O autoconhecimento tem uma importância muito ampla em nossa vida: dos objetivos pessoais às escolhas que fazemos, das relações interpessoais à nossa carreira e ao âmbito profissional. Atualmente, fala-se muito sobre autoconhecimento, mas você já compreende completamente o seu significado? O termo em si, "autoconhecimento", indica a exploração do nosso próprio ser. E essa noção não é nova, existe há séculos. Quem nunca ouviu a emblemática frase de Sócrates, "Conhece-te a ti mesmo"?
Desde o século IV a.C., Sócrates e outros filósofos já discutiam sobre a importância de conhecer a si mesmo. No entanto, por mais que essa ideia esteja presente, nem todos compreendem sua profundidade e como de fato desenvolvê-la. Muitas pessoas associam o autoconhecimento a meros detalhes da vida, como idade, nome e informações familiares. Entretanto, ele vai além, requerendo um mergulho mais profundo. Trata-se de não apenas considerar os eventos e circunstâncias que moldaram sua vida, mas também compreender como eles afetam você no momento presente. É uma exploração dos seus pontos fortes e áreas a serem melhoradas, das suas preferências e desgostos.
O autoconhecimento, portanto, é de fato muito amplo e pode se estender por toda uma vida. Afinal, como seres humanos, estamos em constante evolução e mudança. Quando focalizamos nossa atenção na carreira e na profissão, sua relevância não diminui; ao contrário, ela se amplifica. O autoconhecimento profissional está completamente ligado ao autoconhecimento, de modo geral.
Aprofundar-se nas suas metas profissionais e aspirações de carreira é um passo importante. Já imaginou onde gostaria de chegar profissionalmente? Quais são seus objetivos e metas? Ao refletir sobre isso, surge alguma vaga ou cargo específico? Surge uma empresa específica, ou ainda, um ramo específico? Talvez seja o momento de iniciar essa reflexão. O autoconhecimento profissional envolve questionar a si mesmo sobre esses aspectos.
Entender suas preferências de atividades e ambientes, assim como reconhecer quais áreas você não deseja explorar são maneiras de determinar quais caminhos profissionais equivalem à sua identidade. Um elemento de destaque é a compreensão das suas "soft skills" e "hard skills". Você já ouviu falar desses termos? "Skills", em inglês, significa "habilidades". "Hard skills" se referem às habilidades difíceis, mais concretas e mensuráveis, geralmente associadas a conhecimentos adquiridos por meio de cursos, faculdade ou domínio de ferramentas. Por outro lado, "Soft skills" são as habilidades “sutis", interpessoais, não mensuráveis, que envolvem aspectos como liderança, oratória, inteligência emocional, empatia e resiliência. Embora não sejam tangíveis, essas habilidades são fundamentais.
E a importância disso para a sua carreira? Conhecer suas "soft skills" e "hard skills" é fundamental para identificar seus pontos fortes e áreas a desenvolverem. Reflita: quais conhecimentos teóricos e práticos você já adquiriu ou está adquirindo? Quais "hard skills" você precisa desenvolver para alcançar suas ambições profissionais? Ao olhar para suas habilidades interpessoais, considere aquelas que já estão bem desenvolvidas e as que ainda precisam ser aprimoradas. Identifique as "soft skills", quais você percebe que são imprescindíveis para o desenvolvimento com maestria de seu objetivo profissional?
Ao responder a essas questões, você iniciará o processo de aprimorar seu autoconhecimento profissional. A chave é a sinceridade consigo mesmo, seja nessa jornada pessoal ou profissional.
Autora:
Ana Carolina Schmidt
ConectAtivos – Núcleo de Oportunidades e Carreira