A Faculdade CENSUPEG se destaca mais uma vez no cenário acadêmico e científico, alcançando um feito incrível: tornar-se tetracampeã no prestigiado congresso "Aprender Criança". Esse evento, reconhecido como o maior da América Latina em transtornos do neurodesenvolvimento, ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Fruto de muita dedicação e trabalho coletivo, as pesquisas do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENp) da Faculdade CENSUPEG mais uma vez levaram grandes cientistas ao topo. Pelo quarto ano consecutivo (2016, 2018, 2022 e 2024), o LIEENp recebeu o prêmio “Dica de Mestre”, uma iniciativa do Instituto Glia que visa identificar, valorizar e divulgar experiências inovadoras de profissionais das áreas da Saúde e Educação.
O "Aprender Criança" é um espaço dedicado à troca de conhecimentos, experiências e conexões entre profissionais da saúde, educadores e demais interessados na área de neurodesenvolvimento. É uma oportunidade única para explorar os avanços mais recentes e se conectar com especialistas comprometidos em fazer a diferença na vida das crianças.
RESULTADOS E TEMAS PREMIADOS
🥇 1º Lugar: Programa de intervenção neuropsicopedagógico motor como promotor do desempenho acadêmico de escolares
Equipe: Lucianara, Filipe, Vitor, Franciele, Samuel, Alfred, Rita.
🥈 2º Lugar: Os efeitos de um programa neuropsicopedagógico de consciência fonológica nas habilidades de leitura e escrita nos escolares das séries iniciais
Equipe: Tatiana, Claudia, Liliene, Tais, Vitor.
🥉 3º Lugar: Efeitos de fonte adaptada em tarefa de leitura e atividade cortical de adolescentes com TDAH
Equipe: Vitor, Franciele, Samuel, Adelina, Alfred, Filipe.
🥈 2º Lugar: Impacto do neurofeedback concomitante com programa neuropsicopedagógico de consciência fonológica na capacidade linguística de crianças em risco de dislexia
Equipe: Adriana, Marcelo, Sofia, Vitor, João Vitor, Aliny, Tatiana, Claudia, Liliene, Alfred.
🥉 3º Lugar: Os efeitos de um programa neuropsicopedagógico no desempenho acadêmico de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
Equipe: Vitor, Franciele, Samuel, João Vitor, Aliny, Alfred.
🥈 2º Lugar: Impacto do neurofeedback concomitante com programa neuropsicopedagógico de consciência fonológica na capacidade linguística de crianças em risco de dislexia
Equipe: Adriana, Marcelo, Sofia, Vitor, João Vitor, Aliny, Tatiana, Claudia, Liliene, Alfred.
🥉 3º Lugar: Os efeitos de um programa neuropsicopedagógico no desempenho acadêmico de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação
Equipe: Vitor, Franciele, Samuel, João Vitor, Aliny, Alfred.
IMPACTO DAS PESQUISAS
As pesquisas do LIEENp são provas da consistência e relevância que o laboratório vem conquistando na neuropsicopedagogia nacional. Envolvendo diretamente 14.000 crianças, os estudos do LIEENp totalizam intervenções em 19.924 crianças de todo o Brasil. Essas intervenções neuropsicopedagógicas ocorrem diretamente nas salas de aula, escolas e ambientes educacionais das crianças. O impacto é evidente: 91% das crianças apresentaram melhorias significativas na aprendizagem, e 12.352 foram identificadas precocemente com dificuldades de aprendizagem, possibilitando intervenções mais eficazes. Com disso, apenas 861 crianças precisaram ser encaminhadas para Atendimento Educacional Especializado (AEE) e centros especializados de saúde, demonstrando a eficácia das intervenções realizadas.
REGISTROS MEMORÁVEIS
Em nome da Faculdade CENSUPEG, o Prof. Dr. Fabricio Bruno Cardoso, líder do LIEENp, expressou sua profunda gratidão a cada pesquisador que contribuiu com dedicação e empenho para alcançar este incrível sucesso quádruplo!
Conheça mais sobre o LIEENp, seus projetos de pesquisa e siga o laboratório nas redes sociais, acesse: https://universoneuro.com.br/lieenp.php
Para mais informações, visite www.universoneuro.com.br e conheça nosso time de ouro.
Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing