Pela primeira vez, neuropsicopedagogos terão acesso a um inovador instrumento de avaliação da linguagem oral e escrita, fundamentado na Fotolinguagem (FTL) e validado pelo Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG. A novidade oferece uma ampla variedade de peças, proporcionando suporte para avaliadores e avaliados, e se mostra aplicável tanto em ambientes escolares quanto clínicos, com opções extras de aplicação disponíveis.
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O evento, realizado na sede da Faculdade CENSUPEG, localizada no coração de Joinville, contou com a presença de neuropsicopedagogos referências nas áreas de educação, saúde e linguagem. A apresentação do novo instrumento chamou a atenção dos participantes que se encontravam engajados no 3º Congresso de Neuropsicopedagogia, promovido pela SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, em parceria com a Faculdade CENSUPEG.
O teste é o resultado de um esforço conjunto de uma equipe multidisciplinar, com a Profa. Dra. Rita Russo, autora e pesquisadora, que também atua como vice-presidente da SBNPp e Embaixadora da Neuropsicopedagogia CENSUPEG Brasil, enfatizando que a nova ferramenta promete revolucionar a avaliação das dificuldades linguísticas de crianças, adolescentes e adultos, ampliando as possibilidades de intervenção de educadores e profissionais da saúde.
Uma ferramenta de grande alcance
Rita Russo, uma das principais referências em educação e saúde mental, lança o Teste de Avaliação da Linguagem Oral e Escrita na Perspectiva da Fotolinguagem (FTL), fruto de mais de 20 anos de pesquisa científica. Com formações em Psicologia, Pedagogia e Letras, além de especializações em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva, Rita dedicou sua carreira ao compromisso com a educação e o desenvolvimento humano. Sua trajetória reflete um empenho contínuo em compreender as múltiplas facetas da mente e da aprendizagem. "Na era da comunicação, a linguagem não é apenas uma ferramenta, mas o alicerce das nossas conexões humanas. O FTL é um guia essencial para profissionais que buscam entender e aprimorar essas habilidades fundamentais", afirma Rita.
O instrumento propõe a utilização de fotos para incentivar a fala e a escrita dos examinados, servindo como um suporte para aqueles que enfrentam dificuldades de expressão, tanto em ambientes clínicos quanto educacionais.
Na prática, o teste permite que os neuropsicopedagogos, fonoaudiólogos e outros profissionais envolvidos possam identificar dificuldades na linguagem oral e escrita de forma eficaz. O FTL pode ser aplicado em escolas, desde a educação infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de ser útil em contextos clínicos.
Contribuições de várias regiões
O sucesso do desenvolvimento do FTL contou com a colaboração de inúmeros profissionais e instituições. A Faculdade CENSUPEG foi fundamental na condução da pesquisa e coleta de dados em diversas cidades, incluindo São Fidelis (RJ), Barretos, Bauru, Botucatu e Cascavel, por meio de suas gestoras regionais de pós-graduação.
Além disso, professores e profissionais da saúde das mais diversas áreas – como neuropsicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos – colaboraram no processo de testagem e validação do instrumento.
Durante o lançamento, Rita expressou seu agradecimento aos inúmeros colaboradores, destacando o papel da Faculdade CENSUPEG e do coordenador geral da pesquisa, professor Dr. Fabrício Bruno Cardoso, que supervisionou a fase de coleta e análise dos dados.
Um marco para a neuropsicopedagogia
O lançamento do FTL no 3º Congresso de NPp representa um avanço notável para os profissionais que atuam na educação e saúde.
Com uma abordagem baseada em evidências científicas, a avaliação consiste em um método de trabalho, originalmente desenvolvido com bases empíricas, aprimorando o diagnóstico e a intervenção das dificuldades de linguagem e auxiliando professores, neuropsicopedagogos e clínicos em todo o Brasil.
A expectativa é que o uso do (FTL) Fotolinguagem como ferramenta pedagógica e terapêutica continue a crescer, impulsionando novos estudos e práticas que beneficiem diretamente o desenvolvimento de habilidades linguísticas de estudantes e pacientes.
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Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing