Censupeg há 3 meses
Tempo de leitura: 10min e 42sec #Notícias

CENSUPEG é palco da Olimpíada Brasileira de Neurociências.

A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) é um projeto sem fins lucrativos, organizado desde 2013 pelo Dr. Alfred Sholl-Franco com a instituição de um comitê nacional que possui a responsabilidade de organizar a competição no país. O comitê nacional da OBN se localiza no Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), nas dependências do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio desta instituição de ensino superior e da organização não governamental (ONG) Organização Ciências e Cognição (OCC). A competição no Brasil possui etapas locais realizadas através de Comitês Locais credenciados por instituições de ensino superior, pesquisa e hospitais ou através da Olimpíada Local Descentralizada (OLDN) na qual se credenciam alunos independentes.

Indo além de se apresentar como uma competição, o objetivo principal da Olimpíada Brasileira de Neurociências é motivar os jovens a aprenderem sobre as ciências que estudam o sistema nervoso, despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas, promovendo a interação entre diferentes áreas com as neurociências, tanto ao nível básico como clínico. E, obviamente, enviar um representante brasileiro para a Competição Internacional.

Fundada internacionalmente pelo Dr. Norbert Myslinski em 1998, na Universidade de Maryland (EUA), a Internacional Brain Bee é uma iniciativa que leva as neurociências a mais de 30 mil estudantes de ensino médio todo ano, cruzando os 6 (seis) continentes. Vinte e quatro anos após ser estabelecido, o programa conta com a participação de mais de 200 Comitês Locais espalhados por diversas cidades ao redor do mundo (sendo 15 brasileiros), e em mais de 50 países compondo os Comitês Nacionais. O vencedor de cada comitê local é convidado para a competição nacional em seu próprio país, e o campeão do comitê nacional é convidado a representar o seu país de origem na International Brain Bee que costuma ocorrer durante as maiores conferências de neurociências, neurologia e psicologia ao redor do mundo.

Fonte: https://brazilianbrainbee.org

A OBN e as olimpíadas de neurociências locais abrangem todas as macrorregiões do Brasil, atingindo anualmente cerca de 4 mil alunos em suas atividades, que não se limitam à competição, a iniciativa promove a divulgação em neurociências, agrupando e fomentando ações como: cursos de férias, treinamento de alunos, interface universidade-escola, elaboração de videocasts, blogs e diversos materiais de difusão e divulgação, além de tornar mais próximo o ambiente acadêmico para os professores e alunos do ensino básico, democratizando o ensino e despertando vocações.

Devido à pandemia de COVID-19, houve a adaptação para uma plataforma online, denominada Portal do Candidato, que permitiu inscrições na competição, acesso aos materiais de estudo e realização das provas locais e nacional com a segurança necessária. Com o desenvolvimento de novos meios de comunicação e divulgação da competição, através de redes sociais, obtivemos um aumento na representatividade nacional na competição e no número de competidores, a despeito dos desafios encontrados com o isolamento social. Em 2021, ainda no cenário de incertezas vivenciado em 2020, essencialmente marcado pela desestabilização do ambiente escolar, a OBN manteve seus objetivos primários de realizar as diversas etapas da competição e manter-se atuante para além das determinações de uma olimpíada de conhecimento de forma integralmente remota.

Para o ano de 2022, com o avanço da vacinação no país e flexibilização das medidas sanitárias, se tornou possível vislumbrar um retorno às atividades presenciais da competição. O comitê nacional deu a liberdade para que seus coordenadores locais optassem por realizar suas etapas de forma remota ou presencial, de acordo com as medidas sanitárias de seus estados. Entretanto, visando proporcionar para o maior número de alunos a possibilidade de participar da Etapa Nacional da competição, a primeira fase da competição se deu de forma remota, com as provas acontecendo no dia 23/04 através do portal do candidato. Desta fase, saíram os 10 classificados que foram convidados a participar presencialmente da fase final, a prova Live Questions, uma avaliação teórica que envolve responder a perguntas apresentadas oralmente aos candidatos, as quais serão corrigidas na medida em que as questões sejam respondidas, pela banca de juízes.

A fase final da OBN irá ocorrer no dia 21/05 às 18h nas dependências da Faculdade CENSUPEG, na cidade de Joinville, e terá transmissão ao vivo e gratuita via youtube no canal da Organização Ciências e Cognição. Nesta mesma ocasião, iremos conhecer o campeão brasileiro do ano de 2022 que irá representar o Brasil na International Brain Bee 2022. Sendo assim, os coordenadores nacionais agradecem aos apoios financeiros que a Olimpíada Brasileira de Neurociências recebe do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Organização Ciências e Cognição (OCC); Pró-reitora de Extensão (PR-5) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e do Grupo Educacional CENSUPEG. Sem estas parcerias não seria possível realizar um evento deste porte de forma presencial.

Você também vai gostar:

Encceja 2020 será adiado para abril de 2021

há 1 ano

Como acadêmicos aprendem a transformar a sociedade na Faculdade?

há 1 mês

Censupeg na Finlândia – Ep. 6 – Empoderamento do Aluno

há 1 ano

Exergames: uma nova ferramenta de aprendizagem

há 1 ano

Como as metodologias podem beneficiar prática pedagógicas

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais