Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Quando uma faculdade ajuda a ter um próprio negócio?

Ter o próprio negócio e tornar-se um empreendedor de sucesso é o desejo de grande parte das pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho. A dúvida maior sempre é: “por onde começar?”

Se você pretende começar a empreender e deseja saber por onde começar para chegar ao sonhado negócio próprio, saiba como a faculdade pode te ajudar nesse processo. Listamos aqui quatro aspectos muito valiosos proporcionados pela formação superior que podem te ajudar a ser um bom empreendedor. Quer saber quais são? Continue lendo!

Base teórica

Ao cursar uma graduação, você vai adquirir muito conhecimento teórico necessário para a aplicação em seu negócio. Principalmente se você estiver cursando alguma área de administração ou gestão, muito do que será visto em sala de aula poderá ser imediatamente utilizado no gerenciamento de seu negócio.

Para ampliar sua base teórica — no caso de você cursar em outra área —, você ainda pode optar por matricular-se como aluno ouvinte em eventuais disciplinas voltadas à administração. Essa é uma prática permitida por várias instituições de educação, colaborando com o desenvolvimento mais abrangente do aluno.


Contato com professores

Uma das grandes vantagens de estar na faculdade enquanto estiver fundando seu próprio negócio é poder pedir aconselhamento aos professores, que são profissionais com grande experiência na área.

Dessa forma, ao expor suas ideias, eles poderão te orientar sobre quais são as melhores opções a seguir, evitando maiores dificuldades que provavelmente enfrentaria se não tivesse nenhum profissional com mais experiência te aconselhando.

Ter o respaldo de um professor mentor com orientações nesse processo de conquista do mercado te deixará bem mais confiante para lidar com as pressões que todo jovem empreendedor terá de superar.


Experiência em projetos experimentais

Atualmente, a maioria das faculdades oferece uma excelente oportunidade de aprendizagem prática ao estudante, que são os projetos experimentais. Nos projetos como empresas juniores, por exemplo, o aluno terá de pôr em prática todos os fundamentos que aprende em sala de aula, lidando, muitas vezes, com clientes reais em demandas desafiadoras.

Dessa forma, você terá a oportunidade de aprender muitos aspectos que a prática profissional proporciona, além de adquirir experiência para aplicar em seu negócio.

Para os que ainda não desejam abrir seu próprio negócio, mas buscam por boas oportunidades de emprego enquanto ainda estiverem estudando, o envolvimento em projetos experimentais ao longo do curso é muito valorizado no currículo.


Oportunidades de networking

Por último, uma das experiências mais legais que a faculdade proporciona é a possibilidade de criação de sua rede de networking. Ao ingressar em um curso de graduação, sua rede de contatos vai crescer muito, e você terá grandes chances de conhecer pessoas com as quais tem muita afinidade e o mesmo perfil profissional para se tornarem possíveis parceiros.

Além disso, você poderá conhecer pessoas de outros cursos, outras cidades, estados, etc., enriquecendo seu conhecimento e possibilitando ter uma visão mais ampla sobre as diferentes atuações profissionais e suas oportunidades de mercado.


E você, está esperando o quê? Comece procurando agora mesmo por um curso que seja sua cara e desfrute de todas as oportunidades que a faculdade lhe proporcionará para ajudar a fundar seu próprio negócio já com alguma experiência.

Quer ficar por dentro do mundo universitário? Acompanhe-nos no Facebook e não deixe de acompanhar os conteúdos que compartilhamos para alavancar sua carreira!

Você também vai gostar:

O novo papel do estudante da nova geração

há 3 anos

Faculdade Censupeg é reconhecida com o selo de “Instituição Socialment...

há 3 anos

Curso de pedagogia: tire aqui todas as suas dúvidas

há 3 anos

Quais são as áreas de atuação de um nutricionista?

há 3 anos

Escutar para acolher, não para responder!

há 6 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais