Pós-Graduação Presencial Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva

Objetivo do Curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva

curso-reconhecido

O curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva possui como objetivo, qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórica/técnica para o exercício da Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva. Capacitar os profissionais frente à compreensão do papel do cérebro do ser humano em relação aos processos neurocognitivos na aplicação de estratégias pedagógicas nos diferentes espaços da escola, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, e que potencializarão o processo de aprendizagem. Intervir no desenvolvimento da linguagem, neuropsicomotor, psíquico e cognitivo do indivíduo. Adquirir clareza política e pedagógica sobre as questões educacionais e capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas neuropsicopedagógicas e encaminhamentos no processo educativo. Compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, abrangendo educandos com dificuldades de aprendizagem e sujeitos em risco social. Estudar as psicopatologias e suas relações com o Código Internacional de Doenças (CID), e entender o uso das medicações utilizadas para transtornos mentais compreendendo seus efeitos e suas alterações químicas no cérebro.

Este curso lhe trará conhecimentos de como realizar a inclusão de verdade, como tratar alunos com: TDAH, déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, hiperativos, dislexia, autismo, discalculia, disgrafia, baixo rendimento escolar, entre outras síndromes e dificuldades que proporcionam desafios no processo de aprendizagem.

Os Coordenadores Pedagógicos, Secretários/as de Educação, Gestores Públicos buscam respostas para melhorar os índices da educação nas cidades, e a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pode auxiliar nesse processo, pois ela prepara o profissional para obter o melhor rendimento do aluno, compreendendo o processo de aprendizagem e adaptando as condições e tempo de cada aluno.

A Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia, preparando o profissional com relação as diferentes áreas: Fonoaudiologia, Terapia  Ocupacional, Psiquiatria, Pediatria, Neurologia, Biologia e outras áreas afins, buscando compreender e trabalhar com o objeto de estudo e de novas possibilidades para promover a aprendizagem.

 

Conheça a Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva, assista ao vídeo com o depoimento de alunos e professores.

NÚCLEO 1: EIXOS TÉORICO-PRÁTICOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

  • Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
  • Introdução a Neuropsicopedagogia: Conceitos Básicos e Atuação Profissional
  • Neurociências Aplicada a Educação.
  • Educação Especial Inclusiva
  • Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem
  • Neuropsicofarmacologia e CID

NÚCLEO 2 – ASPECTOS DO CONTEXTO DA ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

  • Aprendizagem e Metodologias em Relação aos Sujeitos com Altas Habilidades/Superdotados
  • Educação da Pessoa com Deficiência Visual
  • Educação da Pessoa com Deficiência Física e Múltiplas Deficiências.
  • Educação da Pessoa com Deficiência Auditiva
  • Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual
  • Sociograma: Intervenção Neuropsicopedagógica tratando da convivência em Contextos Coletivos
  • Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógica – Contexto Institucional

NÚCLEO 3 – PESQUISA, EXTENSÃO E ANALISE LITERÁRIA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

  • Didática e Metodologia do Ensino Superior*
  • Metodologia da Pesquisa*
  • Estudos Autônomos – Artigo Científico

Carga Horária Total da Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva: 420h

Obs.: É possível haver alteração na grade curricular visando a otimização do curso. (*) Estas disciplinas serão desenvolvidas por situações de Aprendizagem na Rede.

Faculdade São Fidélis, MEC,  portaria  Nº 344  de 07/04/2011. O Grupo Educacional CENSUPEG possui a faculdade São Fidélis, a qual realiza a certificação do curso de pós-graduação Neuropsicopedagogia educação especial inclusiva. legislação Pós-graduação Neuropsicopedagogia Educação Especial Inclusiva

O Curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva do CENSUPEG tem como público alvo:

  1. Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e orientadores escolares, e profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia,Terapia Ocupacional entre outros cursos de áreas afins.

Pós-graduação Neuropsicopedagogia Educação especial inclusiva

Solicite Maiores Informações Sobre o Curso