Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Saiba o que fazer para entrar na carreira pública de trabalho

Ao se decidir por entrar na carreira pública, uma dúvida pode surgir em sua mente: quais concursos realizar? Responder essa pergunta é fundamental, afinal de contas, você dedicará boas horas de estudo e precisa fazer com que elas valham a pena.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para você se preparar para ingressar na carreira pública com sucesso. Confira!


Escolha uma área que você tenha afinidade

Em primeiro lugar, é preciso escolher qual área você gostaria de trabalhar futuramente. Afinal, não adianta prestar concurso para uma área e cargo que você não se vê trabalhando todos os dias. A afinidade é crucial: ela te motivará nos estudos e fará com que você dê um passo a frente dos outros candidatos.


Busque informações sobre os concursos

Agora que você já escolheu a sua área de atuação, é preciso buscar informações sobre os concursos. Sites como Edital Concursos Brasil e Folha Dirigida oferecem atualizações diárias sobre concursos em todo o país. Você também deve ficar atento às publicações oficiais dos órgãos públicos e autarquias nas quais você deseja trabalhar.


Fique atento aos cargos que exigem ensino médio

Há concursos que exigem somente o ensino médio e, no entanto, proporcionam acesso a cargos com salários maiores do que os de nível superior.

Mas não se engane: esses concursos não são, necessariamente, mais fáceis. Apesar de o conteúdo exigido ser relativamente menor, apresentam maior concorrência e muitos candidatos com nível superior também buscam essas vagas. Logo, você terá que estudar bastante!


Considere os conteúdos das provas

Alguns concursos priorizam e dão mais peso às humanidades. Se você tem afinidade com matérias como História, Filosofia ou Sociologia, esses são os ideais para você. Outros, pelo contrário, buscam selecionar candidatos com bons rendimentos em áreas como Matemática e Geometria.

Para saber quais disciplinas são privilegiadas naquele concurso que você está de olho, leve em consideração qual tipo de função o candidato selecionado desempenhará e procure no Edital do concurso as informações referentes aos temas abordados nas provas.


Crie uma rotina de estudos e seja persistente

Você deve fazer dos estudos um hábito em seu dia a dia. Altere sua rotina e estabeleça metas para si mesmo para que seus estudos ganhem qualidade.


Saiba que é comum não ser aprovado em seu primeiro concurso. Muitos candidatos somente conseguem a vaga que tanto desejam após muitas tentativas mal sucedidas. Então, nada de desistir, ok? Seja persistente e siga a sua rotina.

Você terá que se dedicar bastante, mas não se preocupe! Confira algumas dicas que facilitarão seus estudos:


Utilize provas anteriores para estudar

Esta é uma dica muito útil. É claro que as questões são diferentes, no entanto, ao basear seus estudos em provas anteriores você conseguirá “entrar no clima” dos conteúdos exigidos e identificar as matérias você tem mais dificuldades.


Aproveite bem o tempo

Tire proveito do fato de que 97% dos brasileiros deixam tudo para a “última hora”. Mesmo que ainda falte muito tempo para o dia da prova, você terá uma clara vantagem sobre os demais candidatos se iniciar sua preparação com antecedência.


Participe de grupos de estudo

Se os seus amigos também estão se preparando para o concurso, formar um grupo de estudo pode ser uma boa ideia: além de estimular a aprendizagem, favorece a troca de informações entre pessoas com diferentes conhecimentos.


Faça pausas para descanso

Se você não realizar algumas pausas em sua rotina para descansar, todo o seu empenho pode ir por água abaixo. Para que sua mente possa assimilar os conteúdos, você não pode estar exausto e com sono. Portanto, não esqueça das preciosas pausas: elas vão fazer a diferença no seu rendimento!


Pronto! Agora você já sabe o que fazer para ingressar na carreira pública. Siga essas dicas e você certamente estará no páreo para conquistar a tão desejada vaga. Todo esse esforço será recompensado e você verá que não há sensação melhor do que saber que foi aprovado depois de tanta dedicação!

Você também vai gostar:

O novo papel do professor do século XXI

há 3 anos

Faculdade CENSUPEG marca presença no desfile em comemoração aos 173 an...

há 4 semanas

Um dia inesquecível de socialização: conheça alguns dos projetos apres...

há 9 meses

Censupeg na Finlândia – Ep. 5 – Trust The Process na Pele!

há 3 anos

Transferência de curso: o que devo considerar?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais