Com o mercado exigindo uma formação cada vez mais completa e conhecimentos em diferentes disciplinas, muitas pessoas procuram formas de continuar e aprofundar seus estudos. É nessa hora que muitas delas ficam em dúvida e se perguntam “O que devo fazer: uma pós ou uma segunda graduação?”.
Em um primeiro momento, as duas opções podem parecer semelhantes, mas podem ter conteúdos, jornadas e resultados bastante diferentes. Uma graduação leva mais tempo e irá te capacitar para entender diferentes conceitos básicos sobre uma área nova, enquanto uma pós-graduação tem uma duração menor e fará com que você se aprofunde em um aspecto específico da sua área.
Mas e a resposta sobre qual é a melhor opção? Bom, ela também será diferente dependendo de qual é o seu objetivo, estilo de vida e projeto de carreira. São muitos os fatores para analisar na hora de escolher qual é o caminho certo para você, então vamos lá?
Objetivo profissional
O que você procura na sua carreira tem um grande impacto na hora de tomar esta decisão.
A pós-graduação é voltada para quem já está estabelecido em uma área profissional e busca se especializar em um campo de atuação específico, como por exemplo alguém que se formou em Recursos Humanos e gostaria de se especializar em Gestão Estratégica de Pessoas. Desta maneira, se o seu objetivo ao continuar os estudos for um aumento de salário ou atingir cargos mais altos, a pós-graduação pode ser a mais indicada e geralmente é mais valorizada nestes casos.
Se o que você procura é mudar de cargo, carreira ou adquirir conhecimentos sobre uma área diferente da sua, a graduação pode ser a melhor escolha. Muitas vezes acabamos por perceber que não nos identificamos mais com a área em que nos formamos e trabalhamos, ou começamos a trabalhar em uma área diferente da de formação e descobrimos uma nova paixão. Se esse for o seu caso, a graduação poderá te preparar para ingressar em um novo segmento de mercado, mesmo se este for muito diferente do anterior.
Disponibilidade de Tempo
Um outro fator a ser considerado é o tempo disponível para os estudos.
A graduação possui um tempo de conclusão maior, podendo chegar a 4 ou 5 anos e via de regra exige uma carga horário de estudos maior também por conta da quantidade de conteúdo abordado pelo curso. Por isso, é necessário verificar se isso não irá interferir com a sua rotina já estabelecida, principalmente se for preciso conciliar o trabalho com os estudos durante todo o período da graduação.
A pós-graduação por sua vez pode variar em seu tempo de conclusão, mas os cursos desta modalidade não costumam ultrapassar o período de 1 a 2 anos. O tempo exigido durante a semana também costuma ser menor, uma vez que a maioria dos cursos tem apenas de 2 a 3 aulas por semanas ou 1 aula aos sábados, sendo mais fácil de encaixar o período de estudos com a sua rotina.
Orçamento
As duas modalidades também vão exigir orçamentos diferentes.
Como exigem menor tempo de conclusão e carga horária semanal, os cursos de pós-graduação de maneira geral também requerem um investimento financeiro menor. Além disso, hoje existe muita variedade nas modalidades de curso, o que pode também ajudar no preço.
Em contrapartida, a graduação irá exigir um investimento a longo prazo, então é bom se planejar para isso. É importante também lembrar que programas de desconto muito utilizados por quem procura a graduação como o ProUni e financiamentos estudantis não são válidos para quem já é formado e, portanto, não podem ser utilizados na segunda graduação. Para isto você deverá procurar programas de financiamento da própria instituição.
Mercado de Trabalho
É importante também analisar além de nossas motivações pessoais, o que está pedindo o mercado de trabalho.
Se você pretende avançar em sua carreira para no futuro atingir um cargo de gerencia ou diretoria, pode ser que valorizem mais o seu currículo se você possuir um MBA, por exemplo.
No entanto se ao longo da sua experiência, ocorreram muitas mudanças no mercado e para atingir o seu objetivo de carreira você precisa de habilidades e conhecimentos diferentes do que quando entrou para o mercado de trabalho, pode ser mais gratificante a longo prazo investir em uma segunda graduação.
Também é uma ótima maneira de decidir o momento certo de tomar esse passo. Se o mercado se mostra instável, talvez seja melhor ir com calma e avaliar o impacto que cada um terá na sua carreira atual. Já se a sua área demonstra oportunidades futuras e se mostra favorável, pode ser a hora certa de ir em frente e investir.
E então, pronto para tomar a decisão e crescer na sua carreira ou descobrir uma profissão nova? Deixe nos comentários o que você escolheu e compartilhe o post com quem também está na dúvida!