor corporativo, mesmo batendo cartão para entrar e sair da empresa. Perceba que empreendedora é aquela pessoa que tem capacidade de, onde estiver, trazer ideias e soluções. É preciso que se tenha iniciativa e se importe, de fato, com a comunidade na qual se está inserido.

Se você está antenado ao que está acontecendo ao seu redor, vai perceber quais as demandas da sua comunidade e, então, gerar soluções. Se você não consegue perceber as necessidades dentro da sua empresa, seu desempenho em grupo fica comprometido e, inevitavelmente: uma promoção mais longe e a demissão mais perto

Você não precisa ter um CNPJ para empreender, mas precisa ter vontade, mente aberta, criatividade e coragem. Ter uma postura ética, aliada a esses quatro fatores, certamente, farão com que você, colaborador, torne-se um empreendedor corporativo e tenha uma posição de destaque dentro do seu ambiente de trabalho.

Você também vai gostar:

Elimine todas as suas dúvidas sobre o que é ABA em TEA.

há 1 ano

Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC) – Você sa...

há 3 anos

Faculdade CENSUPEG marca presença no desfile em comemoração aos 173 an...

há 1 mês

Reskilling: o que é isso afinal?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais