Dúvidas Frequentes

duvidas

 Posso fazer uma Especialização em área de conhecimento diferente daquela em que realizei a Graduação?

SIM. Entretanto, é importante esclarecer que a graduação é que determina a área de atuação, ou seja, a pós-graduação não autoriza ninguém a exercer funções que dependam de habilitação adquirida no curso de graduação. Uma especialização na área de Pedagogia, por exemplo, proporciona maior compreensão do processo de ensino e aprendizagem, e você poderá aplicar esse conhecimento em qualquer atividade que não exija diploma de Pedagogia. Isso porque a especialização enfoca aspectos específicos da área profissional com maior profundidade, enquanto que na graduação a formação é completa.

 

MBA

Qual a diferença entre um curso de Especialização e um MBA?

Os cursos de MBA brasileiros possuem natureza e nível equivalentes a Especialização. O MBA – Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios), para o Conselho Nacional de Educação do Brasil (CNE), é considerado uma especialização (pós-graduação lato sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso, pois o MBA é um curso voltado para a preparação de executivos e está muito mais voltado à prática empresarial do que à pesquisa científica ou acadêmica.

 

 

Icon_Edu

Qual a proposta de Educação do Grupo CENSUPEG?

Acreditamos que a aprendizagem significativa e cooperativa são construídas a partir da formação continuada e de um movimento dialético e transdisciplinar. Assim, ação, diálogo e reflexão contribuem para uma nova ação.

 

tecnoogo

Sou formado em Tecnólogo. Posso fazer Mestrado?

É importante ter em mente que o curso de Tecnólogo é um curso de Educação Superior e, portanto, pessoas com formação de Tecnólogo ou de Curso Superior em Tecnologia podem seguir seus estudos com Mestrado e Doutorado. Para maiores informações, consulte a Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

 

capes

 O que quer dizer CAPES?

O termo “CAPES” significa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Este órgão do governo é subordinado ao MEC e é responsável pelas ações de avaliação de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e por ações referentes ao acesso e divulgação da produção científica. Existem investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior, e há promoção da cooperação científica internacional.