Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: 04min #Educação

Conheça o segredo que fundamenta a adoção de metodologias ativas.

Quando se fala em metodologias ativas, se fala em metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, se fala em novas abordagens adotadas de acordo com as novas exigências para o século XXI.

As metodologias ativas devem ser adotadas para desenvolver as novas competências sob a luz de três abordagens:

1 - Pedagógica: normalmente relacionada à educação de crianças e jovens e tem sido usada de diferentes formas onde o professor é o responsável em estabelecer e direcionar qual será a experiências dos alunos;

2 – Andragogia: normalmente relacionada à educação de adultos, muitas vezes em contextos profissionais, considerando abordagens vivenciais e motivacionais, mostrando com clareza a necessidade de aprender;

3 – Heutagogia: normalmente relacionada a era digital, onde as informações disponíveis são e estão abundantemente acessíveis a todos os alunos, que por sua vez, têm autonomia para decidir e avaliar o formato, a metodologia, a abordagem que melhor se adequa a suas preferências com total flexibilidade dentro do contexto de aprendizagem.

E como o professor determina a melhor abordagem para os dias de hoje?

A resposta é que a perspectiva mais adequada para a aplicação de metodologias ativas nos dias atuais é o nível de autonomia que os alunos possuem para aprender.

A autonomia é um fator fundamental no processo de aprendizagem, pois o estudante age por si próprio, de forma independente. A construção da autonomia deve ser feita através de provocações que levam o aluno para tomada de decisão, fazendo com que ele assuma a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.

Esses caminhos e abordagens da autonomia do aluno o conduzem para experiências de sucesso ou fracasso, onde ambas passaram pela ação e pela reflexão que são aspectos fundamentais das metodologias ativas.

Quer saber mais sobre como a Faculdade CENSUPEG evolui na área educacional constantemente? Acesse: https://censupeg.com.br/metodologias_ativas_de_aprendizagem/                               

Autor:
Prof. Fernando Novais



Você também vai gostar:

Como os professores desenvolvem as competências dos alunos?

há 1 ano

Quando uma faculdade ajuda a ter um próprio negócio?

há 3 anos

Equipe CENSUPEG fica entre os 4 primeiros colocados no JEDI: O maior e...

há 5 meses

Prof. Dr. Luiz Antonio Correa: 1.000 aulas de inspiração e dedicação à...

há 4 meses

Censupeguianos participarão da Roda de Conversa do GRUPERSSD - Unicid

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais