Censupeg há 1 ano
Tempo de leitura: 09min e 41sec #Educação

Como se conectar com o mundo profissional?


Fevereiro é o mês do networking, da volta às aulas, de colocar os projetos em dia e fazer acontecer, afinal temos o ano inteiro pela frente, certo?

Para a Faculdade CENSUPEG, fevereiro é o mês de dar boas-vindas aos acadêmicos, planejar o ano letivo, e evidenciar a conduta e o engajamento do corpo docente Censupeguiano, que se mantém sempre ativo e esperto com as novas tendências do mercado atual.

Depois de passar uma temporada na Finlândia, idealizar tantos projetos e inspirar nossos acadêmicos, o Prof. Fernando Novais da Silva - Coordenador de Projetos da Faculdade CENSUPEG e o atual Presidente do Núcleo de Educação da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), em conjunto dos integrantes do núcleo de Educação, promoveu o Seminário: “Educação e o mundo do trabalho - conexões para o mundo profissional.”

A contribuição para a formação em serviço dos profissionais da educação das Instituições de Ensino Superior e Instituições de Formação Profissional foi o fio condutor que inspirou a noite do evento, tendo a aproximação entre formadores e empregadores como o eixo central do cronograma de palestras.

Fernando abriu o seminário com agradecimentos aos profissionais da educação que estiveram ali presentes, aos profissionais dos demais setores, trabalhadores de empresas e serviços em geral, que movimentam a cidade de Joinville, local do seminário. E, usou daquele momento de boas-vindas para um desabafo geral, digamos que de uma certa forma positivo, isto é, se olharmos para a ação transformadora, que é tão eficaz, talvez, por tanta luta, garra e perseverança desses profissionais.

O professor fez questão de enfatizar o momento de gratidão aos empresários e profissionais independentes, que também contribuem tanto de forma indireta quanto direta, uma vez que, no Brasil, tem-se um olhar precário no trabalho do docente. Afinal, muitas vezes se deparou com a situação constrangera do tipo: “Você trabalha ou só dá aula?”.

Confira um trecho do início do discurso:

“Por conta disso, enfatizo que conheço muitos professores empreendedores, que fazem jornada dupla, às vezes tripla e, ainda, se engajam nos fins de semana em projetos paralelos ou mesmo na área da educação. Sobre isso, a minha reflexão é: Que bom que temos esses profissionais ainda apaixonados e interessados pelo futuro de Joinville, do Brasil e do mundo, com brilho no olhar, caso contrário essa sala estaria vazia, então, eu peço uma salva de palmas para vocês, professores. Olhe agora para a pessoa que está ao seu lado e diga: Você brilha! “

Já era esperado que seria um evento de sucesso, afinal eram tantos profissionais engajados com brilho no olhar, que não tinha como ser diferente. Porém o que mais nos alegra é a motivação e a troca de conhecimentos que obtivemos. Foram frutos colhidos de uma grande plantação.

Confira alguns registros desse dia:

Núcleo de educação da ACIJ. Da esquerda para a direita estão: Ronaldo (SENAC), Fernando Freitas (SOCIESC), Daniela Stam (INESA), Fernando Novais – (Presidente do Núcleo de Educação da ACIJ e Coordenador de Projetos da Faculdade CENSUPEG), Uliana (Candido/ Católica), Denise (SENAI), Cátia (Unicesumar), Carmem (ACE-FGG), Evandro (IFSC). 

Da esquerda para a direita estão: Professora Brigida - UNIVILLE, Professor Cidral Reitor da UNIVILLE, professor Modesto Diretor do Ágora Tech Park e Coordenador das Engenharia da UFSC, Ronaldo Ribeiro - Diretor do SENAC.

Ainda por questões de saúde pública, o evento foi composto por alguns professores de fora da Cidade das Flores (Joinville), que participaram de forma on-line e trouxeram diversas propostas para 2023, na intenção de promover a conexão entre a educação e o mercado profissional.

Após essa noite rica de aprendizados, nós nos consideramos mais afinados e com o olhar para um ecossistema único. Nosso desejo, enquanto educadores, é que os alunos se formem bem-preparados, conscientes da necessidade do mercado atual, principalmente, excluindo a possibilidade de que Educação e Empresa sejam polos desconexos.
O desejo de inovar cresce dia a dia por aqui e, pretendemos continuar crescendo por meio de uma educação empreendedora.

Assim é o PIPA da Faculdade CENSUPEG, a disciplina que executa projetos inovadores profissionais de aprendizagem com base nas ODSObjetivos de Desenvolvimento Sustentável -, que modela a formação acadêmica com o alvo apontado para um futuro mais sustentável e próspero para todos.

Quer entender mais sobre como um projeto inovador pode impactar a sua vida e trazer benefícios constantes durante a sua trajetória acadêmica?

Confira a série: “Protagonismo Acadêmico: Qual o impacto de liderar a própria vida acadêmica?".

Acesse: https://bit.ly/playlistsérieprotanonismoacadêmico

Toda quarta-feira, um novo episódio é disponibilizado em nossos canais de comunicação. Continue acompanhando: 

Site: https://www.censupeg.com.br/revolucione/
Facebook: https://www.facebook.com/CensupegBrasil
Instagram: https://www.instagram.com/faculdadecensupeg/
Tiktok: https://www.tiktok.com/@faculdadecensupeg
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/faculdade-censupeg-brasil/
Youtube: https://www.youtube.com/@CensupegBrasil

Autora:
Isabela Villaça
Analista de Comunicação

Curso Censupeg

MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS

Você também vai gostar:

É Lei: Cordão de fita com desenhos de girassóis é símbolo de apoio às...

há 9 meses

Tipos de alunos: conheça os perfis mais comuns na faculdade

há 3 anos

Formatura dos alunos de Nutrição e Educação Física na Faculdade CENSUP...

há 2 anos

Como se organizar para estudar com qualidade?

há 3 anos

Por uma formação com base em competências

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais