Censupeg há 1 ano
Tempo de leitura: 10min e 26sec #Educação

Como estratégias tradicionais podem servir para o aprendizado ativo em sala de aula?


Existem muitos materiais que podem ser utilizados em sala de aula, de uma certa forma, ignorados pelos professores. Em termos minimalistas, considerando que menos é mais, a inserção de alguns elementos tradicionais nesse espaço podem deixar a aula dinâmica e ativa, utilizando recursos de baixo custo, simples, sem grandes mistérios.

Que tal então, separar em tópicos esses elementos, tendo como base os estágios da aprendizagem?

Para ajudar na sua compreensão, vamos expor as perguntas que podem ser feitas para representar a atividade proposta em cada etapa da aprendizagem. As questões a seguir fazem parte de uma ferramenta inspirada e adaptada dos fundamentos da taxonomia de Bloom, utilizada para definir objetivos da aprendizagem.

Lembrar: Relacionado a reconhecer e reproduzir ideias e conteúdos. Reconhecer, requer distinguir e selecionar uma determinada informação. Reproduzir ou recordar está mais relacionado à busca por uma informação relevante memorizada.

  •  O aluno pode recordar ou lembrar da informação? O que é? Como é? Onde é? Onde está...? Quando aconteceu...? Como aconteceu...? Como você explicaria...? Por quê? Como você descreveria...? Quando? Você pode recordar...? Como você demostraria...? Você pode selecionar...?Quais foram os principais...? Você pode listar três...? Qual deles ...? Quem foi ...?

Entender: Relacionado a estabelecer uma conexão entre o novo e o conhecimento previamente adquirido. A informação é entendida quando o aprendiz consegue reproduzi-la com suas “próprias palavras”.

  • O aluno pode explicar o conceito ou ideias? Como você classificaria o tipo de...? Com o que, ou quem, você faria um contrate? Você faria uma afirmação, ou interpretação, utilizando suas próprias palavras?Você explicaria o que está acontecendo? O que significa ao dizer...? O que você pode dizer sobre...?Qual a melhor resposta? Como você resumiria...?

Aplicar: Relacionado a executar ou usar um procedimento numa situação específica e pode também abordar a aplicação de um conhecimento numa situação nova.

  • O aluno pode estudar usando as informações de uma nova forma? Como você usaria...? Que exemplos você pode encontrar para...? Como você resolveria...? Você usaria o que aprendeu...? Como você organizaria ... para mostrar ...? Como você pode mostrar o seu entendimento sobre... Qual abordagem você faria para ...? Como você aplicaria o que aprendeu para desenvolver...? Que fatos você selecionaria para demonstrar ...?

Analisar: Relacionado a dividir a informação em partes relevantes e irrelevantes, importantes e menos importantes e entender a inter-relação existente entre as partes.

  • O aluno pode fazer uma distinção entre partes diferentes ou iguais? Como você classificaria o tipo de ...? Como você compararia...? Com o que você faria um contraste...? Você faria a afirmação ou interpretação utilizando suas próprias palavras? Você explicaria o que está acontecendo? O que significa dizer...? O que você pode dizer sobre...? Qual é a melhor resposta ...? Como você resumiria...?

Avaliar: Relacionado a realizar julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia.

  • O aluno pode justificar, apoiar, estar de acordo ou não, com uma determinada decisão ou ideia. Como você justificaria ou comentaria ...? Aprovaria ou desaprovaria? Como você avaliaria a importância de...?Seria melhor se...? Por que os personagens escolheram ...? O que você recomendaria? Como avaliaria o...? O que você citaria para defender as ações? Como você avaliaria?

Criar: Envolve o desenvolvimento de ideias novas e originais, produtos e métodos por meio da percepção da interdisciplinaridade e da interdependência de conceitos.

  • O aluno pode criar um novo produto ou um novo ponto de vista? Que mudanças você daria para resolver...? Como você melhoraria...? O que aconteceria se ...? Você pode dizer o motivo de...? Você pode propor uma alternativa...? Você pode inventar...? Como você poderia adaptar.... para criar a diferença? Como você poderia modificar o enredo? O que você faria para minimizar ou maximizar...? Como você imaginaria um projeto para...?

Para todas as perguntas, existem respostas que independente da área de conhecimento abordada, vai transformar uma competência.

Os elementos tradicionais citados são os elementos simples como a proposta de elementos visuais, de representação gráfica de conceitos, pensamentos, sequências, etapas, que podem facilitar a abordagem de determinado tema proposto. Portanto, crie o hábito de fazer checklists, planilhas, cronogramas, calendários para que, visualmente, entendam as etapas e processos do projeto proposto.

Para que seja significativo, os alunos devem fazer e, não deixar que os elementos venham prontos. Desse modo, é importante mostrar como fazer uma tabela com uma régua e uma cartolina antes de levá-lo para o Excel e depois para o aplicativo Calendar ou Trello. Percebe? Outro aplicativo que também pode auxiliá-lo, digitalmente, é o Lucidchart, que possui todas essas abordagens visuais propostas no texto. Mesmo que sejam elementos tradicionais em formato simples, são elementos já familiares que ajudarão muito em sua abordagem educacional.

Esperamos que o nosso conteúdo possa contribuir para que, sua jornada em sala de aula, seja mais produtiva, eficaz e feliz.

#projetos #execução #simplicidade #menosémais #educação #planilhas #planejamento #tabela #checklist #gráfico #cronograma  

Autor:
Fernando Novais da Silva
Gestor de Projetos da Faculdade CENSUPEG


Curso Censupeg

PEDAGOGIA

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