Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

COVID-19 e as ações no curso de Pedagogia: aprendendo com desafios reais!

Prof. Lidiane Soares

Devido ao isolamento social imposto para conter a pandemia do Coronavírus e prevenir a COVID-19, medidas estão sendo tomadas para que os alunos passem por esse período da melhor maneira possível. A Faculdade CENSUPEG acredita que as práticas de Ensino buscam fazer do exercício de uma atividade profissional (saberes profissionais) o lugar central dos processos de aquisição e desenvolvimento de competências profissionais. Além disso, há ainda a perspectiva de prática como processo de investigação pedagógica, a qual afirma a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa, fomentando uma formação profissional pautada nos processos de construção do conhecimento frente às situações inerentes à profissão docente.

A prática de Ensino na Faculdade CENSUPEG é vista como espaço interativo de apropriação e revisão do fazer pedagógico; é um momento de significativa aprendizagem e possibilidade de vivenciar a práxis associando o conteúdo e o conhecimento apreendidos, permitindo, assim, ao aluno vivenciar o exercício da profissão docente.

Neste sentido, reorganizamos a Prática do semestre, fazendo com que nossos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, pesquisem uma escola que teve que se reinventar neste momento de Pandemia, onde as aulas presenciais foram canceladas e substituídas por aulas online. Os mesmos, terão que identificar na sua cidade ou região uma escola que está se reinventando para atender todos os estudantes de maneira que não percam o ano. É importante descrever a história dessa Escola e do professor pesquisado. Queremos saber, como esse professor tem se sentido enquanto profissional da educação? Seus alunos têm acesso as ferramentas tecnológicas? Como estão percebendo o interesse e o desempenho dos seus alunos nas aulas virtuais? Como esse professor está preparando suas aulas? Esse professor domina a tecnologia? Está tendo dificuldade em ensinar? Tem usado algo que chame a atenção dos alunos nas aulas online? Cite exemplos. Esse professor entrevistado percebe que os pais têm ajudo os filhos neste momento de quarentena? Como eles tem contribuído para a aprendizagem? Como o professor está se sentindo trabalhando desta maneira? Como imagina suas aulas quando tudo voltar ao normal? O que ele pode tirar como aprendizado com esses momentos que precisa se reinventar?

Após essa conversa, nosso acadêmico deverá criar um plano de ação para contribuir com essa escola que ele pesquisou, apresentando algumas melhoras nas atividades realizadas pelo professor pesquisado. Se caso tivesse nesta situação, que faria para motivar a participação dos alunos nas aulas virtuais? Escrevendo detalhes sobre seu envolvimento, suas ações, suas percepções. Sugerimos ainda que faça um vídeo e publique nas redes sociais, como Facebook, Instgram, Linkedin, ou outra rede social com uma atividade que faria para seus alunos

Você também vai gostar:

O que é networking e qual a sua relevância para a empregabilidade?

há 3 meses

A Faculdade CENSUPEG e Join.Valle anunciam parceria para impulsionar o...

há 8 meses

Censupeguianos participarão da Roda de Conversa do GRUPERSSD - Unicid

há 1 ano

Participe do 2° Congresso Luso-Brasileiro de Transtornos de Aprendizag...

há 2 anos

Conheça a importância da formação continuada para profissionais da edu...

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais