Não sei se você já sabe, mas as Licenciaturas em: Pedagogia, Letras, História, Matemática, Educação Especial e Geografia, em 2022, vêm passando por uma inovação curricular ao ponto que, a partir de 2023, não teremos mais disciplinas e sim, ciclos de competências.
Como sempre, preocupada e antenada com as inovações do mercado de trabalho, a Faculdade CENSUPEG não ficou de fora dessa. Dessa forma, optou também por uma formação de pessoas que saibam utilizar os conhecimentos aprendidos em salas de aulas, na sua vida profissional, bem como na vida pessoal.
Uma ótima notícia, hein?!
Nesse sentido, o aluno Censupeguiano terá uma formação baseada em suas competências, em que o conhecimento é aplicado na vida real.
Muito já tem se falado sobre o termo: Competência, pois ele surge como resposta aos percalços do ensino tradicional, que para relembrar, é marcado por não permitir o questionamento do que é proposto em sala de aula, sendo as decisões inquestionáveis. O aluno é um ser passivo e seu papel é receber as informações, sem questionar as sugestões do professor, que é autoritário e transmite um saber fragmentado e desfocado do contexto. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos.
Já o modelo de ensino baseado em competências trabalha de forma inversa. O progresso do estudante se baseia no resultado da sua aprendizagem, que acontece em um ritmo individualizado e personalizado.
Quando as competências são trazidas para dentro da sala de aula, o estudante passa a ter mais consciência sobre as suas iniciativas e decisões, conseguindo inserir valores importantes para sua vida pessoal e profissional no contexto escolar. E por que ensinar competências?
Porque parece não fazer sentido uma formação sem preparação, concorda? Está mais do que na hora de poder aplicar na vida real, o que se aprende na escola.
Desde o início da década de 70, no âmbito empresarial o termo é discutido. As empresas falam sobre a formação de competências, desenvolvimento de competências, desenvolvimento profissional por competências, análise de competências, entre outros. Desta forma, começa-se uma certa pressão social sobre a funcionalidade das aprendizagens e a função social do ensino.
Não muito mais tarde, esse mesmo conceito começa a ser utilizado no sistema escolar, logo depois nas universidades, onde desenvolvem uma maneira de ensinar com um olhar mais amplo e, assim, formam o estudante no seu mais alto desenvolvimento pessoal, social e profissional.
Entretanto, ainda existe a preocupação em mostrar que o ensino deve ser para todos, independentemente de suas possibilidades profissionais, precisamos formar o ser humano com a finalidade de poder responder aos problemas que a vida apresenta.
Instâncias internacionais como a ONU, a UNESCO e a OCDE, consideram que a função da escola deve consistir na formação integral da pessoa. Dessa forma, ensinar por competências ganha força no campo educacional.
A transformação do sistema educacional, para o nível de aplicação do termo competências no ensino, exige mudanças de paradigmas. O trabalho é colaborativo, o jeito de ensinar é contextualizado, a sala de aula é invertida, o estudante é protagonista, o professor é mediador do processo ensino e aprendizagem, enfim, a educação passa por um processo de revolução no jeito de ensinar e aprender.
O ensino tem um nível mais alto de exigência, pois corresponde a um modelo que orienta para as finalidades em direção a formação integral do estudante, implicando no saber, no saber fazer e no saber ser e conviver.
A competência ganha um destaque no âmbito da vida escolar, pois identificará o que o estudante necessita para responder aos problemas que enfrentará ao longo da vida, para que as ações humanas sejam as mais eficientes possíveis.
Gostou da notícia? Não perca a oportunidade de fazer uma Licenciatura inovadora, baseada em competências. O professor formado pela Faculdade CENSUPEG, terá uma experiência encantadora. A Faculdade CENSUPEG oferece diversos cursos de Licenciaturas, acesse e venha revolucionar o seu mundo.
https://www.censupeg.com.br/revolucione/
Autora:
Profa. Lidiane Soares
Coordenadora do Núcleo de Ensino