Existem muitos materiais que podem ser utilizados em sala de aula, de uma certa forma, ignorados pelos professores. Em termos minimalistas, considerando que menos é mais, a inserção de alguns elementos tradicionais nesse espaço podem deixar a aula dinâmica e ativa, utilizando recursos de baixo custo, simples, sem grandes mistérios.
Que tal então, separar em tópicos esses elementos, tendo como base os estágios da aprendizagem?
Para ajudar na sua compreensão, vamos expor as perguntas que podem ser feitas para representar a atividade proposta em cada etapa da aprendizagem. As questões a seguir fazem parte de uma ferramenta inspirada e adaptada dos fundamentos da taxonomia de Bloom, utilizada para definir objetivos da aprendizagem.
Lembrar: Relacionado a reconhecer e reproduzir ideias e conteúdos. Reconhecer, requer distinguir e selecionar uma determinada informação. Reproduzir ou recordar está mais relacionado à busca por uma informação relevante memorizada.
Entender: Relacionado a estabelecer uma conexão entre o novo e o conhecimento previamente adquirido. A informação é entendida quando o aprendiz consegue reproduzi-la com suas “próprias palavras”.
Aplicar: Relacionado a executar ou usar um procedimento numa situação específica e pode também abordar a aplicação de um conhecimento numa situação nova.
Analisar: Relacionado a dividir a informação em partes relevantes e irrelevantes, importantes e menos importantes e entender a inter-relação existente entre as partes.
Avaliar: Relacionado a realizar julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia.
Criar: Envolve o desenvolvimento de ideias novas e originais, produtos e métodos por meio da percepção da interdisciplinaridade e da interdependência de conceitos.
Para todas as perguntas, existem respostas que independente da área de conhecimento abordada, vai transformar uma competência.
Os elementos tradicionais citados são os elementos simples como a proposta de elementos visuais, de representação gráfica de conceitos, pensamentos, sequências, etapas, que podem facilitar a abordagem de determinado tema proposto. Portanto, crie o hábito de fazer checklists, planilhas, cronogramas, calendários para que, visualmente, entendam as etapas e processos do projeto proposto.
Para que seja significativo, os alunos devem fazer e, não deixar que os elementos venham prontos. Desse modo, é importante mostrar como fazer uma tabela com uma régua e uma cartolina antes de levá-lo para o Excel e depois para o aplicativo Calendar ou Trello. Percebe? Outro aplicativo que também pode auxiliá-lo, digitalmente, é o Lucidchart, que possui todas essas abordagens visuais propostas no texto. Mesmo que sejam elementos tradicionais em formato simples, são elementos já familiares que ajudarão muito em sua abordagem educacional.
Esperamos que o nosso conteúdo possa contribuir para que, sua jornada em sala de aula, seja mais produtiva, eficaz e feliz.
#projetos #execução #simplicidade #menosémais #educação #planilhas #planejamento #tabela #checklist #gráfico #cronograma
Autor:
Fernando Novais da Silva
Gestor de Projetos da Faculdade CENSUPEG